Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



06/05/08

Bandeira Azul


Aqui pode e deve-se tomar banho neste Verão. Estas são as praias aprovadas com a famosa Bandeira Azul. De Norte para Sul, regiões autónomas incluídas, marinas, praias de mar e fluviais. Bons mergulhos!

Continente

Caminha - Caminha, Moledo

Viana do Castelo - Afife, Arda, Amorosa, Cabedelo, Castelo de Neiva, Carreço, Paçô

Porto - Homem do Leme

Esposende - Ofir, Cepães, Suave Mar, Apúlia

Matosinhos - Quebrada, Marreco, Cabo do Mundo, Pedras do Corgo

Macedo de Cavaleiros - Albufeira do Azibo

Espinho - Baía

V.N. Gaia - Marbelo, Aguda, Granja, Sãozinha, Canide Norte, Canide Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Lavadores, Madalena Norte e Sul, Mar e Sol, Miramar, Valadares Norte e Sul, Senhor da Pedra

Ovar - Cortegaça, Furadouro

Murtosa - Torreira

Aveiro - São Jacinto

Ílhavo - Barra, Costa Nova

Vagos - Areão, Vagueira

Mira - Mira, Poço da Cruz

Cantanhede - Tocha

Figueira da Foz - Relógio, Cova Gala, Leirosa

Pombal - Osso da Baleia

JF Aldeia Viçosa - Aldeia Viçosa

Mação - Carvoeiro

Penela - Louçainha

Alcobaça - Légua

Caldas da Rainha - Praia do Mar

Lourinhã - Porto Dinheiro, Vale Mitão

Peniche - Baleal Norte e Sul, Consolação, Cova de Alfarroba, Medão (Supertubos), Gambôa

Torres Vedras - Santa Rita Norte, Centro (Santa Cruz)
Mafra - Calada, Ribeira de Ilhas, São Lourenço, Foz do Lizandro, Baleia

Sintra - Adraga, Grande, Magoito, São Julião

Cascais - Moitas, Grande do Guincho, Crismina, São Pedro do Estoril, Tamariz

Almada - Mata, Rei, Cabana do Pescador, Sereia, Rainha

Sesimbra - Califórnia, Moinho de Baixo (Meco), Ouro

Grândola - Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia Mar

Santiago do Cacém - Costa de Santo André

Gavião - Quinta do Alamal
Sines - Vasco da Gama, São Torpes, Morgavel, Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro

Odemira - Zambujeira, Carvalhal, Vila Nova de Mil Fontes (Furnas)

Aljezur - Arrifana, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar

Lagos - Dona Ana, Luz, Meia-Praia
Olhão - Armona Mar

Loulé - Quinta do Lago, Vale de Lobo, Ancão, Vilamoura, Quarteira, Garrão Nascente, Garrão Poente Duna

Faro - Barreta, Culatra-Mar, Ilha do Farol-Mar

Tavira - Barril, Cabanas-Mar, Terra Estreita, Ilha de Tavira-Mar

V.R. Santo António - Santo António, Manta Rota, Monte Gordo, Lota

Portimão - Alvor, Rocha, Três Castelos, Alvor Nascente

Lagoa - Senhora da Rocha, Vale de Centeanes, Caneiros

Albufeira - Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, São Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Santa Eulália, Maria Luísa, Olhos d'Água, Belharucas, Falésia, Falésia Alfamar, Rocha Baixinha Oeste e Leste


Açores

Angra do Heroísmo - Cinco Ribeiras, Negrito, Silveira, Salga, Prainha (Angra)

Praia da Vitória - Biscoitos, Escaleiras, Grande, Prainha, Porto Martins

Vila do Porto - Formosa, Maia, São Lourenço

Ponta Delgada - Milícias, Pópulo

Lagoa - Zona Balnear de Lagoa

Vila Franca do Campo - Água d'Alto, Corpo Santo, Prainha de Água d'Alto, Vinha da Areia

Ribeira Grande - Areal de Santa Bárbara

Horta - Almoxarife, Varadouro


Madeira

Calheta - Calheta

Funchal - Barreirinha, Lido, Clube Naval, P. Gorda-P. do Governador, Formosa

Ponta do Sol - Ponta do Sol, Madalena do Mar

Porto Moniz - Porto Moniz

Porto Santo - Fontinha

Ribeira Brava - Ribeira Brava

Santa Cruz - Galo do Mar, Palmeiras

Santana - Ribeira do Faial

São Vicente - Ponta Delgada


Marinas

Viana do Castelo, Cascais, Porto de Recreio de Oeiras, Tróia, Sines, Lagos, Portimão, Vilamoura, Albufeira, Funchal, Quinta do Lorde, Horta, Pêro Teive, Angra, Vila e Praia da Vitória

Quanto vale uma vida?


No final deste post podem chamar-me demagogo as vezes que quiserem. Será para o lado que vou dormir melhor.

De acordo com as várias agências noticiosas e restantes meios de comunicação, pelo menos 22 mil pessoas morreram na sequência da passagem do ciclone 'Nargis' em Myanmar, ou Birmânia como preferirem. As autoridades do país - as mesmas que não permitem a liberdade de opinião e evitam a democracia a todo o custo perante a passividade da comunidade internacional - admitem que este número pode ainda ser mais elevado. Há 40 mil desaparecidos e dois milhões de pessoas poderão ter sido afectadas por esta calamidade. A situação é tão grave que a Junta Militar que governa este país asiático abriu finalmente as fronteiras para que a ajuda humanitária possa entrar no território.

22 mil mortos, 40 mil desaparecidos, 2 milhões de afectados.
A notícia passa em rodapé nas televisões portuguesas e estrangeiras. Na rádio, leva 15 a 30 segundos a ser comentada. Nos jornais, meia, uma página. Vá lá, um especial de duas páginas na melhor das hipóteses.

22mil mortos, 40 mil desaparecidos, 2 milhões de afectados.
Se fosse na Europa ou nos EUA, o mundo pararia. Não se iria falar de outra coisa: os mártires, as histórias de vida, a solidariedade, a força dos cidadãos, os heróis, o drama, o horror, a catástrofe. Qualquer coisa do género Katrina em New Orleans, atentados de Madrid, Londres ou Nova Iorque. Mas aconteceu em Myanmar, onde a vida de um ser humano não tem o mesmo valor da vida de um ocidental.

05/05/08

El Dorado


De acordo com um relatório da OCDE sobre migrações internacionais, há cinco milhões de portugueses a viver e a trabalhar no estrangeiro. Ao que consta, as coisas em Portugal estão tão más que tiveram de procurar melhores condições de vida fora do país. Estão espalhados um pouco por todo o Mundo, mas qual será, na vossa opinião, o melhor país para se trabalhar? Onde é que um português poderá alcançar melhor resultados? Não esquecer que a falta de produtividade de que somos acusados em território nacional se transforma em consideráveis elogios sempre que passamos a fronteira. Uma semana para votar!

04/05/08

Quem quer casar com a Carochinha?


As urnas estão encerradas. Não vale a pena votar mais. A 'Namoradinha de Portugal' já está escolhida. De acordo com os leitores do blog, Odete Santos foi a eleita. E cá está uma fotografia sorridente da senhora. A camarada Odete teve 41% dos votos, logo seguida da Primeira Dama. Maria Cavaco Silva recebeu 33% das preferências. Manuela Ferreira Leite, a candidata a líder do PSD, ocupa o terceiro lugar do pódio, com 16%. E quanto à antiga companheira de PCP de Odete Santos, Zita Seabra, ficou em último (8%).

Os chicos-espertos



A edição de hoje do JORNAL DE NOTÍCIAS traz mais uma notícia chocante. Não tem nada a ver com atropelamentos em passadeiras, raptos de crianças, ajustes de contas por causa de terras, crimes passionais com ácido à mistura. Mas é igualmente chocante. De acordo com o JN - podem ler aqui - há 6000 gerentes e directores de empresas em Portugal que declararam às Finanças ganhar apenas o salário mínimo. Nestas empresas, nenhum funcionário tinha um ordenado inferior ao do patrão. Mas há mais. Estes dados são referentes ao ano de 2006, quando o salário mínimo era de 385,90 euros. Com o devidos descontos, estes senhores gerentes e directores levavam para casa 343 euros por mês. Fuga ao fisco, falcatrua, mentira, aldrabice, má-fé, chico-espertismo, falta de carácter, aproveitamento, oportunismo. Chamem o que quiserem. E quem paga os seus impostos devidamente, ainda tem que andar a sustentar estes senhores? Este país já tem problemas que cheguem e não precisa de gente assim. Façam o favor de sair, não fazem cá falta.

03/05/08

Jornalismo Positivo Mundial / World Positive Jounalism



Esta é a distribuição pelo ciber-mundo dos passageiros deste blog.


This is the cyber-world distribution for this blog's passengers.



Obrigado, Gracias, Merci, Thank You, Arigato, Danke, Grazie

Quatro meses de 'Jornalismo Positivo'.

2,250 passageiros, uma média de 21 por dia e 562,5 por mês.

4151 páginas visitadas, 41 por dia e 1037,5 por mês de média.

Obrigado por fazerem parte desta viagem.

02/05/08

Bater no fundo


Procura-se analista de política internacional que possa explicar a notícia veiculada pela CNN. DE acordo com uma sondagem realizada pela estação de televisão e pela Opinion Research Corporation, 71% dos americanos discordam da actuação de George W. Bush como presidente dos EUA. Nunca nenhum presidente na história dos EUA tinha chegado tão baixo. É o que dizem os números.


WASHINGTON DC (CNN) -- A new poll suggests that President Bush is the most unpopular president in modern American history.

A CNN/Opinion Research Corp. poll shows 71 percent disapprove of President Bush's job performance.

A CNN/Opinion Research Corp. survey released Thursday indicates that 71 percent of the American public disapprove of how Bush is handling his job as president. "No president has ever had a higher disapproval rating in any CNN or Gallup Poll; in fact, this is the first time that any president's disapproval rating has cracked the 70 percent mark," said Keating Holland, CNN's polling director.


From CNN



Mais informações aqui

Méééééééééééé !!!!!!!


Sol, outra vez. E finalmente! Está de volta, a apelar a tardes passadas de óculos escuros, protector solar e muita calma. Seja na praia ou numa bela esplanada citadina. Para quem dispensa estas cansativas actividades, também há cultura. E muita. Além de festas populares, queima das fitas e até mesmo temperaturas negativas. Saiam do sofá!


1 - Este é o último fim-de-semana da Ovibeja 2008. Decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana e já existe há 25 anos. Xutos e Pontapés, Da Weasel e Jorge Palma fazem parte do programa de festas.


2 - Começa hoje a mais famosa Queima das Fitas de Portugal. Em Coimbra, obviamente. Fingertips, Clã, Mind Da Gap, Jorge Palma, Anthony B, David Fonseca, Primitive Reason, Gabriel O Pensador, Mesa e James são alguns dos nomes. Os preços é que não são próprios para estudantes: passes gerais entre 47 e 67 euros. Agradeçam ao Rock in Rio pela inflação no preços dos espectáculos em Portugal.


3 - Termina no próximo domingo a Festa da Dança, em Lisboa. Debates, aulas abertas ao público e espectáculos inéditos são algumas das actividades programadas. Galeria Zé dos Bois, Forum Dança, Bomba Suicida e Terreiro do Paço são alguns dos locais onde se poderá assistir às apresentações.


4 - Com este calor, começam as saudades do Inverno. Ou não. Para os saudosistas, há o Minus 5.º Ice Lounge, um bar onde tudo é feito de gelo e a temperatura está a cinco graus negativos. É no Palácio do Gelo, em Viseu e há roupa disponível para os mais friorentos.


5 - Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Coelhos, Creiro e Arrábida. Praias num dos mais espectaculares parques naturais portugueses. Provavelmente o mais ameaçado de todos, graças à vergonha do cimento e à incompetência de quem manda no Parque Natural. Vão à praia e comprovem os dois lados desta história de beleza natural e estupidez ambiental.

01/05/08

Vade Retro Supermercado!


Católicos contra a abertura dos hipermercados aos domingos. É esta a linha mestra do artigo publicado hoje, Dia do Trabalhador, no jornal PÚBLICO. A Liga Operária Católica (LOC) e Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas, defendem que o domingo deve ser um dia vocacionado para a família, logo as grandes superfícies devem estar encerradas. A coordenadora nacional da LOC, Fátima Almeida, relembra que os funcionários dos hipermercados também têm famílias, embora constate que "esses espaços comerciais sejam uma espécie de centros de culto" para as famílias modernas. Torgal Ferreira vai mais longe e defende que deve haver o "cumprimento de valores sociais como é o descanso e a tranquilidade que um trabalhador merece". E ainda deixa um recado sobre este assunto: "Com bom senso e grande sensatez, as pessoas deveriam abrir os olhos".

É verdade, senhor bispo. As pessoas deveriam mesmo abrir os olhos. E algumas pessoas deveriam também não querer impor a sua fé aos outros. Neste estado constitucionalmente laico e republicano em que vivemos - Laico: aquele que é hostil à influência, ao controlo da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos - a sua opinião vale tanto como a de qualquer outra pessoa. Seja ela católica ou não.


Seguindo a linha de raciocínio da LOC e do bispo das Forças Armadas, vamos também batalhar para que os hipermercados estejam fechados sempre que houver um bar mitzvah ou sempre que for altura de Ramadão. Não queremos ofender os judeus nem os muçulmanos com a nossa sociedade consumista nas suas alturas de festa ou de jejum.

Quem quiser passar o domingo em família, poderá fazê-lo. Mesmo que os hipermercados estejam abertos. E quanto aos funcionários obrigados a trabalhar, essa é uma questão relacionada com a flexibilidade e polivalência, leis laborais e precariedade no posto de trabalho, matérias sobre as quais poucos ou nenhuns comentários se ouviram da boca da LOC ou de Torgal Ferreira.

Livre arbítrio, possibilidade de escolha, capacidade individual de decisão. Ora aí estão algumas qualidades humanas com as quais as religiões e seitas deste mundo nunca souberam lidar muito bem. Talvez esteja mesmo na hora de as pessoas abrirem os olhos.