28/04/08
Liberdade
O fim-de-semana prolongado da Liberdade tem destas coisas. Dá-nos a possibilidade de não seguir as regras, de subverter o sistema, de fugir ao óbvio. E como também foi um fim-de-semana de festa, quem pagou foi o blog. É essa a razão de os posts não terem surgido com a periodicidade desejada. E muito menos as sugestões para três dias de sol, calor e boa disposição. Fica para a próxima. Até já!
22/04/08
Lotação esgotada

Hoje é o Dia da Terra e não se vai falar de outra coisa. Do impacto que o ser humano causa no planeta, da falta de respeito que temos pelo meio ambiente, da poluição, do aquecimento global, da camada do ozono, do Protocolo de Quioto que teima em não ser assinado por quem mais polui... Enfim, as questões que realmente importam se queremos deixar alguma coisa de jeito para quem vier depois de nós.
Coincidência macabra ou talvez não, hoje é também o dia de aniversário da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Passam nove anos desde o momento em que a entidade foi legalizada, criada por um grupo de pessoas que assim se apresenta no seu site: "Somos um grupo de casais, com três ou mais filhos; Acreditamos nos valores da família; Defendemos o direito à vida desde a sua concepção; Sentimos a necessidade de apoiar as famílias numerosas." Quanto aos objectivos da APFN prendem-se, por exemplo, com os "legítimos interesses das famílias numerosas, designadamente em matéria fiscal, de habitação, saúde e educação". Esta associação luta pelos direitos das famílias numerosas, mas só se fizerem parte do grupo, já que outro dos seus objectivos é a "obtenção de facilidades e descontos para os associados". Pelos vistos, só para os associados.
Dia da Terra e aniversário da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.
Há lá coisa mais contraditória? Não chegam já os que por cá andam sem família, a morrer de fome, sem afectos, sozinhos? É mesmo necessário aumentar a população de um planeta que vai rebentar pelas costuras e que não oferece qualidade de vida a 90% dos seus habitantes?
21/04/08
Único!

Há 25 anos, Ridley Scott fez História com 'Blade Runner'. Agora é a vez de comemorar esse quarto de século com uma versão final remasterizada, inédita e cheia de surpresas. A estreia é na próxima quinta-feira e é a oportunidade de rever Harrison Ford naquele que é um dos grandes filmes de culto da cinematografia. Esta será a quinta versão de 'Blade Runner', um filme baseado na obra de Philip K. Dick, 'Do Androids Dream of Electric Sheep?', de 1966. Na Los Angeles futurista de 2019 (está tão perto e tão longe da realidade sonhada no filme), Rick Deckard (Ford) procura eliminar um grupo de andróides que querem ser humanos. Roy Batty (interpretado por Rutger Hauer) é um deles. A estreia desta versão final é a 24 de Abril. Não há melhor prenda possível!
Sondagem laranja

Marques Mendes foi criticado, foi a eleições internas e perdeu. Luís Filipe Menezes ganhou. Fez promessas, assumiu-se como futuro primeiro-ministro, limpou o balneário e apontou o dedo aos barões do Partido Social Democrata. Marcou uma conferência de imprensa, anunciou que há muito tempo não se via uma campanha difamatória tão grande contra uma só pessoa e demitiu-se. Fez birra e colocou o lugar à disposição, abrindo a porta a eleições directas dentro do PSD. E agora, os candidatos começam a chegar-se è frente. Quem é que quer liderar o maior partido da Oposição? Quem é que quer ser um líder a prazo, sabendo que Sócrates e o PS dificilmente irão perder as eleições contra este adversário tão debilitado? Até agora, nenhum candidato interno de peso, estão todos a guardar-se. É caso para dizer que este PSD está em maus lençóis. Tão maus que esta situação quase dava um filme. É essa a ideia para a sondagem desta semana aqui no blog. Vamos escolher um filme que caracterize a actual situação do PSD. Até ao próximo domingo, basta clicar!
20/04/08
Sai uma revolução para a mesa do canto!
Doa a quem doer, não faz sentido comemorar o 25 de Abril. Foi essa a opinião da maioria - não absoluta - dos visitantes do 'Jornalismo Positivo'. E não faz sentido por que este país precisa de uma outra revolução - 38% de votos confirmam esta teoria. Logo a seguir, houve um empate técnico (23%) entre duas opções de peso e antagónicas: 'Sim, apesar de tudo valeu a pena' e 'Não, a nossa família perdeu tudo em África'. No último posto ficou o facilitismo, com 15% das preferências: 'Sim, é feriado e calha à sexta'. Esta é a semana em que se vai falar muito do 25 de Abril, por isso fica prometido que, aqui no blog, o assunto fica por aqui. A não ser que se justifique por causa de... sei lá... um ataque ao Parlamento, um golpe de Estado, o povo na rua, um Governo de Salvação Nacional ou qualquer coisa do género.
18/04/08
Bicho da Madeira

Que papel tem a Primeira Dama na sociedade portuguesa?
Figura decorativa ou de intervenção, Maria Cavaco Silva não é famosa pela sua participação activa ou pelos seus contributos cívicos enquanto esposa do Presidente da República. E volta a mostrar-se em grande estilo - no seu estilo - na viagem presidencial à ilha da Madeira. É o que conta o DIÁRIO DE NOTÍCIAS na sua edição de hoje.
Ontem, Maria Cavaco Silva realizou uma visita paralela com preocupações sociais enquanto o seu marido se dedicava às politiquices da agenda, entre as quais um encontro com os membros da Oposição. Um deles, Edgar Silva, do PCP, entregou a Cavaco, no dia anterior uma cópia de um estudo do ISCTE sobre a pobreza em Portugal. Segundo esse documento, a ilha governada por Alberto João Jardim terá uma média de pobreza superior à média nacional, mais de 83 mil pobres e um grau de risco de pobreza monetária na ordem dos 34%.
Ora bem... Confrontada com os dados do relatório, e de acordo com o DN, a Primeira Dama disse "não gostar de números". E ainda adiantou: "Como não falei com o ISCTE não posso responder. Mas honestamente não acredito nisso. Não li o relatório, nem vou lê-lo! As pessoas da Segurança Social que falaram aqui comigo disseram-me que vão entrar em contacto directo com o ISCTE. Mas isso é com elas, não é comigo. Não é a mulher do Presidente que vai ter com o ISCTE pôr os seus números em causa". A mulher do Presidente da República afirmou ainda que a pobreza na Madeira "não tem significado".
Este relatório de 2005 do ISCTE deu origem ao Plano Nacional para a Acção da Inclusão.
Música e palhaçada

São tantas as coisas para fazer este fim-de-semana que estas cinco sugestões podem ser insuficientes. Mas a vida é mesmo assim. Cá ficam as escolhas do blog, sabendo logo à partida que muitas mais estão no mercado. Faz de conta que é uma espécie de 'Best Of'. Acima de tudo, divirtam-se!
1 - GNR em dose dupla. Os militares e o grupo do Porto encontram-se hoje à noite em Lisboa, no Pavilhão Atlântico para um concerto invulgar. É o ponto de encontro entre a banda sinfónica e o rock de Rui Reininho e companhia.
2 - O senhor ministro continua a sua digressão. Amanhã, será a vez de Gilberto Gil actuar no Coliseu do Porto. O objectivo é divulgar o álbum 'Luminoso', mas não vão faltar os velhos sucessos. Aquele abraço!
3 - O extraordinário e muito na moda Cirque du Soleil está de regresso a Portugal. Em Algés, a partir de hoje e até 25 de Maio, está em exibição o espectáculo 'Quidam'. O movimento do novo circo no seu melhor. Bilhetes entre 30 e 95 euros...
3 - O extraordinário e muito na moda Cirque du Soleil está de regresso a Portugal. Em Algés, a partir de hoje e até 25 de Maio, está em exibição o espectáculo 'Quidam'. O movimento do novo circo no seu melhor. Bilhetes entre 30 e 95 euros...
4 - Aquilo que já foi conhecido por 'Festa da Música', passa a ser 'Dias da Música' e volta ao Centro Cultural de Belém, Lisboa, este fim-de-semana. Desta vez, o tema é 'Duos, Trios, Quartetos e Outras Boas Companhias', com mais de 70 concertos programados. Vai ser a enchente do costume.
5 - O homem do 'Encosta-te a mim' e de tantos outros êxitos vai a Setúbal para um concerto comemorativo do 25 de Abril. Jorge Palma no Fórum Municipal Luísa Todi é já amanhã, às 21h30,com bilhetes entre 15 e 20 euros.
17/04/08
Duas chamadas de atenção!
Não esquecer:
- A sondagem do blog continua à vossa espera. Será que ainda vale a pena comemorar o 25 de Abril? Vamos lá, faltam dois dias e não custa nada. Se não gostarem de nenhuma opção, basta deixar um comentário.
- A revista VOLTA AO MUNDO, edição de Abril, continua nas bancas. Exacto, é aquela da capa fantástica com a fotografia da noiva japonesa. Reportagem em Tóquio do Paulo Barata e deste vosso amigo.
Obrigado.
- A sondagem do blog continua à vossa espera. Será que ainda vale a pena comemorar o 25 de Abril? Vamos lá, faltam dois dias e não custa nada. Se não gostarem de nenhuma opção, basta deixar um comentário.
- A revista VOLTA AO MUNDO, edição de Abril, continua nas bancas. Exacto, é aquela da capa fantástica com a fotografia da noiva japonesa. Reportagem em Tóquio do Paulo Barata e deste vosso amigo.
Obrigado.
16/04/08
CADA UM TEM O QUE MERECE

Um sorriso no deserto
Ela e os irmãos estavam no meio do nada. A uma hora a pé da aldeia mais próxima, a meia hora do mar. Assim que os camelos cruzaram a última montanha, começaram a correr em direcção a nós. Meia dúzia de palmeiras, duas tendas abertas, uns tapetes poeirentos espalhados pelo chão com almofadas a rodeá-los. No centro, uma bandeja com pequenos copos de chá quente, muito quente. Chegou-se a nós, abriu os olhos do tamanho do Mundo e desarmou-nos com um sorriso que não se explica.
Estávamos a meio caminho entre Sharm-el-Sheik e a Arábia Saudita, com os olhos postos no Mar Vermelho e nas rochas inóspitas que não convidavam a aventuras. Acima dos 40 graus de temperatura, não apetece fazer nada, apenas ficar por ali, deitados nos tapetes. Ela não nos largou. Não me lembro do nome da miúda. É que não me lembro mesmo. Só me recordo ter ido à mochila e encontrado um presente de Natal. Estávamos em Julho. Uma pequena bola de vidro com um pedestal, daquelas que se abanam e milhares de partículas brancas fingem ser neve. No centro, um Pai Natal obeso, barbudo e vestido de vermelho. O normal. Passei-lhe a bola para as mãos. Toma, é para ti.
Aqueles olhos engoliram-me. Moviam-se para um e outro lado, as mãos tremiam-lhe. Tinha seis anos, estava descalça, o cabelo seco e a roupa suja. Abraçou-nos e saiu a correr do tapete em direcção aos irmãos e aos amigos. Uns mais velhos, outros mais novos. Abanavam a bola, encostavam os olhos ao vidro, como se quisessem entrar para outro mundo. Os miúdos estavam em delírio. Ela ainda mais. Foi ter com o pai, mostrou-lhe a prenda. O egípcio de meia-idade olhou na nossa direcção e parece que terá movimentado a cabeça em sinal de agradecimento. Não me lembro se aconteceu ou se desejei que tivesse sido verdade. Sem largar o brinquedo, veio novamente para junto de nós. Sentou-se no meio, com uma mão em cima da perna de um e a cabeça encostada ao braço do outro. Abriu-me a mão e deu-me uma pulseira feita pelo pai para vender aos turistas.
É uma prenda para ti.
Obrigado.
Burkini

Vai ser o grande sucesso deste Verão. E depressa se percebe porquê. Na Indonésia já não há quem resista ao fato-de-banho feminino. A moda começou por ser adoptada na Europa e já chegou ao maior país muçulmano do Mundo. São só vantagens: respeita o Islão, protege dos raios solares e custa apenas 18 euros. A fotografia e o sorriso de felicidade da modelo dizem tudo, o que importa é que cubra todas as partes do corpo, deixando apenas descobertos os pés, as mãos e a cara. A liberdade e a condição feminina são coisas fantásticas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)