Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



24/07/08

Diferentes e iguais


Agora que os acontecimentos no bairro da Quinta da Fonte, Loures, tendem a desaparecer da comunicação social e deixam de fazer parte das capas de jornais e das aberturas dos noticiários, talvez se possa falar do assunto.

Há cerca de oito meses, fiz um trabalho com os elementos da esquadra da PSP de Sacavém para a revista NS - Notícias Sábado. Passei alguns dias e noites com os polícias encarregues de patrulhar, entre outros locais problemáticos, a Quinta da Fonte e pude presenciar a tensão étnica e social que se vive naquele bairro, à semelhança do que acontece com tantos outros.

Os habitantes do bairro foram para ali levados para que se pudesse construir a Expo 98. Tiveram que ser realojados e ali se construíram blocos de apartamentos, ruas, pracetas e becos para onde foram viver portugueses com as mais variadas raízes - europeias, africanas ou ciganas - bem como cidadãos estrangeiros vindos da Índia ou Paquistão. O cadinho cultural no seu melhor.

Quem os juntou, esqueceu-se dos conflitos sociais e étnicos, do desemprego, da toxicodependência, do pequeno crime. Esqueceu-se que não basta dar casas e realojar, é preciso ensinar a pescar.
Na Quinta da Fonte, os prédios foram construídos sem pensar na segurança das populações. O que deveria ser um espaço aberto, iluminado e seguro, é um conjunto de arcadas e recantos, locais propícios ao ajuntamento de grupos de rapazes e raparigas que nada fazem na vida além de passar o dia a fumar charros, beber cervejas ou planear investidas fora do bairro para assaltos e furtos a quem se intrometer no seu caminho. Os pais trabalham todo o dia na construção civil e nas limpezas. Eles e elas, brancos, pretos ou ciganos - com honrosas excepções - deixaram cedo a escola e tomaram diferentes caminhos. Umas vezes levados pelas curvas e contracurvas da sociedade, outras vezes escolhendo o próprio - e mau - caminho.

Tiros, armas apontadas, combate nas esquinas, imagens gravadas e passadas uma e outra vez. Casas assaltadas e vandalizadas. Nem outra coisa seria de esperar. E depois, as vítimas. Os mesmos ciganos que foram vistos a trocar tiros com o grupo de africanos, são os que agora se queixam. Abandonam as casas, acampam em frente à Câmara Municipal, exigem novas habitações, exigem segurança, exigem que o Estado actue, exigem comida para as crianças. Exigem, apenas exigem, depois de anos e anos a não quererem fazer parte do Bem Comum.

Nesta história não existem inocentes. Em causa estará, alegadamente, um negócio de droga que correu mal, uma venda onde faltaram dois quilos de produto para o dinheiro entregue. Um grupo tentou vigarizar o outro e a vingança veio para as ruas. Africanos e ciganos, todos eles portugueses, não souberam viver em sociedade e agiram à margem da lei.
Todos diferentes, todos iguais, mas com os mesmos direitos e deveres.

23/07/08

Ainda te lembras?


O site Disco Digital informa que, na próxima semana, a editora Farol vai lançar o quarto volume da série 'O Melhor do Pop/Rock Português'. A década de 80 é a grande homenageada e os temas escolhidos são daqueles que todos lembram. Pelo menos os que têm idade para tal. Os revivalistas do rock português vão dar pulos de contentes. E aqui fica o alinhamento para aguçar o apetite e matar saudades:


1 GNR - Efectivamente

2 Sétima Legião - Por Quem Não Esqueci

3 Ban - Dias Atlânticos

4 Heróis do Mar - Só Gosto de Ti

5 António Variações - Canção de Engate

6 Lena D'Água - Tu Aqui

7 Mler If Dada - L' Amour Va Bien Merci

8 Rádio Macau - Elevador da Glória

9 Xutos & Pontapés - Não Sou O Único

10 Peste & Sida - Paulinha

11 Albatroz - O Júlio É Um Duro

12 Rui Veloso - O Negro do Rádio de Pilhas

13 Trabalhadores do Comércio - Tigres de Bengala

14 Delfins - Baía de Cascais

15 Radar Kadafi - Eu Sei Que Não Sou Sincero

16 Anamar - Feiabonita

17 Golpe de Estado - Rev 25

Que é feito de si?



Mas afinal, o que se terá passado com a miúda? Chovem as versões, contradizem-se as testemunhas, ocultam-se depoimentos, fazem-se acusações, oferecem-se recompensas, puxam-se cordelinhos, lançam-se livros, mas nada.

Não há explicação para o que se passou com Madeleine McCann, desaparecida do Ocean Club da Praia da Luz há mais de um ano.

Por isso, vamos lá saber o que vocês pensam sobre o assunto. É esta a sondagem para os próximos dias. Basta clicarem aqui ao lado. Obrigado

C'um Karadzic!


Radovan Karadzic foi finalmente capturado. Andou 12 anos em fuga, acusado de genocídio e de crimes de guerra, mas afinal esteve sempre à vista. O ex-líder dos sérvios bósnios viveu de forma descontraída e normal em Belgrado enquanto a comunidade internacional exigia a sua captura. Usava a identidade falsa de Dragan Dabic, trabalhava numa clínica de medicina alternativa na capital da Sérvia, escrevia para uma revista de saúde e foi capturado quando circulava num autocarro.


Karadzic, 63 anos, é acusado de ter planeado o pior massacre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, em Srebrenica quando pelo menos oito mil muçulmanos foram assassinados de forma bárbara. Agora, espera-se a extradição de Karadzic para o Tribunal Pena Internacional de Haia, Holanda, onde será julgado pelos seus crimes. Além de ser uma excelente notícia para a Humanidade, este é um passo em frente nas aspirações da Sérvia em tornar-se país membro da União Europeia. O que é lamentável é que se tenha tido de esperar 12 anos para se começar a fazer justiça sobre uma dos conflitos mais sangrentos ocorridos na Europa. Nos anos 90, existiam campos de concentração, execuções sumárias, perseguições religiosas e violações bárbaras a pouco mais de duas de distância de Lisboa. E nada se fez para impedir isso.

Vamos a la playa

E a melhor praia do Algarve é.... "Outra" Um terço dos participantes na sondagem cá do blog não concordaram com nenhuma das opções apresentadas. Mas esqueceram-se de dizer qual seria essa outra. E era tão fácil, bastava ter deixado um comentário ao post. É pena. O que vale é que outro terço dos votantes escolheram a "Praia da Falésia", contribuindo assim para um empate técnico com 33%. Logo a seguir surge a Ilha de Tavira, com 22% das intenções de voto, e Meia-Praia, em Lagos, com 11%. Quanto a Monte Clérigo, em Aljezur e Três Castelos, em Portimão, não tiveram direito a qualquer preferência. É a vida...

11/07/08

Por que no te Callas?


Parece que vai chover, mas pode ser que não. Ou pode ser que sim. É esta a cienificamente comprovada previsão do departamento meteorológico cá do blog para este fim-de-semana. Em qualquer dos casos, há sempre qualquer coisa que se possa fazer, certo? Aí estão as sugestões. Divirtam-se!


1 - O festival Alive! 2008 já começou e hoje a noite é... heterogénea, no mínimo. Bob Dylan, Within Temptation, The John Butler Trio, Buraka Som Sistema ou Nouvelle Vague são alguns dos convidados. E amanhã a festa continua graças a Ben Harper, Neil Young, Donovan Frankenreiter ou Xavier Rudd. São 45 euros por dia ou 80, em Oeiras.


2 - É inaugurada hoje, no Museu da Electricidade, em Lisboa, 'Maria Callas - A Exposição de Lisboa'. Vestidos famosos ou cartas trocadas com Onassis ou Pasolini são alguns dos items que poderão ser apreciados até 21 de Setembro. Maria Callas esteve em Portugal há 50 anos, quando se apresentou no Teatro Nacional de São Carlos. A entrada é livre.

3 - Mayra Andrade, hoje no Jardim do Marquês de Pombal, em Oeiras, e Ana Moura, amanhã no Jardim do Cerco, em Mafra, são as senhoras que se seguem no alinhamento do Cool Jazz Fest. Preços entre 15 e 60 euros.


4 - Gostam de campismo, das dores nas costas, dos despertares transpirados com o calor da manhã, da fila para os duches, das latas de conserva e do fecho avariado do saco-cama? Óptimo! O Parque de Campismo da Galé, em Melides, é o poiso ideal. A praia é de sonho!


5 - Caracóis, dos bons, bem temperados, grandes mas sem chegarem a ser caracoletas, só no restaurante 'Analídeo', em Setúbal. O segredo do sabor está bem guardado, por isso não há como estas travessas de caracóis. Sem comparação.

09/07/08

Filho da praia


Qual será a melhor praia do Algarve? Complicada a decisão, daí haver seis hipóteses, sendo que uma delas depende inteiramente de vocês. Se não concordarem com nenhuma das opções apresentadas (Monte Clérigo, Três Castelos, Meia Praia, Ilha de Tavira e Falésia), basta escolherem 'Outra. Qual?' e deixar o vosso comentário. É esta a sondagem desta semana, numa altura em que já só se consegue pensar em toalhas estendidas no areal, água morna, dias quentes e noites longas. De preferência, num Algarve sem gente. Como isso é impossível, resta-nos sonhar.

Fio dental

Está decidido. O que vocês querem ver este ano é 'Manuela Ferreira Leite em biquini'. Foi esse o desejo de 46% dos passageiros que votaram na sondagem da semana passada aqui do blog. Na lista de improváveis fotografias deste Verão, dois outros momentos empataram no segundo lugar das preferências. E os fotógrafos especializados vão ter que trabalhar bastante para conseguir qualquer uma das imagens. 'Sócrates de tanga' e 'Cavaco na Festa do Avante' receberam 23% dos votos. Em último lugar ficou a opção 'Scolari e Ricardo de férias na Alemanha', com apenas 7%. E assim se abrem as portas da 'Silly Season'.

04/07/08

Um sucesso!

Parabéns ao passageiro 4000. Chegou no momento certo, mas não deixou comentário e assim perdeu a oportunidade única de ganhar um cartão Lisboa Sete Colinas com uma viagem de ida e volta incluída, numa zona do Metro de Lisboa. Temos pena... Ainda por cima a luta foi feroz, com toda a gente a chegar-se atrás para não ficar com o bilhete de metro. Enfim, como compensação pelo vosso esforço, o Grande Prémio passa para o passageiro 5000. Obrigado!

Venha daí o fim-de-semana


Aí estão os mais desejados dias e as mais ansiadas noites da semana. Desta vez com muita música, afinal está a chegar o Verão dos Festivais. Mas também há concertos mais intimistas, noites com DJ e um mergulho a 80 quilómetros do mar. Têm é que sair de casa...

1 - Começa esta noite o Super Bock Super Rock, com a sua edição no Porto. Em Lisboa será no próximo fim-de-semana. Xutos, Orquestra do Hot Clube, ZZ Top, Love and Rockets, David Fonseca, Crowded House e Pete Tha Zouk são os convidados desta noite. Amanhã, também no Parque da Cidade, vão desfilar Jamiroquai, Paolo Nutini, Morcheeba, Jorge Palma, Clã, Brand New Heavies e Sexy Soundsystem. 35 euros por dia, 60 por dois dias e 80 pelos quatro. Nada mau, quando comparado com o Rock in Rio.

2 - Mais um festival, mas este prolonga-se até ao final do mês. O Cool Jazz Fest, em Mafra, Oeiras e Cascais, junta um lote de primeira categoria. No próximo domingo será um dos pontos altos deste ano com a presença do gigante do jazz Herbie Hancock. A lista continua, por exemplo, com Mayra Andrade (dia 11), Ana Moura (dia 12), Kings of Convenience (dia 24), Caetano Veloso (dia 26) ou Diana Krall (dia 30). Preços entre 15 e 60 euros.

3 - António Pinho Vargas está de volta depois de sete anos sem pisar um palco. Amanhã. às 21h no Pequeno Auditório do CCB, em Lisboa, com o álbum 'Imperfeições'. Às 21h com preços entre 12,50 e 15 euros.

4 - Hoje é noite de Rui Vargas e Rui Murka no Bar do Lux, em Lisboa. No piso de baixo, a acção está guardada para o DJ Vibe. Mais uma enchente junto ao Tejo.

5 - Fartos da praia, das filas de trânsito, do sal na pele, dos mesmos sítios de sempre? Óptimo. É a altura ideal para mergulhar no interior de Portugal e conhecer a Praia Fluvial das Rocas, no centro de Castanheira de Pera. Há lá uma piscina de ondas com 2100 m2 com uma ilha, uma albufeira e uma ponte. Só visto!