Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



03/03/08

A quem compraria um carro em 2ª mão?


Esta semana, vamos testar o indíce de honestidade de quatro políticos portugueses que não José Sócrates - para não parecer que se ataca o homem por dá cá aquela palha. Para tal, nada melhor que o conceituado teste do carro em segunda mão. Ou seja, o que temos de decidir é a quem destes senhores (Portas, Cavaco, Louça ou Jerónimo) teríamos coragem de comprar um automóvel usado. Em qual deles acreditaríamos quando nos dissesse que o carro estava em óptimo estado e nunca tinha dado qualquer problema? A qual deles estaríamos dispostos a apertar a mão para fechar o negócio? No nome de qual passaríamos um cheque para pagar pelo carro em segunda mão? Não é fácil, e para complicar mais, a opção 'Nenhum deles' não está disponível. É esta a sondagem desta semana aqui no blog. Digam de vossa justiça.

Vitória com tranquilidade

Não tem nada a ver com o resultado do 'derby', mas o vencedor da última sondagem aqui do blog foi Paulo Bento. Foi ele o eleito para o Óscar de Melhor Actor Português, com a sua participação fictícia em 'Corte de Cabelo', 42% dos votantes assim o decidiram. Pinto da Costa em 'Call Girl' ficou em segundo com 28% e José Sócrates acabou em terceiro nas preferências graças a uns simples 21%. Em último, como tem sido habitual na História de Portugal, ficou o Zé Povinho, também conhecido como o mexilhão: 7% por 'O Lugar do Morto'. E assim se fez mais um inquérito. Obrigado!

29/02/08

Quarto escuro


Recebi um email que gostaria de partilhar convosco. Não são os ensinamentos do Dalai Lama, um 'forward' de cães para adopção, uma mensagem de paz e amor que deve chegar pelo menos a 27 contactos diferentes no prazo de meia para haver sempre sexo nas nossas vidas ou um 'pdf' com fotografias de carros estacionados por mulheres. É apenas um apelo. Quem quiser, que o leve a sério. Eu vou tentar. É hoje!


"Apagão mundial: No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'. Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo fazer algo em grande. Passa a notícia, se tiveres amigos a viver noutros países envia-lhes e pede-lhes que façam a tradução e adaptem as horas. "

Pela produtividade nacional


Sexta, sábado e domingo. Todas as semanas, a mesma coisa. Malditos dias de descanso em que não podemos trabalhar no duro e ajudar a elevar os índices de produtividade do nosso querido país. Parece que Portugal pára, ninguém produz, ninguém contribui para a riqueza nacional. Isto tem de acabar. Essa apatia só deveria acontecer em Julho e Agosto, nos feriados com tolerância de ponto, no Carnaval, na Páscoa, em dias de jogos para as competições europeias, durante o Mundial e Europeu de futebol e na semana entre o Natal e o Fim de Ano. Mas não. Também ao fim-de-semana é legítimo que não façamos nada, que não mexamos uma palha. Desenganem-se. Cá vão sugestões para animar as hostes.


  1. Goran Bregovic, amanhã, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O músico sérvio vem acompanhado da Wedding and Funeral Band e é conhecida a sua proximidade a Emir Kusturica. Festa garantida.

  2. Já estreou 'Este País Não É Para Velhos', dos irmãos Cohen. Tommy Lee Jones, Josh Brolin e o agora oscarizado Javier Bardem mostram por que razão ainda vale a pena ir ao cinema.

  3. Os Clã vão ao deserto. Concerto da banda de Manuela Azevedo amanhã no Forum Cultural de Alcochete. Segunda duna à esquerda, antes do oásis.

  4. Fim-de-semana na Comporta. O sol vai dominar os próximos dias e uma das melhores praias de Portugal merece uma visita.

  5. Onde é que vamos jantar? Hummm... Viagem de Sabores, em Lisboa, junto à Sé. Faz jus ao nome.

28/02/08

Habemus papa!


'Alberto' chegou-se à frente e assumiu-se como Passageiro 1000 às 14h55 minutos de hoje. 'Anónimo' surgiu como um raio às 14h58 e reivindicou o direito a ser o Passageiro 1000. A decisão não é fácil. Nunca um livro de João Garcia foi tão disputado. Metro a metro como a conquista do Evereste. Mas só pode haver um vencedor (o orçamento só dá para um livro), por isso vão ter de decidir a contenda num tapete de luta greco-romana, ambos vestidos com fantásticos e coloridos fatos de lycra. Ou isso, ou vou ter de recorrer às regras do jogo e dar 'Alberto' como vencedor, uma vez que fez um comentário ao 'post' correcto. Talvez seja melhor esta decisão do que ver os dois em fatos justos. Está decidido. Já se vê o fumo branco: 'Alberto' é o vencedor e leva o livro para casa. O 'anónimo' Filipe vai ter de se contentar com uma bifana numa roulotte no estádio do Jamor em dia de final de Taça de Portugal. Obrigado a todos por serem passageiros nesta viagem de 'Jornalismo Positivo'.

On air


A TSF faz 20 anos. Ao longo de duas décadas, a telefonia sem fios transformou a realidade noticiosa portuguesa. Olhada de soslaio nos primeiros tempos, a rádio-jornal conquistou o seu espaço à custa de emissões inesquecíveis e personalidades que ficaram para a história da comunicação social portuguesa. Carlos Vaz Marques entrevista os quatro antigos directores da estação: Emídio Rangel, David Borges, Carlos Andrade e José Fragoso. E o actual, Paulo Baldaia, já garantiu que se vai fazer jus ao lema da estação - "Por uma boa história vamos ao fim da rua, vamos ao fim do mundo". Assim sendo, a TSF vai ter um repórter no fim da rua onde são as suas instalações, na Matinha, em Lisboa, e outro em Ushuaia, Argentina, à beira do fim do mundo. Parabéns!

27/02/08

Compromisso publicitário



O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, prometeu. Se chegar a Primeiro-Ministro em 2009 vai retirar a publicidade da RTP. Afirmou-o ontem na SIC NOTÍCIAS. O objectivo é fazer com que o canal do Estado não tenha patrocínios de empresas privadas. Esperemos que Menezes, se lá chegar, não obrigue os portugueses a pagar uma taxa mais elevada todos os meses para podermos ter esse famoso serviço público. Quem deve estar a esfregar as mãos de contente são os concorrentes à quinta concessão de um canal generalista de televisão em Portugal. Se o PSD chegar ao poder, e se a promessa do seu líder for cumprida, a fatia de publicidade da RTP pode passar para o novo canal. A mais de um ano das eleições legislativas, começam as promessas.

www.fabricedemoulin.com

O fotógrafo belga a viver em Portugal, Fabrice Demoulin, acaba de lançar o seu site pessoal - http://www.fabricedemoulin.com/. EVASÕES, VOLTA AO MUNDO, NS, BLUE WINE ou SÁBADO são algumas das publicações onde o seu trabalho pode ser visto habitualmente. Parabéns Fabrice! Continua.

26/02/08

Passageiro 1000 tem prémio


O passageiro 1000 deste blog vai ter direito a um prémio especial. É fácil, basta entrar no 'Jornalismo Positivo' depois do 999º passageiro e antes do 1001º (dah!) e deixar um comentário a este 'post', afirmando que quer ser recompensado por isso. Quem assim o fizer, levará para casa o livro Mais Além - Depois do Evereste, do alpinista português João Garcia. Tal como ele, também nós por cá gostamos de testar os nossos limites e ir mais além, mesmo que nos digam que somos loucos. Obrigado pela participação.

Reservado o direito de admissão


No próximo fim de semana há 'derby', o de Lisboa. A mais antiga rivalidade do futebol português tem lugar, pelo menos, duas vezes por época. E esta é a segunda. Benfica e Sporting encontram-se em Alvalade para delinear posições e lutar pelo segundo lugar do campeonato, agora que o título está praticamente entregue. Mas não é de futebol que se fala. A edição de hoje do jornal A BOLA alerta para o perigo da guerra entre as claques dos dois clubes. Na madrugada do passado domingo, depois de o Sporting ter perdido em Setúbal e o Benfica ter empatado em casa com o Braga, dois grupos de jovens envolveram-se em cenas de violência. Para a noite do próximo domingo são esperadas mais momentos lamentáveis, o normal quando se fala de claques. Amor ao clube? Alguns elementos até podem senti-lo, mas são quase sempre ultrapassados pelos outros. Os que deviam há muito tempo ter sido proibidos de entrar em recintos desportivos, aqueles que são constantemente filmados e fotografados em acção nos estádios portugueses a fazer as mesmas figuras tristes de sempre, com as mesmas quezílias e argumentos pouco inteligentes de sempre. E nem vale a pena falar do cadastro criminal de alguns deles. Mas os clubes continuam a apoiá-los. Vá-se lá saber porquê.