06/02/08
Boa história
O portal desportivo MAIS FUTEBOL apresenta um retrato revelador de uma jovem promessa caída em desgraça. Lúcio Rocha, o protagonista, é o exemplo de que nem tudo pode ser perfeito na carreira de futebolista. O artigo, assinado por Sérgio Pereira, é um bom exemplo de jornalismo. Conheçam-no em http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=912351&div_id=1464
Dia do Homem

Dia Internacional do Homem. Já ouviram falar? Pois, mas existe. E celebra-se dia 7 de Fevereiro em Malta. Amanhã, portanto. Se já existe dia internacional para as mulheres, para as crianças ou para as árvores, porque não um para o homem? A ideia original foi de Mikhail Gorbatchov, o antigo líder da URSS, e teve o apoio da ONU. Começou a ser celebrado em 1999, mas ainda não chegou a Portugal. Para já, além de Malta, alguns países aderiram à iniciativa, mas não há meio de se uniformizar uma data específica. Trindade e Tobago e a Índia celebram a 19 de Novembro; o Brasil, a 15 de Julho; a Ucrânia a 23 de Fevereiro; o Canadá escolheu o 25 de Novembro e a Noruega preferiu 7 de Outubro. Com tantas datas inúteis no nosso calendário oficial, não seria esta a destoar. Qualquer que seja o dia escolhido, as celebrações devem incluir entremeada na brasa, jogatana de futebol, maratona de filmes da Nicole Kidman intercalada com um 'best of' do Clint Eastwood. Mas só quando ele era apenas actor. A sua obra como realizador, 'Pontes de Madison County' e coisas que tais, fica guardada para o Dia Internacional da Mulher...
05/02/08
Estado de Sítio

Maputo está em estado de sítio. A notícia chega através dos mais variados meios de comunicação social, nacionais e estrangeiros. Polícia e manifestantes confrontam-se nas ruas e o aeroporto está sob controlo militar. Tudo se deve ao aumento do preço dos transportes semi-colectivos de passageiros. A medida provocou a ira dos habitantes da capital e dos arredores, uma vez que utilizam de forma sistemática esse meio de transporte. Uma viagem interurbana, que custava o equivalente a 14 cêntimos (cinco meticais) subiu para 21 (sete meticais e meio). E as que tinham o valor de 7,5 meticais passaram para 10 (28 cêntimos). Há escolas encerradas, ruas bloqueadas, confrontos, apedrejamento de carros e já há a lamentar um morto e cerca de uma dezena de feridos. Moçambique é a mais consistente das democracias entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e esta situação de confrontos nas ruas é algo que há algum tempo estava afastado da realidade moçambicana. A esperança é a de que acabe rapidamente e se normalize a vida em Maputo.
04/02/08
Obama, ó que lindo Obama!

Nos EUA, 24 estados vão decidir os seus candidatos à presidência do país. A 'Super Terça-Feira', como é chamada, é um dia que faz parte da história da política norte-americana e, como sempre, a luta está cerrada. Do lado dos Democratas, tudo se joga entre Hillary Clinton e Barack Obama. Do lado dos Republicanos, John McCain parece lançado para ser o candidato oficial do partido de George W. Bush, o actual presidente. Entre a mulher de Bill e o primeiro negro com hipóteses reais de chegar à Casa Branca, ninguém arrisca um vencedor. Para apoiar o seu candidato preferido, um grupo de cantores, músicos e actores juntou-se, aproveitou um discurso de Barack Obama ao estilo de Martin Luther King e John F. Kennedy, e fez uma canção para puxar à lágrima e abanar consciências. Não sei se ele é o homem certo para o lugar certo. Não sei se será ele o primeiro afro-americano (expressão utilizada nos EUA para identificar os negros) a governar o país, mas este pode ser um dos melhores dias da sua vida. Oiçam, vejam e digam lá se a coisa não é convincente: http://www.youtube.com/watch?v=35tI-8TaKmU
In the US, 24 states will decide the candidates to the nation's presidency. 'Super Tuesday', as it is called, it´s part of the american politics history and, as usual, it's going to be a close call. On the Democrat's side, everything will be decided between Hillary Clinton and Barack Obama. On the Republican's side, John McCain seems launched for success as oficial candidate for President George w. Bush's party. Betwwen Bill's wife and the first negro with real chances to get to the White House, no one wants to pick a winner. In order to support their candidate, a group of singers, musicians and actors got together, took one Barack Obama's Martin Luther King and John F. Kenedy look-a-like speech and made a song ideal for droping tears and shaking consciences. I don't know if he is the right man for the right job. I don't know if he will be the first african-american (expression used in the US to identify negro people) to rule the country, but, possibly, it will be one of the greatest days of his life. Listen to it, watch it and tell me if it's not convincing: http://www.youtube.com/watch?v=35tI-8TaKmU
No topo do mundo / At the top of the world

Nélson Évora é o melhor saltador do mundo e confirmou-o este fim-de-semana nos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta onde alcançou a melhor marca mundial do ano no triplo salto -17,32m. O atleta português já detinha a melhor marca mundial no salto em comprimento. Nélson tem 23 anos, é de origem cabo-verdiana e nasceu na Costa do Marfim. No ano passado sagrou-se campeão do mundo de triplo salto em Osaka, no Japão, e prepara-se para estar em forma nos Jogos Olímpicos de Pequim que se realizam no próximo Verão. Nélson Évora destaca-se também pela forte consciência social que demonstra: leiloou os ténis de competição para fins humanitários e entregou um contentor de material escolar em Cabo Verde, entre outras iniciativas. Afinal, nem tudo é mau em Portugal. E uma notícia destas deveria ter bastante mais destaque que as tricas futebolísticas ou o sobe-e-desce dos grandes de Lisboa na classificação de uma Liga que, infelizmente, já está mais do que decidida.
Nélson Évora is the best jumper in the world and has confirmed it last weekend during the Portuguese Indoor Championships when he has reached the best perfomance of the year in triple jump - 17,32m . The portuguese athlete had already the world lead in long jump. Nélson is 23 years old, has his origins in Cape Vert and was born in Ivory Coast. Last year he became triple jump world champion at Osaka, Japan, and he is on his way to be in shape for the Beijing's Olympic Games that will take place next Summer. Nélson Évora has also a very strong social conscience: he gave his competition tennis shoes for an humanitarian auction and has delivered one container loaded with school material in Cape Vert, among other iniciatives. After all, there are some good things in Portugal. And a story like this sould be highlighted instead of paying attention to the small stories about football and competition in a Portuguese League that is, unfortunately, already decided.
Nova sondagem

Num país onde os escritores já foram heróis, alguns procuram continuar a sê-lo. O que queremos saber aqui no blog é qual dos que estão vivos é o melhor. A classificação é subjectiva, parcial (só quatro estão representados) e de pouco serve. Por isso mesmo é que vale a pena votar: para dar uma opinião. António Lobo Antunes, José Luís Peixoto, José Saramago e Miguel Sousa Tavares. Venha o Diabo e escolha! Neste caso, o demo somos nós...
03/02/08
Rei do Carnaval!

Se a sondagem mete Sócrates, é previsível que se fale em maioria absoluta. Foi o que aconteceu aqui no blog durante a semana passada. A escolha da fantasia de Carnaval para o Primeiro-Ministro português foi uma batalha árdua, com duas hipóteses a lutar pela liderança na maior parte do tempo. A grande dúvida residiu entre vestir José Sócrates de 'Ecoponto' ou de 'Coelhinha da Playboy'. Em cima da mesa estavam também as opções 'Dama Antiga' e 'Super Homem', mas apenas a primeira destas conseguiu entrar nas estatísticas com 6% dos votos. E a grande vencedora é 'Coelhinha da Playboy' com 53%, apesar de o passado de Sócrates como ministro do Ambiente ter favorecido o 'Ecoponto' (40%). Se o engenheiro quiser levar em conta a opinião desta pequena maioria absoluta, desejamos-lhe um excelente Carnaval. Com ou sem pompons e orelhinhas felpudas.
Um mês / One month

Alcancámos ontem o primeiro mês de blog, o primeiro mês de 'Jornalis-mo Positivo'. E os números são simpáticos, graças a vocês. Foram 45o visitas que resultaram em 922 páginas vistas. Não é nada de excepcional, mas já somos alguns passageiros nesta viagem. A grande maioria são visitantes de Portugal, mas é bom saber que, por engano, por sorte ou por amizade, sucedem-se os cliques desde os EUA, Moçambique, Brasil, Áustria, Reino Unido, Austrália ou Japão, entre outros. É para continuar. Obrigado.
Yesterday we have achieved this blog's first month, the first month of 'Positive Jounalism'. And the figures are nice, thanks to you. There were 450 visitors resulting in 922 page views. It's not amazing, but we already are some passengers in this journey. The big majority comes from Portugal, but it's good to know that, by mistake, by luck or by friendship, we have increasing clicks from USA, Mozambique, Brazil, Austria, UK, Australia or Japan, among others. It's to be continued. Thank you.
01/02/08
Palhaços, serpentinas e samba

O Carnaval do Rio de Janeiro 2008 está marcado pela polémica. A escola de samba Viradouro planeou fazer desfilar no Sambódromo um carro alegórico cujo tema é o Holocausto. A comunidade judaica brasileira não gostou da ideia e protestou. O caso foi ganhando notoriedade e a Viradouro acabou de confirmar que o dito carro já não irá fazer parte do desfile. Segundo a comunidade judaica, um tema com a gravidade do Holocausto (que, na Alemanha, está a ser passado a banda desenhada para que as crianças saibam o que se passou) não pode ser retratado no Carnaval do Rio. Em edições anteriores do maior Carnaval do Mundo, temas como a escravatura, o assassinato dos índios da Amazónia ou a catástrofe da Sida foram retratados em carros alegóricos e enredos de sambas. Nalguns casos, as escolas que os escolheram como tema acabaram por ser premiadas e elogiadas pelos seus desempenhos. E, na altura, os descendentes dos escravos, os filhos dos índios e os doentes seropositivos não protestaram. É certo que a escravatura foi há muitos séculos, mas também fez milhões de vítimas. E os portugueses e restantes europeus têm muitas culpas no cartório, já que bastantes fortunas foram alcançadas graças à mão-de-obra escrava roubada de África. Entre elas, muitas fortunas de famílias judias. É natural que o número de indígenas massacrados na Amazónia não chegue a seis milhões, mas não deixa de ter sido uma grande tragédia. E sobre os mortos com Sida, nem vale a pena falar. São cada vez mais milhões. Mas sobre esses assuntos podem fazer-se desfiles e letras para sambas. Ainda bem. Viva a democracia!
Barrigada de livros
O jornalista Paulo Barriga lança hoje ao final da tarde, no Fórum Cultural de Castro Verde, o livro 'Crónica do Regida Invisível - Alfredo Luís da Costa'. E amanhã em Casével, terra natal do homem que matou o rei D. Carlos, repete a dose, agora às 15H00. No dia 12 será em Lisboa, Biblioteca Museu República e Resistência, 18H00. Antes de ser uma notícia, isto é um convite! Logo hoje que passam exactamente 100 anos desde o Regicídio. Também para isto serve este blog. Enviem as vossas sugestões. Obrigado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)