Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



20/06/08

Ressaca


É a ressaca do Euro. Não se vai falar mais de futebol. O que eu gosto mesmo é de concertos, restaurantes, festas e coisas assim. Por isso, aqui ficam algumas sugestões que não têm nada a ver com futebol. Dicas para o fim-de-semana e também para a semana que vem, para esquecermos as meias-finais do Euro 2008. Chega de futebol, essa modalidade sem interesse nenhum. Ai se o Moutinho tem marcado aquele golo com o joelho...


1 - Rodrigo Leão vai estar no Casino Lisboa, sábado e domingo, com a estreia absoluta de 'Concerto em Sol', a banda sonora para os 50 anos da Estoril Sol. Ao seu lado terá o Cinema Ensemble e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. Scolari não vai estar presente.

2 - A brasileira Maria Rita volta a Portugal para três concertos nos Coliseus, dois em Lisboa (24 e 25 de Junho) e um no Porto (27 de Junho). A ideia é apresentar o álbum 'Samba Meu', ovacionado pelos críticos. Cristiano Ronaldo não vai poder ir.


3 - O antigo guitarrista de Ben Harper vem a Portugal apresentar as suas boas vibrações. Jack Johnson estará no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 26 de Junho com os acordes do Hawai, a filosofia do surf e as canções que fazem sentir bem. Sem stresses. Gilberto Madaíl não consta do programa.


4 - Taberna Grande, em Setúbal. Perto dos 'ferryboats' que partem para Tróia, nasceu um conceito diferente numa cidade que não tem só peixe. Carne, marisco, paellas e muitos petiscos num espaço decorado com gosto. Quaresma não costuma lá jantar.


5 - O Teatro O Bando apresenta 'Saga', uma ópera extravagante. É um trabalho conjunto com a Banda da Armada, da Marinha Portuguesa e estreou ontem no Mosteiro dos Jerónimos. Vai estar em cena até 13 de Julho, é encenada por João Brites e conta, por exemplo, com a presença de Fernando Ribeiro, o vocalista dos Moonspell. O Petit não gosta de ópera.

De olhos bem fechados


Portugal fechou os olhos e sonhou que poderia ser Campeão da Europa. Voltaram as bandeiras às janelas, as recepções aos jogadores, as campanhas publicitárias épicas. Durante um mês, desde a ida para o estágio em Viseu até ontem, Portugal manteve os olhos fechados e acreditou que poderia chegar longe. Acreditou que poderia ser aquilo que nunca foi em termos de futebol. O avião partiu para o centro da Europa com uma despedida condigna na Portela. Chegou à Suíça e foi recebido em apoteose pelos milhares de portugueses que lá vivem. Estavam todos de olhos fechados, a desejar com muita força que o seu país lhes desse uma boa razão para se orgulharem e para mostrarem aos outros que vale a pena ser português. Nem que seja apenas pelo futebol.

Turquia e República Checa foram despachados e estava garantido mais um acesso aos jogos decisivos, aqueles que poderiam levar a selecção portuguesa ao patamar mais elevado, o da taça. E lá se fechou os olhos mais uma vez para desejar com muita força que tudo corresse bem. A Suíça foi uma pedra no sapato, até a equipa B deveria ter ganho esse jogo. Mas não ganhou, estavam todos com os olhos fechados a pensar nos quartos-de-final. Era a Alemanha que lá vinha, com treinador na bancada e duas lesões duvidosas que não passavam de 'bluff'. E Portugal acreditou que era possível.

Mas Ricardo fechou os olhos. Uma vez mais...

16/06/08

Bem informados




Quem anda neste meio, sabe bem o que é ligar a televisão para saber o que se passa no Mundo. Por vezes parece até uma necessidade física, um vício. Tentar ver as aberturas de todos os "telejornais", comparar alinhamentos e formas de dar as mesmas notícias, tudo vale para quem não dispensa estar bem informado. A oferta na televisão portuguesa é vasta, por isso vamos tentar saber qual o canal que vocês preferem para ver as notícias. Qual aquele que presta o melhor serviço nessa área? Têm uma semana para dizer de vossa justiça. Basta clicar aqui ao lado.

Enxaqueca

A esquizofrenia patriótica não é fácil de explicar. Umas vezes somos os melhores do Mundo, noutras ocasiões não passamos de uns pobres desgraçados. Foi o que se viu com os resultados da sondagem da semana passada aqui no blog. Questinados sobre o que é ser português, os passageiros do 'Jornalismo Positivo' optaram na sua maioria pela hipótese 'Uma dor de cabeça', (36%). Logo a seguir, e tecnicamente empatadas, ficaram as opções 'Um orgulho indisfarçável' e 'Um estado de espírito', ambas com 27%. E o último lugar foi para a aziaga hipótese 'Um azar que nunca vem só', com 9% dos votos. E assim se sentiu o pulso ao vosso patriotismo. Obrigado!

11/06/08

Sou camionista, sou o maior


Atropelamentos, morte, camiões incendiados, ameaças, apedrejamento, coacção, filas nas bombas de gasolina, aviões sem combustível, greves. Nos últimos dias temos assistido a alguns dos momentos mais tristes da democracia portuguesa. A luta pelas melhores condições dos camionistas e das empresas de transporte de mercadorias tem aberto noticiários e feito capas de jornais. Num país que se diz democrático, todas as vozes, todas as opiniões têm que ser ouvidas e respeitadas. Não é o que se passa.


Na luta pelos seus objectivos, os elementos dos piquetes de greve dos camionistas têm dado maus exemplos de civismo. Qualquer que seja a causa, nada justifica que não se possa ter uma opinião contrária. É o que se tem passado. Os piquetes de camionistas interpelam os seus colegas de trabalho e aconselham-nos a encostar à berma. Não pela causa que defendem, mas porque talvez seja melhor fazerem isso, não vá o camião cair numa valeta ou ser apedrejado. Mas o que é isto? Onde é que vivemos?


As greves são necessárias, são uma forma de mostrar discordância em relação à situação laboral, mas doa a quem doer, só faz greve quem quer. Ninguém é obrigado a fazê-lo. Aos poucos, a greve vai acabar, os camiões vão voltar a circular e a situação irá voltar à normalidade. Depois dos camionistas serão os agricultores a protestar, depois os taxistas, os profissionais liberais, os particulares. Todos. Mas ficarão estes exemplos de sectarismo, corporativismo exacerbado a fazer lembrar os tempos dos caciques. Há pessoas que ainda não sabem o que é a democracia. E já passaram 34 anos...

09/06/08

Ser português


Estamos quase no 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na Suíça, esse feriado foi comemorado ontem, mas o dia correcto será mesmo amanhã. Por isso, e durante a próxima semana, vamos falar de patriotismo. Ou da falta dele. O que é ser português? É esse o desafio para a sondagem desta semana cá no blog. Estão quatro hipóteses em cima da mesa, à distância de um clique, como se costuma dizer insistentemente no mundo da internet. E seria simpático poder contar com a vossa opinião. Bandeiras à janela, futebol, passado glorioso, presente tremido e futuro esperançoso, este é um país onde tudo acontece. Os portugueses adoram mostrar o seu orgulho sempre que a selecção nacional joga e ganha, mas tirando o futebol, afinal o que é ser português?

Corda aos sapatos

Vocês decidiram, está decidido. 'Andar a pé e de bicicleta' é a melhor forma de combater o aumento de preços dos combustíveis. Foi essa a opinião de 46% dos passageiros deste blog. Em segundo lugar na lista de opções ficou o boicote às gasolineiras, com 30% das preferências. A situação é tão calamitosa que 15% de vocês escolheu a hipótese 'Vender o carro'. E apenas 7% levou a coisa ao extremos de preferir 'Ir viver para o Iraque'. A gasolina e o gasóleo lá são mais baratos, é verdade, mas talvez seja essa a única vantagem do país. Por enquanto, claro, enquanto não chega a democracia...

07/06/08

Um americano no Alentejo


Mais uma vez, a CNN volta à carga com o turismo em Portugal. Está na edição online. Desta vez, Rick Steves foi a Évora e disserta sobre o Alentejo, como podem comprovar aqui. Deixo-vos apenas um breve excerto do referido artigo. História, tradição, cortiça, fado e uma breve análise aos alentejanos pelos olhos de um americano...


"The people of Alentejo are uniformly short, look at tourists suspiciously, and are the butt of jokes in this corner of Europe."


In CNN

06/06/08

Surpresa!


Querem ser surpreendidos como há muito tempo não o são?


Querem ouvir uma coisa nova sem olhar a nomes, editoras, países? Só pela música?


É fácil!


Cliquem aqui.


E fixem o nome: MAZGANI

Cheira a festa!


E assim se chega a mais um fim-de-semana. Aproveitem bem os próximos dias, gozem-nos até à exaustão porque depois vem pelo menos um feriado na terça-feira. Para os sortudos que trabalham em Lisboa, há outro na próxima sexta-feira. E os Santos Populares estão a chegar.


1 - Hoje é o último dia da edição de 2008 do Rock in Rio Lisboa. No Parque da Bela Vista, a partir das 16h, as portas irão abrir-se para receber a última leva de artistas: Linkin Park, The Offspring, Muse, Kaiser Chiefs e Orishas no Palco Mundo. Caim, Brothers of Brazil, Buraka Som Sistema, Deize Tigrona, Bruno M, Clã e Pato Fu no Palco Sunset. DJ Vibe, Sasha & Digweed, Ricciardi e Stereo Addiction na Tenda Electrónica.


2 - Amanhã Portugal vai parar. Começa o Euro 2008. O primeiro jogo da selecção é com a Turquia, a partir das 19h45 com transmissão em directo na TVI. Preparem-se as cervejas e os petiscos, amanhã é Dia de Selecção.


3 - Mais um ano, mais uma edição Serralves em Festa, no Porto. Neste sábado, às oito da manhã, a Fundação Serralves inicia 40 horas de música, teatro, performances e muito mais em sessões contínuas. E alguns nomes presentes prometem festa animada: Wire, Konono Nº 1, Pase Rock & Darko, DJ Koze, Bennie Wallace, Tropa Macaca, Dirty Projectors, Neung Phak e Dan Deacon. A entrada é gratuita. Saibam mais em http://www.serralvesemfesta.com/


4 - Estreou ontem e promete ser um caso de sucesso nos cinemas de todo o Mundo. 'Sexo e a cidade', com Sarah Jessica Parker, Kim Catrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon. Já brilharam na televisão e agora aumentaram o ecrã.


5 - A sugestão gastronómica vai para Setúbal. À saída dos ferryboats que vêm de Tróia, na fileira de restaurantes junto à estrada, há um que destaca. É o Cais 56. Choco frito, claro e as maravilhosas pizzas rectangulares. Uma mistura estranha, mas que resulta quase na perfeição.