Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



30/06/08

Por supuesto!




Melocotón, viejo, cangrejo, cacauetes, caña, tinto de verano são algumas das palavras a que acho piada em espanhol. Perdão, em castelhano. Há coisas que só eles têm. E nós continuamos a não querer aprender. Gosto mesmo desta coisa de ser português. Gosto dos 15 minutos de atraso socialmente instalados, admiro o final da tarde de um dia de semana numa esplanada com vista para uma cerveja, adoro noites quentes de Verão passadas na rua a conversar, os chinelos nos pés e os óculos de sol sempre presentes. Mas o que eu gostava mesmo era que aprendessemos qualquer coisa com Espanha e com os espanhóis. Mas não o falar alto demais, o usar quantidades exageradas de perfume ou as touradas. Gostava que tivéssemos indústrias de cinema e musical com qualidade, reputação que vale milhões a nível internacional, pujança financeira, um salário mínimo digno, uma mentalidade ganhadora, que não tivéssemos vergonha de ser portugueses. Não gostava que fossemos duas partes desiguais de um mesmo país, gosto demasiado de Portugal e de ser português para que isso aconteça. Nem sonho com um país à imagem da Noruega, rico, competente e triste. Quero o melhor de dois mundos para Portugal: a descontração, o desenrascanço, sucesso e bem estar económico. Como isso não parece possível, já me contentava com qualquer coisa de bom que os espanhóis têm e nós não. Pode ser a taça de Campeões da Europa...

Época de estupidez

Terminou o Campeonato da Europa de futebol, voltam os problemas de sempre, aqueles que nunca deixaram de existir. Mas o português está cansado, não quer ouvir falar mais do Euro, nem da diminuição do IVA ou do aumento da taxa de desemprego. Agora, o português quer ir de férias, quer encher o Algarve de confusão, de filas de trânsito, de copos e praia e de festas do social. É isso mesmo, está a chegar a 'Silly Season', aquela época ridícula em que as notícias têm outro valor. Para lá de incêndios, vaga de calor e leves tricas políticas, há acontecimentos extraordinários que podem marcar um Verão. Já tivemos Cristiano Ronaldo e Merche Romero de férias com pouca roupa, Cavaco a subir a um coqueiro, Soares em cima de uma tartaruga e a falar com uma estrangeira na praia do Vau. E ela sem a parte de cima do biquini. Também temos consntantemente as férias dos futebolistas, o China e Vilamoura. Mas este ano queremos mais. Por isso, peço-vos que colaborem na sondagem desta semana. Dos quatro acontecimentos previstos para acontecer entre Julho e Agosto deste ano pelo Departamento de Futurologia do 'Jornalismo Positivo', apenas um terá as honras de fotografia do ano. Ajudem a decidir qual será - Sócrates de tanga, Ferreira Leite em biquini, Cavaco na Festa do Avante ou Scolari e Ricardo de férias na Alemanha.

Boas notícias

A questão colocada prendia-se com o tratamento da informação em cada um dos canais televisivos portugueses. E houve um empate técnico. RTP 1 e SIC Notícias foram os vossos preferidos, com 31% dos votos para cada um. Ou seja, notícias é na televisão do Estado e no canal noticioso de Carnaxide. O segundo canal estatal, a RTP2 ficou posicionado logo a seguir com 21% dos votos, seguindo-se a RTPN (10%) e a SIC (5%). Curiosamente, a TVI - o canal com mais audiências e share em Portugal - não recebeu qualquer voto.

20/06/08

Ressaca


É a ressaca do Euro. Não se vai falar mais de futebol. O que eu gosto mesmo é de concertos, restaurantes, festas e coisas assim. Por isso, aqui ficam algumas sugestões que não têm nada a ver com futebol. Dicas para o fim-de-semana e também para a semana que vem, para esquecermos as meias-finais do Euro 2008. Chega de futebol, essa modalidade sem interesse nenhum. Ai se o Moutinho tem marcado aquele golo com o joelho...


1 - Rodrigo Leão vai estar no Casino Lisboa, sábado e domingo, com a estreia absoluta de 'Concerto em Sol', a banda sonora para os 50 anos da Estoril Sol. Ao seu lado terá o Cinema Ensemble e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. Scolari não vai estar presente.

2 - A brasileira Maria Rita volta a Portugal para três concertos nos Coliseus, dois em Lisboa (24 e 25 de Junho) e um no Porto (27 de Junho). A ideia é apresentar o álbum 'Samba Meu', ovacionado pelos críticos. Cristiano Ronaldo não vai poder ir.


3 - O antigo guitarrista de Ben Harper vem a Portugal apresentar as suas boas vibrações. Jack Johnson estará no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 26 de Junho com os acordes do Hawai, a filosofia do surf e as canções que fazem sentir bem. Sem stresses. Gilberto Madaíl não consta do programa.


4 - Taberna Grande, em Setúbal. Perto dos 'ferryboats' que partem para Tróia, nasceu um conceito diferente numa cidade que não tem só peixe. Carne, marisco, paellas e muitos petiscos num espaço decorado com gosto. Quaresma não costuma lá jantar.


5 - O Teatro O Bando apresenta 'Saga', uma ópera extravagante. É um trabalho conjunto com a Banda da Armada, da Marinha Portuguesa e estreou ontem no Mosteiro dos Jerónimos. Vai estar em cena até 13 de Julho, é encenada por João Brites e conta, por exemplo, com a presença de Fernando Ribeiro, o vocalista dos Moonspell. O Petit não gosta de ópera.

De olhos bem fechados


Portugal fechou os olhos e sonhou que poderia ser Campeão da Europa. Voltaram as bandeiras às janelas, as recepções aos jogadores, as campanhas publicitárias épicas. Durante um mês, desde a ida para o estágio em Viseu até ontem, Portugal manteve os olhos fechados e acreditou que poderia chegar longe. Acreditou que poderia ser aquilo que nunca foi em termos de futebol. O avião partiu para o centro da Europa com uma despedida condigna na Portela. Chegou à Suíça e foi recebido em apoteose pelos milhares de portugueses que lá vivem. Estavam todos de olhos fechados, a desejar com muita força que o seu país lhes desse uma boa razão para se orgulharem e para mostrarem aos outros que vale a pena ser português. Nem que seja apenas pelo futebol.

Turquia e República Checa foram despachados e estava garantido mais um acesso aos jogos decisivos, aqueles que poderiam levar a selecção portuguesa ao patamar mais elevado, o da taça. E lá se fechou os olhos mais uma vez para desejar com muita força que tudo corresse bem. A Suíça foi uma pedra no sapato, até a equipa B deveria ter ganho esse jogo. Mas não ganhou, estavam todos com os olhos fechados a pensar nos quartos-de-final. Era a Alemanha que lá vinha, com treinador na bancada e duas lesões duvidosas que não passavam de 'bluff'. E Portugal acreditou que era possível.

Mas Ricardo fechou os olhos. Uma vez mais...

16/06/08

Bem informados




Quem anda neste meio, sabe bem o que é ligar a televisão para saber o que se passa no Mundo. Por vezes parece até uma necessidade física, um vício. Tentar ver as aberturas de todos os "telejornais", comparar alinhamentos e formas de dar as mesmas notícias, tudo vale para quem não dispensa estar bem informado. A oferta na televisão portuguesa é vasta, por isso vamos tentar saber qual o canal que vocês preferem para ver as notícias. Qual aquele que presta o melhor serviço nessa área? Têm uma semana para dizer de vossa justiça. Basta clicar aqui ao lado.

Enxaqueca

A esquizofrenia patriótica não é fácil de explicar. Umas vezes somos os melhores do Mundo, noutras ocasiões não passamos de uns pobres desgraçados. Foi o que se viu com os resultados da sondagem da semana passada aqui no blog. Questinados sobre o que é ser português, os passageiros do 'Jornalismo Positivo' optaram na sua maioria pela hipótese 'Uma dor de cabeça', (36%). Logo a seguir, e tecnicamente empatadas, ficaram as opções 'Um orgulho indisfarçável' e 'Um estado de espírito', ambas com 27%. E o último lugar foi para a aziaga hipótese 'Um azar que nunca vem só', com 9% dos votos. E assim se sentiu o pulso ao vosso patriotismo. Obrigado!

11/06/08

Sou camionista, sou o maior


Atropelamentos, morte, camiões incendiados, ameaças, apedrejamento, coacção, filas nas bombas de gasolina, aviões sem combustível, greves. Nos últimos dias temos assistido a alguns dos momentos mais tristes da democracia portuguesa. A luta pelas melhores condições dos camionistas e das empresas de transporte de mercadorias tem aberto noticiários e feito capas de jornais. Num país que se diz democrático, todas as vozes, todas as opiniões têm que ser ouvidas e respeitadas. Não é o que se passa.


Na luta pelos seus objectivos, os elementos dos piquetes de greve dos camionistas têm dado maus exemplos de civismo. Qualquer que seja a causa, nada justifica que não se possa ter uma opinião contrária. É o que se tem passado. Os piquetes de camionistas interpelam os seus colegas de trabalho e aconselham-nos a encostar à berma. Não pela causa que defendem, mas porque talvez seja melhor fazerem isso, não vá o camião cair numa valeta ou ser apedrejado. Mas o que é isto? Onde é que vivemos?


As greves são necessárias, são uma forma de mostrar discordância em relação à situação laboral, mas doa a quem doer, só faz greve quem quer. Ninguém é obrigado a fazê-lo. Aos poucos, a greve vai acabar, os camiões vão voltar a circular e a situação irá voltar à normalidade. Depois dos camionistas serão os agricultores a protestar, depois os taxistas, os profissionais liberais, os particulares. Todos. Mas ficarão estes exemplos de sectarismo, corporativismo exacerbado a fazer lembrar os tempos dos caciques. Há pessoas que ainda não sabem o que é a democracia. E já passaram 34 anos...

09/06/08

Ser português


Estamos quase no 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na Suíça, esse feriado foi comemorado ontem, mas o dia correcto será mesmo amanhã. Por isso, e durante a próxima semana, vamos falar de patriotismo. Ou da falta dele. O que é ser português? É esse o desafio para a sondagem desta semana cá no blog. Estão quatro hipóteses em cima da mesa, à distância de um clique, como se costuma dizer insistentemente no mundo da internet. E seria simpático poder contar com a vossa opinião. Bandeiras à janela, futebol, passado glorioso, presente tremido e futuro esperançoso, este é um país onde tudo acontece. Os portugueses adoram mostrar o seu orgulho sempre que a selecção nacional joga e ganha, mas tirando o futebol, afinal o que é ser português?

Corda aos sapatos

Vocês decidiram, está decidido. 'Andar a pé e de bicicleta' é a melhor forma de combater o aumento de preços dos combustíveis. Foi essa a opinião de 46% dos passageiros deste blog. Em segundo lugar na lista de opções ficou o boicote às gasolineiras, com 30% das preferências. A situação é tão calamitosa que 15% de vocês escolheu a hipótese 'Vender o carro'. E apenas 7% levou a coisa ao extremos de preferir 'Ir viver para o Iraque'. A gasolina e o gasóleo lá são mais baratos, é verdade, mas talvez seja essa a única vantagem do país. Por enquanto, claro, enquanto não chega a democracia...