Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



13/03/08

Dos dois mil não passarás


Vai à frente na sondagem cá do blog e Chalana já está a tremer de medo. Ou melhor, Fernando Chalana, porque os jogadores de futebol quando passam a treinadores ganham um segundo nome: Diamantino... Miranda; Álvaro... Magalhães; António... Oliveira; António... Sousa e por aí adiante. Pois bem... Nostradamus é quem vai à frente para suceder a Camacho... Jose Antonio. Tudo indica que ele poderá prever o futuro do Benfica para os próximos 1000 anos.

Sem água


"Bem-vindo à EPAL! Saiba quem somos e o que fazemos para o servir melhor e estarmos mais perto de si. Para nós a sua opinião conta. Contacte-nos! Obrigado."

Não tenho água em casa, por isso foi o que fiz. Liguei à EPAL, para todos os quatro números apresentados na factura - CLIENTES 213 221 111; LEITURA 800 201 101; ROTURAS
800 201 600; FALTA DE ÁGUA 800 222 425. Em todos os casos, foi impossível realizar a chamada. São 9h15 da manhã e há pessoas que tomam banho, lavam os dentes e precisam trabalhar. Mas isso para a EPAL é indiferente. Os telefones de apoio aos clientes não funcionam, o que interessa é que a factura seja paga a tempo e horas. Nem uma informação no site, nem uma voz do outro lado do telefone. Nem que fosse apenas para dizer qualquer coisa do tipo: "Estamos a tentar resolver a situação". Mas não, nem isso.

11/03/08

Chuva de corrupção


Em Abril de 2004, Portugal ficou a saber do Apito Dourado. Hoje, quase quatro anos depois, o caso relacionado com corrupção desportiva continua sem culpados. Apenas suspeitos, tal como a Casa Pia, por exemplo. E não parece haver fim à vista, principalmente quando se sabe que a chuva que está a cair em Gondomar fez com que o início da sessão de hoje do julgamento tenha sido atrasado. Já não basta a pouca vontade em que a coisa se resolva, o tráfico de influências, o ruído causado em volta do processo, as mudanças na Judiciária, o comportamento dos magistrados do Porto, agora também a chuva? Os baldes de plástico já lá estavam para impedir que a água se espalhasse pela sala de audiências e o juíz Carneiro da Silva teve a excelente tirada: "Porque a queda de água não influencia o início do julgamento, provavelmente devido à diminuição da queda de chuva, dar-se-á início à sessão". Provavelmente... E provavelmente este será mais um caso sem culpados.

10/03/08

O Livro


Cá está ele.

Terra Vermelha



O jornalista Paulo Barriga acaba de lançar mais um excelente livro. Desta vez, sobre as histórias do Alentejo profundo. TERRA VERMELHA - CRENÇA E INSUBMISSÃO NO ALENTEJO DO SÉCULO XX é um livro indispensável para quem quer conhecer o universo alentejano, desde a revolta à indignação, das utopias políticas aos prodígios sobrenaturais. São reportagens históricas e artigos da sua autoria que mostram que ainda é possível fazer bom jornalismo em Portugal. A honra do prefácio deste livro da editora Guerra & Paz coube a outro companheiro das reportagens, o jornalista da SÁBADO, Francisco Camacho.




Barriga é jornalista free-lancer, nasceu em Beja em 1968. Começou a carreira nas rádios locais. Trabalhou nas redacções do Diário do Alentejo, O Independente, Correio da Manhã e Visão. Foi fundador das revistas Imenso Sul, Alentejo Terra Mãe e A Outra Margem, da qual foi director. Entre 1995 e 1998, participou no projecto EXPO'98, primeiro como redactor do Expo Informação (do Público) e depois enquanto redactor do Diário da Expo (Diário de Notícias) e da Agência Expo de Informação. Publicou reportagens em órgãos como o Expresso, o Sol, a Grande Reportagem ou a Focus. É crítico literário do Diário do Alentejo e cronista do Correio Alentejo. Publicou livros no campo da reportagem histórica e da etnografia, entre os quais Castro Verde 20 Anos – A Revolução Transparente (1997) ou Campos de Concentração – O Envolvimento Português na Guerra Civil de Espanha (1999).

O livro está nas livrarias desde 6 de Março e custa 13,30 euros. Do que é que estão à espera?

Procura-se líder


Clube com mais de 100 anos, situação económica difícil mas a caminhar para a estabilidade procura treinador de futebol para equipa que mistura idosos com crianças. Trabalho aliciante para quem gosta de viver à beira do abismo e com uma espada em cima da cabeça. Salário base compatível com o mercado nacional, acrescido de comissões pelos feitos alcançados. Respostas através da sondagem cá do blog.

Os candidatos estão seleccionados, mas, tal como os imortais, no final só pode haver um:

- D. Sebastião, rei na reforma, vulgo o Desaparecido. Ideal para causas perdidas;

- Nostradamus, profundo conhecedor do futuro. Combate maus-olhados e o vicío do tabaco;

- Jesus Cristo, milagres é com ele. Quem transforma água em vinho é capaz de tudo;

- Eusébio, treinador-jogador, já!


Fico à espera dos vossos votos, obrigado.

Algo vai mal no reino

Paulo Portas não teve um único voto. Francisco Louçã foi escolhido por apenas um passageiro do blog e Cavaco Silva alcançou o segundo lugar do top da honestidade com 27% dos votos. O grande vencedor foi Jerónimo de Sousa com uns esmagadores 63%, a maior percentagem alcançada nas sondagens do 'Jornalismo Positivo'. Ou seja, o líder do PCP é o homem a quem se pode comprar um carro em segunda mão sem grandes hesitações. O que não significa que possa chegar a Primeiro-Ministro. Tem apenas cara de tipo honesto que não nos vai enganar com um qualquer chasso.

08/03/08

Bravo!




Palavras de Carlos Carvalhal, treinador de futebol do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, após a vitória do seu clube sobre o Marítimo por 1-0 e analisando a excelente época:



«Falámos sobre isso antes do jogo. O clube é representativo de uma cidade e de uma região que foi muito próspera e que neste momento vive uma situação de muito desemprego. As pessoas gostam do Vitória e o pouco dinheiro que têm, para além das suas necessidades básicas, gastam-no no Vitória. É uma cidade com um motivo para sorrir e, se calhar, pouco mais. Estamos inseridos num contexto social com muita precariedade e desemprego e, por isso, ficamos contentes de os fazer sorrir


Finalmente há alguém no futebol português que tem a noção da realidade.



Obrigado, Carvalhal.

06/03/08

Pé-de-meia


Já é pública a lista anual de 2008 das personalidades mais ricas do mundo elaborada pela revista norte-americana FORBES. No primeiro lugar, após 13 anos de domínio de Bill Gates, há um novo nome: Warren Buffett com 62 mil milhões de dólares. Em segundo lugar está o mexicano Carlos Slim Helú (60 mil milhões) e a medalha de bronze ficou para o fundador da Microsoft com 58 mil milhões.E, alegria das alegrias, há quatro portugueses no rol dos endinheirados. Américo Amorim (sete mil milhões de dólares), Belmiro de Azevedo (dois mil milhões), José Berardo (1,8 mil milhões) e Horácio Roque (1,4 mil milhões) são os felizes empresários que fazem parte do grupo de cerca de 1100 multimilionários que mandam no planeta. As fortunas dos quatro portugueses juntas prefazem o magnífico resultado de 12,2 mil milhões de dólares, quase 8 mil milhões de euros, o equivalente a 19,8 milhões de salários mínimos. Este ano, prevê-se que em Portugal o salário mínimo nacional chegue aos 426 euros. Hoje, um mês de trabalho é recompensado com 403 euros.




Despite being worth $58 billion, $2 billion more than last year, Gates is now just the world's third-richest person, ceding the top spot ranking to his good friend and partner in philanthropy, Warren Buffett, whose net worth jumped $10 billion to $62 billion. (All stock prices and net worth valuations were locked in on Feb. 11.) Ranked No. 2 is Mexican telecom tycoon Carlos Slim Helú, whose fortune has doubled in just two years to $60 billion.


From Forbes magazine

Exageros


Em 2008, em pouco menos de três meses, temos assistido a algumas manifestações de repúdio em relação a determinadas campanhas publicitárias. Desta vez é a a Associação Nacional do Ramo Automóvel que se mostra irritada com o Banco Espírito Santo. Em causa estão os anúncios em que os vendedores de automóveis são retratados de acordo com as suas mais variadas características: uns fazem-se de coitadinhos, outros de amigos, de chicos-espertos ou de sentimentais. A Associação afirma que os vendedores e a sua imagem são denegridos e ameaça tomar uma "posição firme" se a campanha não for retirada.

A publicidade faz parte da nossa vida, entra no nosso dia-a-dia, domina-nos, obriga-nos a tomar decisões, leva-nos a escolher entre este e aquele produto. Com a televisão, as campanhas passaram a ser pequenos filmes, histórias curtas que procuram passar a mensagem do anunciante. E muitos dos 'reclames' ficam para a história, como os da a pasta medicinal Couto, do restaurador Olex ou do 'Tô Chim da Telecel. Na publicidade, tudo é permitido. Ou melhor, quase tudo é permitido.

No início deste ano, estalou a polémica entre escuteiros e a empresa Media Markt. Tudo porque os vendedores de electrodomésticos e a agência de publicidade com quem trabalham resolveram criar o reino da Parvónia para as suas campanhas, fazendo jus ao 'slogan' 'Eu é que não sou parvo'. De um grupo de quatro pessoas, uma delas está vestida como um escuteiro e isso irou os congéneres portugueses. Há um abaixo-assinado contra a Media Markt a correr na internet e o assunto é tabu se tiver de falar com um actual ou antigo escuteiro. Cuidado!

Se as crianças com menos de três anos tivessem direito a expressar a sua opinião e se reunissem numa qualquer associação, o que diriam das campanhas publicitárias de fraldas, papas de cereais e detergentes para a roupa? É que em todas elas, as crianças são retratadas como pequenos seres sem qualquer tipo de higiene que passam os dias a encher fraldas de excrementos e urina e que transformam as roupas que vestem em pedaços de tecido nojentos e mal-cheirosos cravejados de nódoas de comida.