Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



27/02/08

www.fabricedemoulin.com

O fotógrafo belga a viver em Portugal, Fabrice Demoulin, acaba de lançar o seu site pessoal - http://www.fabricedemoulin.com/. EVASÕES, VOLTA AO MUNDO, NS, BLUE WINE ou SÁBADO são algumas das publicações onde o seu trabalho pode ser visto habitualmente. Parabéns Fabrice! Continua.

26/02/08

Passageiro 1000 tem prémio


O passageiro 1000 deste blog vai ter direito a um prémio especial. É fácil, basta entrar no 'Jornalismo Positivo' depois do 999º passageiro e antes do 1001º (dah!) e deixar um comentário a este 'post', afirmando que quer ser recompensado por isso. Quem assim o fizer, levará para casa o livro Mais Além - Depois do Evereste, do alpinista português João Garcia. Tal como ele, também nós por cá gostamos de testar os nossos limites e ir mais além, mesmo que nos digam que somos loucos. Obrigado pela participação.

Reservado o direito de admissão


No próximo fim de semana há 'derby', o de Lisboa. A mais antiga rivalidade do futebol português tem lugar, pelo menos, duas vezes por época. E esta é a segunda. Benfica e Sporting encontram-se em Alvalade para delinear posições e lutar pelo segundo lugar do campeonato, agora que o título está praticamente entregue. Mas não é de futebol que se fala. A edição de hoje do jornal A BOLA alerta para o perigo da guerra entre as claques dos dois clubes. Na madrugada do passado domingo, depois de o Sporting ter perdido em Setúbal e o Benfica ter empatado em casa com o Braga, dois grupos de jovens envolveram-se em cenas de violência. Para a noite do próximo domingo são esperadas mais momentos lamentáveis, o normal quando se fala de claques. Amor ao clube? Alguns elementos até podem senti-lo, mas são quase sempre ultrapassados pelos outros. Os que deviam há muito tempo ter sido proibidos de entrar em recintos desportivos, aqueles que são constantemente filmados e fotografados em acção nos estádios portugueses a fazer as mesmas figuras tristes de sempre, com as mesmas quezílias e argumentos pouco inteligentes de sempre. E nem vale a pena falar do cadastro criminal de alguns deles. Mas os clubes continuam a apoiá-los. Vá-se lá saber porquê.

25/02/08

Grandes actores


Que tal escolhermos os nossos actores preferidos? É um simples exercício de imaginação. Já que os filmes portugueses não chegam sequer a ser seleccionados para uma pré-nomeação (quanto mais uma improvável nomeação ou inimaginável galardão), vamos fingir. Com certeza não seremos os únicos neste país. Os títulos dos filmes são de produções portuguesas, os nomes dos actores são de personagens e personalidades de Portugal. Não têm é nada que ver uns com os outros. E porque não? É a sondagem para esta semana aqui no blog. Obrigado!

Canas a Concelho!

Está feito! A Madeira não vai ser independente. A luta foi renhida, mas o 'lobby' de Canas de Senhorim mostrou-se mais forte. Com 41% dos votos da sondagem aqui do blog, a localidade junto a Viseu é a grande vencedora da luta pela independência, derrotando a ilha de Alberto João, da poncha e das 'Vespas' que ficou pelos 35% dos votos. As Berlengas mostraram a sua raça, mas 17% não foram suficientes. Em último lugar ficou a esquecida Olivença (5%). Depois desta demonstração de vitalidade, Canas de Senhorim merece uma nova oportunidade de chegar, pelo menos, a concelho. Alguém passe a mensagem a Cavaco Silva.

24/02/08

Diabo vermelho


Demetris Christofias será o próximo presidente do Chipre. O político comunista venceu a segunda volta das eleições presidenciais com 53,63% de votos, contra 46,6% do conservador, Ioannis Kasoulides. Na Europa a 27, Chipre passa a ser o único país com um chefe de Estado comunista. A parte norte da ilha está ocupada desde 1974 pela Turquia e a situação não agrada nem à União Europeia, nem à população. Christofias defende o fim da divisão da ilha que tem ganho notoriedade com o turismo e com a entrada na UE. Quase 20 anos depois do início da queda do Bloco de Leste, um comunista volta ao poder. Reflexo ou não de uma mudança de mentalidades, o PC cipriota manteve os ideais, mas mudou o discurso e as figuras-chave do aparelho partidário. Substituiu o velho pelo novo e apontou às novas gerações. Moldou-se à democracia, atirou os velhos fantasmas ortodoxos para trás das costas e adaptou-se à realidade do século XXI. Não só sobreviveu, como ganhou.


Em Portugal, pelo contrário, as mudanças no Partido Comunista levam bastante mais tempo. Apesar de Jerónimo de Sousa ter catapultado o PCP para bons resultados nas eleições, invertendo uma tendência de perda de eleitores e deputados, os rostos continuam a ser os mesmos. Mesmo as caras mais novas, como Bernardino Soares, continuam na senda cinzenta e ultrapassada de um partido e de um discurso envelhecidos. Os que ousam pensar e querer um PC diferente têm de o fazer fora de portas, sob o risco de ostracização, como foram os casos de João Amaral ou Barros Moura. Apesar de adaptado à realidade democrática, o PCP continua demasiado agarrado à imagem do passado. A Revolução foi há quase 34 anos, o fim da União Soviética há quase 20. Se os comunistas portugueses se quiserem assumir como alternativa de poder têm de se transformar, de rejuvenescer, de transformar a cassete em CD e puxar por caras novas, por ideias deste século, por discursos bem elaborados, por um relacionamento moderno com a comunicação social. Se não ousarem arriscar, serão o mesmo partido de sempre, com as mesmas paredes de vidro de sempre, lutando pelo terceiro ou quarto lugar até ao dia em que os portugueses se fartem e lhes reservem um papel de figurante na realidade bipartidária.

22/02/08

Bom fim-de-semana!


Já sabem o que fazer este fim-de-semana? Sugestões não faltam, mas aqui ficam algumas. Umas mais revivalistas que outras, mas todas com garantia de qualidade e com destaque para a música. Divirtam-se!


  1. Um passeio no Alqueva, o Grande Lago. Da Marina da Amieira saem barcos com regularidade. E até dá para passar uns dias a bordo.

  2. Festival Internacional de Jazz em Portalegre. Amanhã é o último dia.

  3. Charles Aznavour amanhã no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Ó tempo volta para trás!

  4. Amanhã em Setúbal, concerto de Mayra Andrade. O de Lisboa, no dia seguinte já está esgotado.

  5. Esta noite, o MusicBox, em Lisboa, dá cartas com os Reservoir Dogs (Rui Reininho, Tiago Bettencourt, Zé Pedro, Flak e Kalu, entre outros) numa homenagem à obra de Quentin Tarantino. Sim, vai estar cheio, mas vale a pena.

21/02/08

Foi ontem


O eclipse lunar foi esta noite.
E, de um momento para o outro, o Mundo mudou.
A liberdade de expressão tornou-se obrigatória.
O jornalismo encheu-se de causas.
Os melhores foram recompensados.
Os medíocres foram colocados no seu lugar.
Os abutres já não voam.
Há boas notícias para contar.
Há civismo, há gente feliz nas ruas.
O eclipse lunar foi esta noite.
E está tudo na mesma.

20/02/08

www.mvasm.com



Está online o museu virtual Aristides Sousa Mendes. Passaram 20 anos desde que o Parlamento português se decidiu a reabilitar o diplomata que, em 1940, contrariou as ordens de Salazar e da sua dúbia política em relação à II Guerra Mundial. A história é sobejamente conhecida, mas convém lembrar que o então cônsul de Portugal em Bordéus assinou milhares de vistos permitindo assim a fuga de refugiados numa França ocupada pelos nazis. Sousa Mendes foi destituído por Salazar e acabou por morrer na miséria em 1954. Este museu - www.mvasm.com - que visa lembrar aquilo que não deve ser esquecido, é uma iniciativa da Direcção-Geral das Artes e permite aceder a documentos, fotografias e filmes nunca vistos sobre Aristides de Sousa Mendes. Aquele que é considerado um dos últimos heróis portugueses ainda é uma pedra no sapato para algumas figuras proeminentes da sociedade portuguesa, saudosista dos tempos em que quem mandava, mandava e os outros baixavam as orelhas. Têm bom remédio. Como refere um curioso autocolante que circula por algumas paredes da cidade de Lisboa, se tem saudades de Salazar, dê um tiro na cabeça e vá ter com ele.

19/02/08

Madeira à frente

A Madeira caminha para a independência na sondagem cá do blog. Mas Canas de Senhorim está na luta. Os intuitos independentistas das Berlengas e de Olivença andam fracos. Vá lá, faltam quatro dias para as urnas serem encerradas. Por este andar, George W. Bush vai ter que apoiar a criação de um novo estado em pleno oceano Atlântico. Mais uma vez vos lembro, o vosso voto não vai contribuir com um euro para nenhuma organização humanitária caída em desgraça.