Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



13/02/08

O amor é lindo


O enigmático e mercantilista Dia dos Namorados é amanhã. É aquele dia do ano em que os homens passeiam pelas ruas, envergonhados, com um ramo de flores numa mão, prendas emrulhadas noutra. Tem que ser, dizem eles, encolhendo os ombros. Mas não tem mesmo que ser assim. Poderiam fazê-lo noutros dias do ano, noutras ocasiões, sem ligar a calendários ou pressões mediáticas. O 14 de Fevereiro é a mais cínica das datas. Mesmo os casais que passaram o ano de costas voltadas, decidem-se a assinar um pacto de não agressão nesse dia que culmina, não raras vezes, com um jantar apelidado de romântico num qualquer restaurante à média luz. Pelo menos, não estamos na Arábia Saudita, onde foi proibida a venda de rosas vermelhas e todos os produtos relativos ao Dia dos Namorados que tenham a mesma cor. A Polícia Religiosa defende que o vermelho e esta celebração encorajam relações fora do casamento, sendo manifestações anti-islâmicas. Enfim... Vão lá jantar fora à média luz num restaurantezinho medíocre, com um ramito de rosas murcho e um cheque-disco da Fnac embrulhado com um lacinho. Pelo menos, não estamos na Arábia Saudita e somos livres de fazer figuras tristes à vontade.

12/02/08

Obrigado

Palavras simpáticas sobre o 'Jornalismo Positivo' no blogue da REVISTA ATLÂNTICO.
Obrigado. É para continuar!

"Monday, February 11th, 2008
A ler e reler
O blogue de Ricardo Santos, com jornalismo positivo e uma sondagem bem fresquinha sobre a justiça portuguesa. Abraço atlântico e independente, meu amigo."

Perdoai-lhe Senhor...


Em 2006, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, 577 pessoas viram a sua existência ser abalada pelo diagnóstico de SIDA. Seis anos antes, tinham sido 1022. São apenas números. Bons números, a avaliar pela descida de 43,5% dos casos diagnosticados. Péssimos números, se um dos 577 for você, um amigo ou alguém da sua família. No entanto, esta quebra é óptima, é fruto da informação, do abalar dos preconceitos, da melhoria dos comportamentos. Está mais que provado que a utilização do preservativo previne o contágio, apesar de ainda haver quem, em pleno século XXI, não queira recomendar a sua utilização. Hoje, que temos a certeza que a Terra é redonda e gira em torno do Sol e que já não se queimam hereges no Terreiro do Paço, continuam as teimosas e ignorantes resistências ao preservativo. Perdoai-lhes Senhor, porque eles não sabem o que fazem.


Esta é a caricatura!


Em Setembro de 2005, um cartoonista do jornal diário dinamarquês JYLLANDS-POSTEN publicou a célebre e polémica caricatura de Maomé. Hoje, quase ano e meio depois, a edição online do PÚBLICO informa que a polícia da Dinamarca deteve um grupo que planeava um atentado contra o autor da dita caricatura, aquela que se pode ver em anexo. A investigação foi longa e profícua, mas nem é isso que está em causa. Novamente as caricaturas? Ainda, as caricaturas? Kurt Westergaard, de 73 anos, terá sido o homem que desenhou Maomé com um turbante em forma de bomba, o que provocou, há um ano, uma série de violentos protestos em diferentes países muçulmanos. E lá voltamos à questão da liberdade criativa, do direito à opinião, das diferenças entre católicos e muçulmanos, entre Este e Oeste, Sul e Norte, bons e maus. Cristo já foi caricaturado e retratado em filmes, Buda idem, Shiva aspas, até mesmo em musicais indianos. Maomé não o pode ser devido à não representação das figuras religiosas pelos muçulmanos. E então? O cartoonista merece ser morto por isso? Quem quer ser respeitado, deve dar-se ao respeito.

11/02/08

Ponte a pé na indecisão


A Ordem dos Engenheiros não está contente com a escolha governamental da localização da nova ponte sobre o Tejo, aquela que os passageiros deste blog baptizaram, após renhida votação, de Ponte Tony Carreira. Chelas - Barreiro não parece uma boa solução para a organização que representa todos os engenheiros portugueses. Até mesmo José Sócrates. Por isso, preparam-se para apresentar um novo estudo com localização diferente. Alverca - Alcochete é, segundo divulga a SIC, a ligação pretendida pela Ordem. Mas tudo indica que a coisa não fique por aqui. O que não falta no país são engenheiros, governantes e treinadores de bancada. Não percebo nada do assunto, mas penso dar autorização ao deputado que eu ajudei a eleger para a criação de uma comissão de inquérito parlamentar que se vai responsabilizar pela elaboração de um estudo aprofundado sobre a opção Cascais - Alcochete, com passagem pela Trafaria e por Vila Franca de Xira. Pelo tempo que vai levar a percorrer e pelo carácter desinteressante da nova obra, o mais certo é vir a chamar-se Ponte Manoel de Oliveira.

Olha a sondagem fresquinha!

Esta semana, vamos escolher uma canção que exemplifique o estado em que se encontra a Justiça em Portugal. A tarefa é gigantesca, quase bíblica, mas nada nos impede de tentar. Têm uma semana para deixar a vossa opinião e se houver outros títulos da música nacional que encaixem no tema, basta deixar um comentário. Obrigado!

Sem espinhas


Mais uma sondagem que passa, mais uma maioria absoluta que fica. Durante a última semana decorreu aqui no blog a escolha do melhor escritor português vivo. José Luís Peixoto e Miguel Sousa Tavares receberam 5% dos votos cada um. António Lobo Antunes foi o único a dar alguma luta ao vencedor, com 33%. E o Nobel foi, claro, para José Saramago com 55% dos votos. Foi a mais concorrida das sondagens do 'Jornalismo Positivo' e confirmou a popularidade do homem de Lanzarote. Longe da vista, mas, pelos vistos, perto do coração. Obrigado pela participação.

Também tu, Timor?

Timor-Leste a ferro e fogo. Major Reinado morto, Ramos Horta ferido num ataque à casa do presidente e Xanana Gusmão também deverá ter sido atacado nestas primeiras horas de segunda-feira. As informações são contraditórias, mas metem dó. Não pela qualidade, mas pelo conteúdo divulgado. Porra! Depois de tantos anos de chacina, de luta, de sofrimento, agora que são livres de escolher o seu destino em paz, os timorenses não se entendem.

10/02/08

Dá-lhe Cavaco!


Portugal tem "outras prioridades", disse Aníbal Cavaco Silva quando confrontado com a hipótese da organização conjunta com Espanha de um Campeonato do Mundo de futebol em 2018. Foi em Espanha que o Presidente da República deixou clara a sua posição quanto aos anseios de Gilberto Madaíl. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol terá feito a proposta ao seu homólogo da federação espanhola e está à espera de uma resposta para saber se a candidatura avança ou não. Mas Cavaco não perdeu tempo e lembrou que é preciso saber se o país tem "todos os recursos necessários para organizar um Mundial". Finalmente alguém com poder de decisão coloca um travão na euforia organizadora e futebolística. Anda tudo esquecido da dezena de estádios construídos para o Euro 2004 e que, tirando os dos três grandes, permanecem vazios semana após semana. Claro que é demagogia falar no investimento em escolas, hospitais e segurança que poderia ter sido feito com o dinheiro, por exemplo, dos elefantes brancos do Algarve, Aveiro ou Leiria. Mas será que precisamos de gastar mais uns bons milhões de euros de forma tão pornográfica? Talvez seja já tempo de aplicar bem o dinheiro dos contribuintes para o bem comum. Não é esse um dos princípios fundamentais de um estado democrático?

08/02/08

No meu dinheiro mando eu!


De acordo com a LUSA, um grupo de católicos, militantes e simpatizantes do Partido Socialista, reuniu-se em Setúbal para fazer o balanço de um ano da aprovação em referendo da interrupção voluntária da gravidez. Os 'Católicos Socialistas' lamentam que o dinheiro dos seus impostos tenha financiado o Serviço Nacional de Saúde para a execução de "mais de seis mil abortos", diz o porta-voz do movimento, Cláudio Anaia. E querem que na declaração de IRS o contribuinte possa optar por direccionar o seu dinheiro para instituições "pró-vida". É justo. Não concordam com a lei do aborto, não querem que o seu dinheiro vá para esses fins. É justíssimo.

Não concordo com o dinheiro gasto em submarinos e carros de combates, penso que os filmes portugueses não deveriam ser subsidiados pelo Estado, acredito que os sacerdotes católicos não devem ser beneficiados nos impostos, julgo que os juízes ganham de mais e fazem de menos, sou a favor da eutanásia e não quero que o meu dinheiro vá exclusivamente para cuidados paliativos. E então? Onde é que tenho de pôr a cruzinha nos documentos do IRS para que o meu dinheiro não seja mal gasto?