Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



12/08/08

George W.C. Bush


"A Rússia invadiu um Estado autónomo e vizinho que é liderado por um Governo democrático eleito pelo seu povo. Uma acções destas é inaceitável em pleno século XXI”. Foram estas as palavras utilizadas por George W. Bush para reagir ao conflito entre a Geórgia e a Rússia. Para o presidente norte-americano, esta é uma situação "inaceitável" e que poderá "degradar as relações" entre EUA e Rússia.


O que se passa na Geórgia é, de facto, inaceitável. Os dirigentes e altas patentes militares russas andavam 'mortinhos' por dar uso ao arsenal. Foi a Geórgia, mas poderia ter sido um qualquer dos outros vizinhos com menos poder militar e mediático. A demonstração de força é típica das grandes potências, mas ser George W. Bush ou qualquer outro presidente norte-americano a dar lições de moral é ainda mais estranho.


Nos últimos 50 anos - e cingi-me apenas ao que se passou de 1958 até hoje - eis alguns exemplos de intervenções das forças militares norte-americanas em todo o Mundo.


Panamá 1958
Tropas invadem o país após protestos contra os EUA

Vietname 1960-1975
O que se sabe...

Cuba 1961
Tentativa falhada de invasão

Laos 1962
Operação militar em tempo de guerrilha

Cuba l962
A crise dos mísseis, à beira da III Guerra Mundial

Iraque 1963
CIA organiza golpe de estado, mata o presidente do país e coloca Saddam Hussein no poder

Panamá l964
Tropas americanas disparam contra panamianos que exigiam regresso do Canal à jurisdição panamiana

República Dominicana 1965-66
Entrada de tropas e bombardeamentos durante a campanha eleitoral

Guatemala 1966-67
Forças especiais lutam contra guerrilheiros

Cambodja 1969-75
Tropas, bombardeamentos e intervenção naval que originam 2 milhões de mortos

Chile 1973
Forças norte-americanas e CIA participam em golpe de estado contra Salvador Allende, presidente democraticamente eleito que acaba assassinado e substituído por Augusto Pinochet

Angola 1976-92
Forças especiais apoiam rebeldes e mercenários sul-africanos

Irão 1980
Operação especial para libertar reféns em Teerão.

Líbia 1981
Dois aviões de combate líbios abatidos

El Salvador 1981-92
Forças especiais apoiam governo contra rebeldes

Nicarágua l981-90
Tropas americanas invadem e impedem revolução dos 'Contras',

Líbano 1982-84
Tropas expulsam OLP do território e apoiam os Falangistas. Bombardeamentos

Granada 1983-84
Invasão e bombardeamento após revolução no país

Honduras 1983-89
Criação de bases militares junto às fronteiras do país

Irão 1987-88
EUA intervêm em favor do Iraque na guerra contra o Irão

Filipinas 1989
Auxílio aéreo ao Governo contra golpe de estado

Panamá 1989
Governo nacional contestado por 27 mil soldados americanos, líderes detidos e mais de 2000 presos

Arábia Saudita 1990-91
Forças Armadas norte-americanas contestam Iraque pela invasão do Kuwait. Primeira Guerra do Golfo

Somália 1992-94
Tropas e bombardeamentos em guerra civil.

Jugoslávia 1992-94
Bloqueio naval da Sérvia e Montenegro

Haiti 1994
Tropas atacam governo militar e voltam a colocar o presidente Aristide no poder, três anos depois de um golpe de estado.

Sudão 1998
Ataque com mísseis a fábrica de produtos farmacêuticos, alegadamente uma fábrica terrorista de produção de gás de nervos

Afeganistão 2001
Ataque em massa para derrubar regime Taliban, caçar elementos da Al Qaeda e colocar Hamid Karzai no poder

Iraque 2003
A Segunda Guerra do Iraque, derrube de Saddam

Paquistão 2005
Ataques aéreos contra redutos da Al Qaeda matam civis

Somália 2007
Ataque com mísseis contra rebeldes islâmicos

Enfim...

08/08/08

VENDE-SE


Lê-se hoje no DIÁRIO DIGITAL:


"O Estádio Bessa, no Porto, sede do Boavista Futebol Clube, foi penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) e está desde as 00:00 à venda pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros, informa a DGCI no seu site. Os eventuais compradores terão de entregar proposta até às 11:30 do dia 20 de Novembro de 2008. A abertura das propostas será realizada a partir daquela data, no Porto."


O futebol português é uma coisa extraordinária.

O gigante acordou


Estão neste momento a começar os Jogos Olímpicos de Pequim.

A cerimónia de abertura é uma coisa nunca vista. Se dúvidas houvesse, esta é apenas a amostra daquilo que há muito se previa. A China será a grande potência do século XXI. Será? Já o é.

Em termos populacionais, em termos financeiros, em termos culturais, nenhum país parece poder ter capacidades para disputar a liderança mundial com os chineses. Estados Unidos da América e União Europeia juntas talvez tivessem hipóteses. A agir em separado, não.


E a liderança e hegemonia planetária da China não é coisa boa. Nem a dos EUA ou da União Europeia. As hegemonias, tal como as ditaduras ou os consensos, são perigosas. E ofuscam muitas vezes a verdade. Nos Jogos de Pequim, os mais contestados de sempre devido à violação constante dos direitos humanos na China, vamos assistir ao desfilar dos melhores elementos da espécie humana. Eles e elas são o que de melhor existe, em termos físicos, no Mundo. E vão poder deixar a sua marca fora das pistas, piscinas, relvados, ringues ou pavilhões.


Tal como em 1968, nos Jogos Olímpicos do México, poderá fazer-se história no que respeita a liberdades e garantias do ser humano. Há 40 anos, Tommie Smith e John Carlos, dois velocistas dos EUA - ganharam o ouro e o bronze, respectivamente, na prova de 200 metros. Quando subiram ao pódio, ergueram o punho fechado. Simbolizaram o 'Black Power', a luta pela conquista dos direitos cívicos dos pretos, negros, afro-americanos - como preferirem - nos EUA. Politizaram os Jogos e escandalizaram o Mundo com a sua atitude, alertando a comunidade internacional para o racismo no gigante americano.


Quatro décadas depois, quem terá coragem para levantar a voz contra a ocupação do Tibete? Quem irá denunciar os crimes contra os Direitos Humanos praticados pela China? Quem erguerá o punho contra a perseguição à Oposição e aos dissidentes? Quem irá lembrar Tiananmen?


Na luta de há 40 anos, havia quem tivesse um sonho. Hoje os sonhos são outros, uns mais realizáveis que outros. Eu sonho com um (ou uma) campeão olímpico português. Mas não um ou uma qualquer. Sonho com um campeão olímpico português com consciência política, cívica e humana. Um campeão olímpico que vença a sua competição, suba ao pódio, receba a medalha, escute o hino, chore e nos faça chorar e, no final, mostre uma bandeira do Tibete para mostrar que ainda há gente que não se cala.


07/08/08

De manhã é ouro, à tarde é prata e à noite é bronze


Começam amanhã os Jogos Olímpicos de Pequim - e haverá um post especial sobre isso. O que interessa agora é a sondagem para tentarmos antever o sucesso ou insucesso de Portugal. Vicente Moura, líder do Comité Olímpico de Portugal afirmou que esta missão é a mais bem preparada, com os atletas de maior qualidade e apontou 11 grandes esperanças para as medalhas olímpicas. Será que chegamos às 11? Digam de vossa justiça!

Nuclear sim, obrigado

"Sim, vai ter que ser", a energia nuclear será uma realidade em Portugal. Foi essa a resposta da maioria dos participantes na sondagem desta semana aqui no blog. Foram 50% de votos. Em segundo lugar, com 37% ficou a hipótese "Só se a central nuclear for no Parlamento", uma opção tão válida como qualquer outra. O preço das casas em São Bento começou a baixar... No terceiro posto (12%) ficou o famoso "Sei lá, não percebo nada disso" e ninguém optou por dizer que não queria nuclear em Portugal. "Não, é demasiado perigoso", acabou sem votos naquela que foi a menos concorrida sondagem da história de sete meses do blog. Eu sei, o tema era fraquinho, estamos em Agosto e tal...

01/08/08

Há água em Marte!

A descoberta foi acidental, mas está confirmada pela Nasa. A sonda Phoenix descobriu água em Marte. Em forma de gelo, mas não deixa de ser água. E normalmente, onde há água há vida, mesmo que seja nas suas mais pequenas formas. Dizem as más-línguas que a Phoenix vai continuar em Marte até descobrir petróleo...

Entra Agosto


Este fim-de-semana, vamos falar apenas de música. São quatro as sugestões de Norte a Sul de Portugal. E a quinta hipótese de programinha vai para um restaurante, porque além do espírito convém alimentar também o corpo. E assim se entra no tradicional e dispendioso mês das férias. Para todos aqueles que optam por trabalhar em Agosto, um grande bem haja. Somos uns iluminados!


1 - Paredes de Coura, claro. Só podia. Começou ontem o festival alternativo mais frequentado do país com os Sex Pistols a dominarem os acontecimentos. E hoje há mais razões para rumar ao Minho: The Sounds, The Editors ou Primal Scream, por exemplo. Amanhã será o dia para, entre outros, The Mars Volta, dEUS ou Wraygunn. E quanto a domingo, nada melhor que um tributo a Joy Division, The Lemonheads e Thievery Corporation. Bilhete diário a 40 euros, 70 para o passe total.


2 - Mick Hucknall está de volta a Portugal com a sua banda de sempre. Num registo muito mais comercial que a sugestão anterior, mas a puxar para o revivalismo, eis os Simply Red no Algarve. É hoje à noite, por 30 euros, na Herdade dos Salgados com after-party no Le Club

3 - O Norte volta a dar cartas nos festivais de música. Começa hoje e prolonga-se até domingo a nona edição do Festival Intercéltico de Sendim. A música folk é a rainha do primeiro dia com direito aos espectáculos de Ginga (Portugal), Skanda (Astúrias) ou Luar na Lubre (Galiza). No sábado, destaque para o punk e funk da Kerekes Band, da Hungria. E o festival termina com os mirandeses Pica Tumilho, com aquilo a que alguém resolveu chamar rock agrícola. E apenas por 12,50 euros por noite.


4 - E quanto todos partem para o Sul, as sugestões continuam a Norte. O magistral pianista Herbie Hancock vai ao Porto no próximo domingo. Estará no Palácio de Cristal com um grupo de convidados naquele que será um concerto imperdível. E ainda por cima, é de borla, inserido no Porto Blue Jazz.


5 - Se alguém decidir passar pela península de Tróia a caminho do Algarve, fique a saber que há um restaurante entre a Comporta e o Carvalhal que se chama Dona Bia. Fica à beira da estrada, no lado esquerdo de quem segue de Norte para Sul, e é um achado. Cozinha alentejana, peixe fresco, preços acessíveis e sem salamaleques.

31/07/08

Energia Nuclear?


Os preços de gasóleo e da gasolina andam numa montanha russa. Sobem, descem, voltam a subir e a coisa não parece ter fim à vista. Os países produtores fazem acordos, os compradores levam as mãos à cabeça e os consumidores sofrem na carteira com as variações dos mercados internacionais. A electricidade está mais cara, o gás idem - seja natural ou de botija - e as energias renováveis ganham o seu espaço, mas a uma velocidade de caracol. Por isso, não é de estranhar que se volte a falar de energia nuclear em Portugal. Claro que outros países já optaram por essa solução há mais de 30 anos (o nosso típico atraso histórico) e também tiveram os seus momentos menos bons, mas a hipótese volta à ribalta. Pois é mesmo essa a sondagem desta semana - Concordam com a energia nuclear em Portugal? São quatro as opções em cima da mesa, e para todos os gostos. Basta olhar para a esquerda e clicar numa delas. Obrigado!

30/07/08

Maddie phone home!


A pequena Maddie foi 'levada por extra-terrestres'. É essa a opinião da maioria dos passageiros do 'Jornalismo Positivo', de acordo com a votação da sondagem desta semana aqui no blog. A opção foi escolhida por 36% de vocês, numa disputa até à última hora. Em segundo lugar nas preferências, e cuidado com os possíveis processos judiciais que a família McCann poderá mover, ficou a hipótese de 'Acidente e pais livraram-se do corpo' com 31% das escolhas. A suposição de a miúda ter fugido de casa também estava em cima da mesa e 21% dos votantes não tiveram dúvidas em escolhê-la. Já quanto à opção mais veiculada pela família, amigos, comunicação social inglesa e pelo Primeiro-Ministro Gordon Brown, 'Sequestro por rede pedófila', foi a menos votada - 10%.

Tirem as vossas conclusões.




Petra no sapato


Já está nas bancas a edição de Agosto da revista VOLTA AO MUNDO.


Neste número, destaque para a reportagem de capa, uma viagem com texto meu e fotografias (excelentes, diga-se de passagem) do Paulo Barata, pela Jordânia. Mas há mais, com viagens por Xangai - numa grande reportagem de Paulo Rolão sobre essa China que teima em conquistar o Mundo - e pelo Tibete, pelas mãos de José Rodrigues dos Santos. Em ambos os casos, as fotografias, também elas de extrema qualidade são de Manuel Gomes da Costa. E para quem não esquece o Brasil, há sempre um passeio pela Chapada Diamantina.


Nem só de Petra se deve falar quando nos referimos ao mais calmo dos países do Médio Oriente. Deserto de Wadi Rum, mergulho no Mar Vermelho, Mar Morto, castelos, Lawrence da Arábia e a Rainha Rania também merecem ser destacados. O encontro com a Jordânia durou uma semana e deixou marcas. Além das recordações de um país difícil de esquecer, fica a triste memória desses dias. Enquanto o Mar Morto nos brindava com o seu espectáculo salgado de sensações, em Portugal, por esses dias, morria Torcato Sepúlveda, o homem da voz grave e cavernosa que se emocionava com a amizade.

A reportagem da Jordânia é para ele, para esse viajante da Mente e do Mundo.

Um abraço, Torcas!