Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



11/02/08

Ponte a pé na indecisão


A Ordem dos Engenheiros não está contente com a escolha governamental da localização da nova ponte sobre o Tejo, aquela que os passageiros deste blog baptizaram, após renhida votação, de Ponte Tony Carreira. Chelas - Barreiro não parece uma boa solução para a organização que representa todos os engenheiros portugueses. Até mesmo José Sócrates. Por isso, preparam-se para apresentar um novo estudo com localização diferente. Alverca - Alcochete é, segundo divulga a SIC, a ligação pretendida pela Ordem. Mas tudo indica que a coisa não fique por aqui. O que não falta no país são engenheiros, governantes e treinadores de bancada. Não percebo nada do assunto, mas penso dar autorização ao deputado que eu ajudei a eleger para a criação de uma comissão de inquérito parlamentar que se vai responsabilizar pela elaboração de um estudo aprofundado sobre a opção Cascais - Alcochete, com passagem pela Trafaria e por Vila Franca de Xira. Pelo tempo que vai levar a percorrer e pelo carácter desinteressante da nova obra, o mais certo é vir a chamar-se Ponte Manoel de Oliveira.

Olha a sondagem fresquinha!

Esta semana, vamos escolher uma canção que exemplifique o estado em que se encontra a Justiça em Portugal. A tarefa é gigantesca, quase bíblica, mas nada nos impede de tentar. Têm uma semana para deixar a vossa opinião e se houver outros títulos da música nacional que encaixem no tema, basta deixar um comentário. Obrigado!

Sem espinhas


Mais uma sondagem que passa, mais uma maioria absoluta que fica. Durante a última semana decorreu aqui no blog a escolha do melhor escritor português vivo. José Luís Peixoto e Miguel Sousa Tavares receberam 5% dos votos cada um. António Lobo Antunes foi o único a dar alguma luta ao vencedor, com 33%. E o Nobel foi, claro, para José Saramago com 55% dos votos. Foi a mais concorrida das sondagens do 'Jornalismo Positivo' e confirmou a popularidade do homem de Lanzarote. Longe da vista, mas, pelos vistos, perto do coração. Obrigado pela participação.

Também tu, Timor?

Timor-Leste a ferro e fogo. Major Reinado morto, Ramos Horta ferido num ataque à casa do presidente e Xanana Gusmão também deverá ter sido atacado nestas primeiras horas de segunda-feira. As informações são contraditórias, mas metem dó. Não pela qualidade, mas pelo conteúdo divulgado. Porra! Depois de tantos anos de chacina, de luta, de sofrimento, agora que são livres de escolher o seu destino em paz, os timorenses não se entendem.

10/02/08

Dá-lhe Cavaco!


Portugal tem "outras prioridades", disse Aníbal Cavaco Silva quando confrontado com a hipótese da organização conjunta com Espanha de um Campeonato do Mundo de futebol em 2018. Foi em Espanha que o Presidente da República deixou clara a sua posição quanto aos anseios de Gilberto Madaíl. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol terá feito a proposta ao seu homólogo da federação espanhola e está à espera de uma resposta para saber se a candidatura avança ou não. Mas Cavaco não perdeu tempo e lembrou que é preciso saber se o país tem "todos os recursos necessários para organizar um Mundial". Finalmente alguém com poder de decisão coloca um travão na euforia organizadora e futebolística. Anda tudo esquecido da dezena de estádios construídos para o Euro 2004 e que, tirando os dos três grandes, permanecem vazios semana após semana. Claro que é demagogia falar no investimento em escolas, hospitais e segurança que poderia ter sido feito com o dinheiro, por exemplo, dos elefantes brancos do Algarve, Aveiro ou Leiria. Mas será que precisamos de gastar mais uns bons milhões de euros de forma tão pornográfica? Talvez seja já tempo de aplicar bem o dinheiro dos contribuintes para o bem comum. Não é esse um dos princípios fundamentais de um estado democrático?

08/02/08

No meu dinheiro mando eu!


De acordo com a LUSA, um grupo de católicos, militantes e simpatizantes do Partido Socialista, reuniu-se em Setúbal para fazer o balanço de um ano da aprovação em referendo da interrupção voluntária da gravidez. Os 'Católicos Socialistas' lamentam que o dinheiro dos seus impostos tenha financiado o Serviço Nacional de Saúde para a execução de "mais de seis mil abortos", diz o porta-voz do movimento, Cláudio Anaia. E querem que na declaração de IRS o contribuinte possa optar por direccionar o seu dinheiro para instituições "pró-vida". É justo. Não concordam com a lei do aborto, não querem que o seu dinheiro vá para esses fins. É justíssimo.

Não concordo com o dinheiro gasto em submarinos e carros de combates, penso que os filmes portugueses não deveriam ser subsidiados pelo Estado, acredito que os sacerdotes católicos não devem ser beneficiados nos impostos, julgo que os juízes ganham de mais e fazem de menos, sou a favor da eutanásia e não quero que o meu dinheiro vá exclusivamente para cuidados paliativos. E então? Onde é que tenho de pôr a cruzinha nos documentos do IRS para que o meu dinheiro não seja mal gasto?

É hoje, é hoje!


Não há dúvidas. Hoje é o dia mais apetecível da semana. Ninguém quer pensar na segunda-feira de manhã e no regresso ao trabalho. Todas as baterias estão apontadas ao fim-de-semana e às imensas possibilidades para descontrair. Espero que estas sugestões possam dar uma ajuda. Divirtam-se!


  1. No escurinho do cinema, aí está. 'No Vale de Elah', com Tommy Lee Jones, Charlize Theron e Susan Sarandon.

  2. Uma tarde passada em Serralves, no Porto. Cultura, natureza, descontracção.

  3. Mostra de Teatro em Almada. São 18 peças, começa hoje e prolonga-se até dia 24.

  4. Música, poemas, conversa e caipirinhas. Tudo no Bar Tejo, em Alfama, Lisboa. Só para conhecedores.

  5. As melhores bifanas de Portugal são em Vilar de Mouros. Mesmo sem festival, à beira do rio, nas Azenhas.

07/02/08

Feliz Ano Novo!


Começa hoje o Ano do Rato. De acordo com a tradição do horóscopo chinês, os tempos que se avizinham serão de abundância, oportunidade e bons projectos. Boas notícias, portanto. Não interessa para nada o preço do trigo estar a subir, a queda das bolsas estar a acentuar-se ou os salários continuarem na mesma enquanto o custo de vida aumenta. Vamos esquecer estes pormenores e juntarmo-nos aos mais de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo que estão em festa e que devem saber porquê. Toca a aproveitar, porque o Rato só volta em 2020.

06/02/08

Boa história

O portal desportivo MAIS FUTEBOL apresenta um retrato revelador de uma jovem promessa caída em desgraça. Lúcio Rocha, o protagonista, é o exemplo de que nem tudo pode ser perfeito na carreira de futebolista. O artigo, assinado por Sérgio Pereira, é um bom exemplo de jornalismo. Conheçam-no em http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=912351&div_id=1464

Dia do Homem


Dia Internacional do Homem. Já ouviram falar? Pois, mas existe. E celebra-se dia 7 de Fevereiro em Malta. Amanhã, portanto. Se já existe dia internacional para as mulheres, para as crianças ou para as árvores, porque não um para o homem? A ideia original foi de Mikhail Gorbatchov, o antigo líder da URSS, e teve o apoio da ONU. Começou a ser celebrado em 1999, mas ainda não chegou a Portugal. Para já, além de Malta, alguns países aderiram à iniciativa, mas não há meio de se uniformizar uma data específica. Trindade e Tobago e a Índia celebram a 19 de Novembro; o Brasil, a 15 de Julho; a Ucrânia a 23 de Fevereiro; o Canadá escolheu o 25 de Novembro e a Noruega preferiu 7 de Outubro. Com tantas datas inúteis no nosso calendário oficial, não seria esta a destoar. Qualquer que seja o dia escolhido, as celebrações devem incluir entremeada na brasa, jogatana de futebol, maratona de filmes da Nicole Kidman intercalada com um 'best of' do Clint Eastwood. Mas só quando ele era apenas actor. A sua obra como realizador, 'Pontes de Madison County' e coisas que tais, fica guardada para o Dia Internacional da Mulher...