Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



05/06/08

Ambiente plastificado


Hoje é o Dia Mundial do Ambiente. Boa! E o que foi que fizemos hoje em favor do ambiente? E ontem? E amanhã, iremos fazer alguma coisa? Podemos começar por andar mais a pé, reciclar o lixo lá em casa, fazer trabalho voluntário em prol de associações ambientais, defender até à exaustão a ecologia, combater as empresas poluentes, plantar árvores, praguejar contra quem não assina o Protocolo de Quioto, insultar quem não o cumpre... Enfim, podemos fazer tanta coisa e acabamos por não fazer nada.

Que tal começarmos com pequenos gestos? O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional decidiu iniciar hoje uma campanha de sensibilização nos super e hipermercados para a redução do consumo de sacos de plástico. É uma boa ideia! Parabéns! Vamos trocar os sacos plásticos por outros que possam ser reutilizados. É um pequeno passo, mas é um passo em frente.


04/06/08

Despojos do dia

No dia em que Barack Obama garante o lugar de candidato democrata à presidência dos Estados Unidos da América, passam exactamente 19 anos desde o massacre da Praça de Tiananmen, em Pequim. Parece não ter nada a ver, mas a esperança é o denominador comum.

Esperança no primeiro negro a ser candidato à Casa Branca por um dos grandes partidos americanos. E esperança em que a China seja um país que respeite os direitos humanos. Talvez um dia, os adeptos da democracia em Pequim possam também gritar: 'Yes, We Can!'

Estação de serviço


Volta-se à carga com o preço dos combustíveis. O problema veio para ficar, por isso já chega de lamentos. Vamos tentar encontrar soluções. A Autoridade da Concorrência afirma a pés juntos que não existe cartelização entre quem vende gasolina e gasóleo aos portugueses. Dizem os senhores responsáveis por esse organismo que tudo não passa de coincidência, que quando uma sobe o preço e as outras também, é tudo um mero acaso. É bom ainda haver inocência no Mundo. E não só por parte das crianças.

É pois a altura de tentarmos encontrar soluções para os valores praticados nos combustíveis. É disso que trata a sondagem desta semana aqui no blog. Vender o carro, ir viver para o Iraque, boicotar as gasolineiras ou andar a pé e de bicicleta são as opções em cima da mesa, mas qualquer outra sugestão será bem recebida. Vamos a votos!

Meias finais

As expectativas estão altas. No próximo sábado a selecção nacional vai jogar com a Turquia. Será a primeira partida a contar para a fase final do Euro 2008 e metade dos passageiros cá do blog acreditam na 'Vitória Moral, vamos à meia-final" - 50% de votos. Já seria muito bom, sem dúvida, mas este país e os seus habitantes estão fartos de vitórias morais. Nesta coisa do esquizofrenismo futebolístico encontramos a segunda opção mais votada. "Só derrotas e voltamos de rabo entre as pernas" é a hipótese mais provável para 21% dos eleitores. No terceiro lugar das preferências (14%) ficaram as duas outras opções - "Quartos-de-final e roubados pelos árbitros" ou "Campeões, campeões!!!", aquela com que todos sonhamos. De hoje a três dias já vamos começar a entender o que se vai passar na Suíça e na Áustria.

03/06/08

CADA UM TEM O QUE MERECE


Titicaca

Esta Copacabana não tem calçadão, caipirinhas, corpos bronzeados e biquinis reduzidos. Dos cafés e restaurantes não sai o som do samba nem se ouve falar português em tom açucarado. Nesta Copacabana a vida não vale quase zero, não tem que se andar a olhar por cima do ombro e a água não deixa marcas de sal no corpo depois de secar. Aqui, o nível do mar fica lá no fundo, 3820 metros abaixo. Nesta Copacabana não nasceu o fio dental. Este é o berço dos Incas.

A longa viagem de autocarro não deixou marcas de maior. Foram quase 14 horas, com direito a uma paragem de duas na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Meio quilómetro a pé é coisa pouca para voltar ao autocarro, assim o obrigam as autoridades fronteiriças, mas os quase 4000 metros de altitude obrigam a que o passo seja lento.

Só mais tarde, com uma cerveja gelada e truta grelhada, se recupera o fôlego. Em Copacabana, Bolívia, as tardes e as noites passam devagar. Para os viajantes que chegam e partem, este é um ponto de encontro, de descanso, a meio das suas odisseias. Para os que cá moram, a vida continua a ser a de sempre. Tanto na Bolívia como no Peru, a população de origem índia ocupa o degrau mais baixo da escala financeira. Sobrevivem apegados às tradições, tentando ganhar alguma coisa com o turismo e seguindo o exemplo dos seus pais e avós, agricultores e pescadores.

Diz a lenda dos Andes que foi nestas águas que nasceu a civilização inca, quando o Deus Sol ordenou aos seus filhos para encontrarem um local perfeito para o seu povo. Isla del Sol foi a ilha que descobriram no lago Titicaca e onde se mantiveram até à chegada dos espanhóis no século XVI. O resto é a história de confrontos entre indígenas e colonizadores. E nós, portugueses, sabemos muito bem o que isso é.

Hoje, esta mãe continua a levar os filhos para onde quer que vá. Os mais crescidos vão pela mão, atrás e ao lado. Os mais pequenos seguem embrulhados nas mantas que fazem parte do traje tradicional. A vida passa devagar nas margens do Titicaca.

02/06/08

A visão americana

A edição online da cadeia de televisão norte-americana CNN inaugurou uma série de artigos sobre o turismo em Portugal. E começou com Nazaré e Fátima. Rick Steves, o autor ao serviço do Tribune Media Services, fala de um país onde se faz a ponte entre o passado e o futuro. E o seu grande espanto vai para a quantidade enorme de estradas e auto-estradas que o país tem depois da entrada na União Europeia. Coisa que aconteceu em 1986... Steves fala ainda de um Portugal isolado, da mão-de-obra estrangeira, das viúvas que já não se vestem de negro e dos doces conventuais, entre muitos outros assuntos. Há também a referência a Fátima, aos peregrinos e aos altares poeirentos das igrejas portuguesas. E promete mais um artigo na próxima semana, sobre Évora. Confiram tudo aqui.

Mais um mês


Cinco meses já passaram. E vocês continuam a aparecer por cá. Isso só pode ser um bom sinal.
O 'Jornalismo Positivo' precisa das vossas sugestões, comentários e críticas. Não custa nada.
Para já, as contas são fáceis e pequeninas de fazer.
Estamos com uma média mensal de 610 visitantes e pouco mais de 1100 páginas visitadas todos os meses. Sempre a aumentar.
Obrigado a todos!

31/05/08

Vergonha alheia


Não há coisa pior que um talento desperdiçado. Alguém ter um dom na vida, ter a capacidade sublime de tocar os outros e não o fazer. Poder mudar o mundo com uma palavra, com um som, com uma pintura, uma imagem, um acto e não o fazer. Amy Winehouse enganou-me.

Comecei a ouvi-la aos poucos, uma música aqui, outra ali. Não sabia quem era até há cerca de meio ano. Escutava-a na rádio ou na televisão, sempre ao acaso. Não sabia se era branca ou preta, amarela ou vermelha. Mas cada vez que a ouvia sentia qualquer coisa diferente, uma força que não se explica, um timbre que não se entende, um sentimento que não é passageiro.
Tem voz de diva, dei comigo a pensá-lo e a partilhá-lo com os outros. Uma Aretha Franklin, uma Maria Callas, uma Billie Holiday. Poderia ter nascido neste ou noutro século, encantar plateias, deslumbrar multidões, fazer rir e chorar com um piscar de olhos, um gesto, uma nota cantada mais alta ou mais baixa. Mas Amy não quer.

Chegou meia hora atrasada ao palco do parque da Bela Vista, mas isso pouco me importa. Deitou o cigarro para chão, levou o copo numa mão e avançou para o microfone. Balbuciou qualquer coisa enquanto os músicos a tentavam acompanhar. Ou melhor, enquanto os músicos tentavam disfarçar aquilo que já era esperado. Durante quase uma hora arrastou-se pelo palco, caíu, desiludindo quem apostou tudo nela. E, acima de tudo, desiludindo-se a si mesma. Amy não estava em condições. Chorou, pediu desculpa. Disse que deveria ter cancelado o espectáculo.

Não. Não deveria ter cancelado o espectáculo. Que lhe sirva de lição, como não serviu a Janis Joplin ou Elis Regina, a Jim Morison, Ian Curtis ou Kurt Cobain e outras centenas, milhares, milhões de homens e mulheres que desperdiçaram e continuam a desperdiçar o seu talento.

30/05/08

Guitarradas



A revista ROLLING STONE escolheu os 100 melhores temas de sempre com guitarra. A lista é subjectiva, claro, mas há aqui grandes malhas. Confirmem as 10 primeiras e vejam o resto no site da revista!






1. Johnny B. Goode - Chuck Berry


2. Purple Haze - The Jimi Hendrix Experience


3. Crossroads - Cream


4. You Really Got Me - The Kinks


5. Brown Sugar - The Rolling Stones


6. Eruption - Van Halen


7. While My Guitar Gently Weeps - The Beatles


8. Stairway to Heaven - Led Zeppelin


9. Statesboro Blues - The Allman Brothers Band


10. Smells Like Teen Spirit - Nirvana

Eu vou... ficar todo encharcado!


Voltam as sugestões para o fim-de-semana. A chuva é que teima em não se ir embora, mas não vale a pena lamentarmo-nos. Ainda não podemos controlar o tempo. Por isso, vamos aproveitar os próximos dias como se nada fosse. Se estivessem dez graus negativos e neve, seria bem pior. E esta automotivação é dirigida especialmente a quem vai estar esta noite no Parque da Bela Vista, em Lisboa...


1 - Dois anos depois, aí está o Rock in Rio Lisboa. Já não há bilhetes para hoje, mas ainda se encontram para os dias seguintes. Esta noite vão estar, no Palco Mundo, Lenny Kravitz, Amy Winehouse, Ivete Sangalo e Paulo Gonzo. No palco Sunset Rock In Rio estão previstos Philharmonic Weed, Prince Wadada, Ricardo Azevedo, Lúcia Moniz, Sam The Kid e Cool Hipnoise. E quanto à Tenda Electrónica, no menú estão Paul van Dyk, Axwell, Diego Miranda e Mary Zander. Para amanhã e domingo, eis a lista completa: 31 Maio - Bon Jovi, Alejandro Sanz, Alanis Morissette, Skank, NBC, Verónica Larrénne, João Gil, Tito Paris, Marisa Pinto, Expensive Soul, Sara Tavares, Carl Cox, Darren Emerson, Christian Smith, Carlo Dall'Anese; 1 de Junho - Rod Stewart, Joss Stone, Tokio Hotel, Xutos & Pontapés, Just Girls, 4Taste, Docemania, Jazzinho, Melo D, Ala dos Namorados, Rão Kyao, Nancy Vieira, Boss AC, Vitorino, David Morales, Dimitri From Paris, Tony Humphries, Kym Mazelle, Mário Roque e Nuno Leote.


2 - Adriana Calcanhoto volta a Portugal para uma digressão de norte ao centro sul. Depois de Lisboa e Torres Novas, a cantora e compositora brasileira vai estar hoje no Coliseu do Porto. Amanhã será a vez do Pavilhão Multiusos de Guimarães e no domingo calha a vez ao Teatro Aveirense de a receber.


3 - Como a vida não é só música, aqui fica uma sugestão gastronómica. Vila Nova da Barquinha fica a pouco mais de 100 km de Lisboa e a 200 do Porto e no final de uma refeição no 'Recanto da Barquinha' ninguém se vai lembrar desse pormenor. Índia, Angola e Brasil são as influências dos pratos apresentados. Imperdível!


4 - Arranca este fim-de-semana o Douro Blues, 3.º Festival Internacional de Blues de Gaia. A convidada principal é Shemekia Copeland (amanhã à noite), a quem já muitos comparam com Tina Turner. É a filha do guitarrista Johnny Copeland e está a deixar o mundo dos blues de boca aberta. Da lista de convidados constam ainda Chris Jagger (irmão de Mick, o dos Rolling Stones), os portugueses Nobody's Bizness e Budda Power Blues, os Supercharge, Albie Donnelly e Down Home. Concertos no Auditório Municipal de Gaia e no Miradouro da Serra do Pilar.


5 - As Feiras do Livro de Lisboa e do Porto continuam a decorrer. E assim será até 14 de Junho no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e até 10 de Junho no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Livros e autores para todos os gostos.