Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



19/03/08


Esta notícia estava há pouco no DIÁRIO DIGITAL:


"Hugo Claus «morreu por eutanásia», diz editor

O escritor belga de expressão holandesa Hugo Claus, apontado várias vezes como favorito ao Prémio Nobal da Literatura, morreu por eutanásia hoje, com 78 anos, anunciou o seu editor.
O autor de «Chagrin des Belges» («O Desgosto da Bélgica») morreu num hospital de Anvers (Antuérpia).«Claus sofria da doença de Alzheimer. Ele determinou o momento da sua morte e tinha pedido a eutanásia», precisou a sua editora, Berzige Bij, em comunicado.
A Bélgica é um dos três países da União Europeia que legalizou a eutanásia, juntamente com a Holanda e o Luxemburgo.
«Conheço-o suficientemente para saber que ele queria partir com orgulho e dignidade. Ele vai fazer-nos falta», declarou o ministro flamengo da Cultura, Bert Anciaux. A morte de Claus é «uma grande perda para toda a sociedade. Para mim ele é o melhor poeta de todos os tempos», acrescentou."


Confesso a minha ignorância, só conheço o senhor de nome. Nem sabia que era poeta ou qualquer título da sua obra. Mas achei digno. Essencialmente penso que um homem que decide morrer assim, merecia estar vivo. Nunca li nada dele. Mas vou ler.

17/03/08

Olé!


Póvoa do Varzim prepara-se para ser a primeira cidade 'anti-touradas'. Tudo o que esteja relacionado com touros, toureiros, faenas, afición, bandarilhas, sangue na arena, estocadas de morte e coisas que tais, não será bem recebido na Póvoa do Varzim. É uma decisão corajosa da autarquia num país que teima em pactuar com um espectáculo bárbaro. Mas é necessário que o executivo camarário aprove hoje a proposta do vereador Joaquim José Garcia (PS) denominada Moção a Favor da Declaração Municipal Oficial e Simbólica da Póvoa de Varzim como Cidade Anti-Touradas. Se for para a frente, já há um empresário alemão residente em Portugal disponível para comprar a praça de touros e transformá-la numa espécie de 'biergarten' com comes, bebes, cultura e diversão. A associação Animal bate palmas e lembra que, em Espanha, o país mais tauromáquico do Mundo, já existem 42 localidades que adoptaram esta medida.
Se for aprovada, esta decisão merece uma saída em ombros!

Língua estufada


Mais uma sondagem. Muito se fala do Acordo Ortográfico - quase ortopédico - mas ninguém se lembra das pobres palavras que fazem parte do nosso dia-a-dia e que não têm direito a entrar no dicionário da língua portuguesa. São as palavras de segunda categoria, que todos dizem, mas que não podem ser escritas nem são aceites pelos sábios do idioma. 'Fónix', por exemplo. Em que medida é inferior a 'pentatomídeos', essa gloriosa família de insectos? E 'bejeca'? Com certeza utilizamos mais essa palavra do que, por exemplo, 'quirarga', um ataque inflamatório nas mãos. 'Dasse' e 'Camóne' são as outras expressões que lutam por uma vida melhor. Vamos escolher uma para ser reconhecida já como palavra. Não se preocupem com 'Merda' e 'Mijar' porque o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa já teve a honra de as incluir nas suas listas. Bravo!

Mister D. Sebastião

À semelhança do País. Assim se poderia classificar o resultado da sondagem cá do blog. 41% dos votantes escolheram D. Sebastião para salvação do Benfica. Já não basta estarmos à espera do rei do nevoeiro há 600 anos para endireitar Portugal, agora o homem também vai ter de levar o Benfica à glória. Viva o Sebastianismo! Mestre Nostradamus, maus-olhados, leitura de búzios e vê o futuro nas entranhas de animais (vamos a casa), ficou em segundo lugar e vai ocupar o lugar de treinador-adjunto. Teve 25% dos votos, os mesmos do Rei Eusébio, que já voltou para o banco de suplentes do clube. Infelizmente, não foi inscrito a tempo na Liga de Clubes e não vai poder entrar em campo. Em último lugar ficou Jesus Cristo, o fazedor de milagres. Apenas 8% dos votantes escolheu esta opção. Parece que com estas coisas não se brinca e esta opção não foi considerada. É pena! Com o historial que o senhor tem, bem que poderia dizer: 'Levanta-te Edcarlos, Levanta-te e anda!'

14/03/08

Hotel Cápsula em Tóquio


No passado sábado, a revista NS, parte integrante do JORNAL DE NOTÍCIAS e DIÁRIO DE NOTÍCIAS, publicou uma viagem ao mundo dos hotéis-cápsula, em Tóquio. História deste tipo de unidade hoteleira, sensações vividas, pormenores da organização japonesa, preços e clientes habituais, tudo sob o nome de 'Hóspede do Gavetão 6005'. Texto meu e fotografias do Paulo Barata. Se ainda forem a tempo...

Artigo no DN

Para os interessados, informo que a edição de hoje do DIÁRIO DE NOTÍCIAS apresenta um artigo sobre a vinda de Mike Scott e dos Waterboys a Portugal - 'Resgatar o passado na gaveta dos Waterboys'. Entrevista ao carismático vocalista e lançamento do concerto desta noite em Gaia, cortesia deste vosso amigo. Comprem a edição em papel ou visitem http://dn.sapo.pt/2008/03/14/artes/resgatar_o_passado_gaveta_waterboys.html

Chega de trabalho!


Há sol no horizonte, a meias com algumas nuvens e possibilidade de chuva. Ou seja, não há previsão meteorológica fiável para este fim-de-semana. O que é certo é que temos de fazer alguma coisa para agitar a rotina. E hipóteses não faltam. Aproveitem!


1 - Waterboys em concerto esta noite no Pavilhão Municipal de Gaia. Mike Scott e companhia para a apresentação do novo álbum 'Book of Lightning' mas com direito a 'The Whole of the Moon', claro!


2 - Festival Internacional de Blues de Coimbra. É a sexta edição e decorre até amanhã no Teatro Académico Gil Vicente. Gary Lucas, Dead Combo, Billy Jenkins, Steve Morrison, Afrissippi, Ruby Ann e Super Chikan são os convidados de honra.

3 - Tokyo Hotel no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Da Alemanha, com amor. É já no domingo.


4 - 'Este país não é para velhos' continua nas salas de cinema. É o filme mais visto do momento em Portugal. Javier Bardem no seu melhor.


5 - Vai um jantarinho vegetariano? Restaurante Terra, ao Príncipe Real, em Lisboa. Um buffet e uma esplanada de eleição.

13/03/08

Solteiro e bom rapaz


"Não há amor sem sofrimento e sem dor". A frase não é do Marquês de Sade num dos seus actos filosóficos na alcova - mas poderia ser. Pelo contrário, é de D. Jorge Ortiga, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Este foi apenas um dos seus comentários à criação, hoje anunciada, do portal Divórcio na Hora.Com. Diz o senhor que este meio, que irá possibilitar a quem o deseje divorciar-se em poucos minutos, é "quase uma promoção ao divórcio". D. Ortiga, citado pela agência católica ECCLESIA, teve outras declarações relacionadas com o caso, como "Ninguém ignora que a vida de amor num casal tem os seus momentos: umas vezes na alegria e felicidade e outros com algumas dificuldades" ou as dificuldades tornam "o amor mais adulto e consciente".
O dito portal foi lançado pelo advogado português Januário Lourenço numa parceria com uma empresa inglesa de tecnologias aliadas à Justiça. Os divórcios podem ser efectuados em pouco tempo (entre 4 e 20 minutos), desde que obedecendo a características simples, como por exemplo não existirem bens ou filhos comuns entre os dois cônjuges.
Mas, como é óbvio, a Conferência Episcopal Portuguesa - composta por homens solteiros, diga-se de passagem - teve que manifestar-se contra e defender os valores tradicionais da família. Como o casamento, actividade que os membros da dita Conferência não praticam. Felizmente, vivemos no século XXI e todos temos direito a ter opinião. Até mesmo o D. Jorge Ortiga e a Conferência Episcopal Portuguesa, esses paladinos do progresso que ainda julgam que este não é um país republicano e laico. Ah não sabiam? Está na Constituição.

Dos dois mil não passarás


Vai à frente na sondagem cá do blog e Chalana já está a tremer de medo. Ou melhor, Fernando Chalana, porque os jogadores de futebol quando passam a treinadores ganham um segundo nome: Diamantino... Miranda; Álvaro... Magalhães; António... Oliveira; António... Sousa e por aí adiante. Pois bem... Nostradamus é quem vai à frente para suceder a Camacho... Jose Antonio. Tudo indica que ele poderá prever o futuro do Benfica para os próximos 1000 anos.

Sem água


"Bem-vindo à EPAL! Saiba quem somos e o que fazemos para o servir melhor e estarmos mais perto de si. Para nós a sua opinião conta. Contacte-nos! Obrigado."

Não tenho água em casa, por isso foi o que fiz. Liguei à EPAL, para todos os quatro números apresentados na factura - CLIENTES 213 221 111; LEITURA 800 201 101; ROTURAS
800 201 600; FALTA DE ÁGUA 800 222 425. Em todos os casos, foi impossível realizar a chamada. São 9h15 da manhã e há pessoas que tomam banho, lavam os dentes e precisam trabalhar. Mas isso para a EPAL é indiferente. Os telefones de apoio aos clientes não funcionam, o que interessa é que a factura seja paga a tempo e horas. Nem uma informação no site, nem uma voz do outro lado do telefone. Nem que fosse apenas para dizer qualquer coisa do tipo: "Estamos a tentar resolver a situação". Mas não, nem isso.