Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



18/04/08

Bicho da Madeira


Que papel tem a Primeira Dama na sociedade portuguesa?

Figura decorativa ou de intervenção, Maria Cavaco Silva não é famosa pela sua participação activa ou pelos seus contributos cívicos enquanto esposa do Presidente da República. E volta a mostrar-se em grande estilo - no seu estilo - na viagem presidencial à ilha da Madeira. É o que conta o DIÁRIO DE NOTÍCIAS na sua edição de hoje.


Ontem, Maria Cavaco Silva realizou uma visita paralela com preocupações sociais enquanto o seu marido se dedicava às politiquices da agenda, entre as quais um encontro com os membros da Oposição. Um deles, Edgar Silva, do PCP, entregou a Cavaco, no dia anterior uma cópia de um estudo do ISCTE sobre a pobreza em Portugal. Segundo esse documento, a ilha governada por Alberto João Jardim terá uma média de pobreza superior à média nacional, mais de 83 mil pobres e um grau de risco de pobreza monetária na ordem dos 34%.


Ora bem... Confrontada com os dados do relatório, e de acordo com o DN, a Primeira Dama disse "não gostar de números". E ainda adiantou: "Como não falei com o ISCTE não posso responder. Mas honestamente não acredito nisso. Não li o relatório, nem vou lê-lo! As pessoas da Segurança Social que falaram aqui comigo disseram-me que vão entrar em contacto directo com o ISCTE. Mas isso é com elas, não é comigo. Não é a mulher do Presidente que vai ter com o ISCTE pôr os seus números em causa". A mulher do Presidente da República afirmou ainda que a pobreza na Madeira "não tem significado".


Este relatório de 2005 do ISCTE deu origem ao Plano Nacional para a Acção da Inclusão.

Música e palhaçada


São tantas as coisas para fazer este fim-de-semana que estas cinco sugestões podem ser insuficientes. Mas a vida é mesmo assim. Cá ficam as escolhas do blog, sabendo logo à partida que muitas mais estão no mercado. Faz de conta que é uma espécie de 'Best Of'. Acima de tudo, divirtam-se!


1 - GNR em dose dupla. Os militares e o grupo do Porto encontram-se hoje à noite em Lisboa, no Pavilhão Atlântico para um concerto invulgar. É o ponto de encontro entre a banda sinfónica e o rock de Rui Reininho e companhia.


2 - O senhor ministro continua a sua digressão. Amanhã, será a vez de Gilberto Gil actuar no Coliseu do Porto. O objectivo é divulgar o álbum 'Luminoso', mas não vão faltar os velhos sucessos. Aquele abraço!

3 - O extraordinário e muito na moda Cirque du Soleil está de regresso a Portugal. Em Algés, a partir de hoje e até 25 de Maio, está em exibição o espectáculo 'Quidam'. O movimento do novo circo no seu melhor. Bilhetes entre 30 e 95 euros...


4 - Aquilo que já foi conhecido por 'Festa da Música', passa a ser 'Dias da Música' e volta ao Centro Cultural de Belém, Lisboa, este fim-de-semana. Desta vez, o tema é 'Duos, Trios, Quartetos e Outras Boas Companhias', com mais de 70 concertos programados. Vai ser a enchente do costume.


5 - O homem do 'Encosta-te a mim' e de tantos outros êxitos vai a Setúbal para um concerto comemorativo do 25 de Abril. Jorge Palma no Fórum Municipal Luísa Todi é já amanhã, às 21h30,com bilhetes entre 15 e 20 euros.

17/04/08

Duas chamadas de atenção!

Não esquecer:

- A sondagem do blog continua à vossa espera. Será que ainda vale a pena comemorar o 25 de Abril? Vamos lá, faltam dois dias e não custa nada. Se não gostarem de nenhuma opção, basta deixar um comentário.

- A revista VOLTA AO MUNDO, edição de Abril, continua nas bancas. Exacto, é aquela da capa fantástica com a fotografia da noiva japonesa. Reportagem em Tóquio do Paulo Barata e deste vosso amigo.

Obrigado.

16/04/08

CADA UM TEM O QUE MERECE


Um sorriso no deserto

Ela e os irmãos estavam no meio do nada. A uma hora a pé da aldeia mais próxima, a meia hora do mar. Assim que os camelos cruzaram a última montanha, começaram a correr em direcção a nós. Meia dúzia de palmeiras, duas tendas abertas, uns tapetes poeirentos espalhados pelo chão com almofadas a rodeá-los. No centro, uma bandeja com pequenos copos de chá quente, muito quente. Chegou-se a nós, abriu os olhos do tamanho do Mundo e desarmou-nos com um sorriso que não se explica.

Estávamos a meio caminho entre Sharm-el-Sheik e a Arábia Saudita, com os olhos postos no Mar Vermelho e nas rochas inóspitas que não convidavam a aventuras. Acima dos 40 graus de temperatura, não apetece fazer nada, apenas ficar por ali, deitados nos tapetes. Ela não nos largou. Não me lembro do nome da miúda. É que não me lembro mesmo. Só me recordo ter ido à mochila e encontrado um presente de Natal. Estávamos em Julho. Uma pequena bola de vidro com um pedestal, daquelas que se abanam e milhares de partículas brancas fingem ser neve. No centro, um Pai Natal obeso, barbudo e vestido de vermelho. O normal. Passei-lhe a bola para as mãos. Toma, é para ti.

Aqueles olhos engoliram-me. Moviam-se para um e outro lado, as mãos tremiam-lhe. Tinha seis anos, estava descalça, o cabelo seco e a roupa suja. Abraçou-nos e saiu a correr do tapete em direcção aos irmãos e aos amigos. Uns mais velhos, outros mais novos. Abanavam a bola, encostavam os olhos ao vidro, como se quisessem entrar para outro mundo. Os miúdos estavam em delírio. Ela ainda mais. Foi ter com o pai, mostrou-lhe a prenda. O egípcio de meia-idade olhou na nossa direcção e parece que terá movimentado a cabeça em sinal de agradecimento. Não me lembro se aconteceu ou se desejei que tivesse sido verdade. Sem largar o brinquedo, veio novamente para junto de nós. Sentou-se no meio, com uma mão em cima da perna de um e a cabeça encostada ao braço do outro. Abriu-me a mão e deu-me uma pulseira feita pelo pai para vender aos turistas.
É uma prenda para ti.
Obrigado.

Burkini


Vai ser o grande sucesso deste Verão. E depressa se percebe porquê. Na Indonésia já não há quem resista ao fato-de-banho feminino. A moda começou por ser adoptada na Europa e já chegou ao maior país muçulmano do Mundo. São só vantagens: respeita o Islão, protege dos raios solares e custa apenas 18 euros. A fotografia e o sorriso de felicidade da modelo dizem tudo, o que importa é que cubra todas as partes do corpo, deixando apenas descobertos os pés, as mãos e a cara. A liberdade e a condição feminina são coisas fantásticas.

15/04/08

1252 mortos


Em 2007, pelo menos 1252 pessoas em todo o Mundo foram executadas com base na pena de morte. No ano passado, outras 3347 foram condenadas à pena capital em 51 países diferentes. Os dados são da Amnistia Internacional e voltam a referir a China como o 'principal carrasco do Mundo'. Existem 27500 pessoas condenadas à pena de morte algures no planeta.
São apenas números, numa altura em que se sabe que 80% destas penas ocorrem em apenas cinco países: China, Irão, Arábia Saudita, Paquistão e Estados Unidos. Sem contar com as execuções realizadas em segredo. Hoje em dia, 135 países já aboliram a pena de morte e a tendência é para aumentar, mas ainda não chega. Segundo a Amnistia Internacional, "tirar a vida a uma pessoa com a autorização do Estado é um dos actos mais graves que um governo pode cometer". Eu assino por baixo.

Direito à greve


Pela primeira vez em 33 anos, o jornal francês LE MONDE não está nas bancas. A edição de hoje não chegou às mãos dos leitores porque os funcionários da conceituada publicação fizeram greve durante o dia de ontem. Os trabalhadores estão em protesto contra o plano de recuperação económica da empresa, uma vez que estão previstos 130 despedimentos e a venda de diversas publicações do grupo de comunicação. Cerca de um quarto da redacção do LE MONDE vai ser despedida, um número que se situa entre os 80 e os 90 jornalistas. Em 2007, a tiragem do jornal aumentou 1,5 % para 316 900 exemplares, mas os prejuízos chegaram aos 20 milhões de euros, num total acumulado de dívidas de 150 milhões de euros. Amanhã, os jornalistas do LE MONDE voltam a reunir-se para delinear estratégias.


Lá, como cá, aumentam os problemas laborais nos meios de comunicação social. Espera-se que o Le Monde não siga os tristes exemplos de A CAPITAL, O INDEPENDENTE ou GRANDE REPORTAGEM.

A Voz da Saudade

Hoje, às 21h, a seguir ao Telejornal, a RTP1 apresenta o documentário 'A Voz da Saudade', baseado numa brilhante reportagem do jornalista João Pombeiro, publicada na já - infelizmente - extinta revista GRANDE REPORTAGEM. A realização do documentário é de Joaquim Vieira, antigo director da publicação. Em 'A Voz da Saudade' conta-se a odisseia de uma mulher durante a guerra colonial. D. Estefânia, falecida recentemente, foi a mulher que transportou até aos militares portugueses as mensagens gravadas em bobines áudio pelos seus familiares. O grande jornalismo ainda tem um nome. Hoje, às 21h na RTP1. A não perder!

14/04/08

A inocência das crianças


O Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou a oito meses de prisão efectiva um dos jovens envolvidos no caso Gisberta, por omissão de auxílio ao transexual que foi barbaramente assassinado por um grupo de adolescentes. Oito meses. E ainda terão de ser descontados a esta pena dois meses e cinco dias de prisão preventiva que o arguido Vítor já cumpriu. Ou seja, cinco meses e 25 dias. Os quais poderão ser cumpridos em prisão domiciliária. Em casa. João Grilo é o nome do juiz que presidiu ao colectivo que tomou esta decisão. A advogada de Vítor anunciou que, "em princípio" vai recorrer. O Ministério Público, esse, vai mesmo recorrer da decisão, porque tinha pedido uma pena inferior a esta. Queria apenas que o jovem Vítor fosse condenado a acompanhar, uma vez por semana e durante seis meses, o trabalho de uma instituição de apoio a sem-abrigo...


Em sua defesa, Vítor alegou que não tinha pedido ajuda porque poderiam pensar que ele tinha culpas no cartório ou que a ambulância não iria conseguir chegar ao local onde Gisberta foi espancada, humilhada e morta por um grupo de delinquentes, marginais e assassinos que, por serem demasiado novos e terem orquestrado uma defesa baseada na omissão e no esquecimento dos factos vão poder continuar a sua vida sem conhecerem castigo maior do que o da sua consciência. Que é a melhor coisa que lhes poderia ter acontecido, já que gente que faz isto a outro ser humano não tem consciência.


Gisberto Júnior, um brasileiro sem-abrigo, doente em fase terminal e transexual morreu em Fevereiro de 2006 afogado num fosso para onde foi atirado por um grupo de menores. Nenhum deles recebeu pena mais pesada do que 13 meses de internamento numa instituição.

À boleia com estranhos


A ideia já existe há muitos anos noutros países, mas dá os primeiros passos em Portugal. De acordo com a edição de hoje do jornal PÚBLICO, existem câmaras municipais portuguesas que se mostraram interessadas em apoiar a partilha de carro nos percursos entre a casa e o trabalho, diminuindo as despesas e o impacto no ambiente. Basta fazer um registo no site http://www.carpool.pt/ e aceder ao itinerário que lhe for mais conveniente. Lisboa, Loures, Barreiro e Odivelas já apoiam este projecto que não tem fins lucrativos. O único objectivo é ser um facilitador de vidas e amigo do ambiente. Mas para tal, é preciso quebrar os tabus relacionados com as boleias, coisa que ainda existe por cá.

Ainda vale a pena?


Mais uma semana, mais uma sondagem fresquinha. E à beira dos 34 anos do 25 de Abril, gostaria de saber o que vocês pensam sobre o assunto. Ainda vale a pena comemorar a data da Revolução dos Cravos? Ou já é uma coisa como o 5 de Outubro, quase esquecida da memória colectiva? Um feriado é sempre um feriado, mas o dia em que o povo saíu à rua continua ou não a ter significado junto dos portugueses? É o que se vai ver, durante os próximos sete dias. Sim, apesar de tudo vale a pena; Sim, é feriado e calha à sexta; Não, é preciso outra revolução; Não, a família perdeu tudo em África; Estas são as opções. Vamos lá analisar a nossa História recente. Obrigado.

Viragem à esquerda

Os eleitores decidiram. E não há mais nada a fazer. Depois de uma semana de Eleições Legislativas aqui no blog, eis os resultados oficiais, sem direito a manifestações de protesto ou amuos por parte dos derrotados. A grande vencedora foi a Coligação Democrática Unitária (CDU), que alcançou 37% dos votos. É a demonstração clara do poderio da máquina partidária comunista. Até parece que circularam SMS apelando ao voto... Ou como se costuma dizer: assim se vê a força do PC. Em segundo lugar ficou o Partido Socialista (PS), com 18% dos votos, provando que, afinal, Sócrates está no poder por alguma razão. Há quem tenha votado nele, não foi nenhum milagre. Partido Social Democrata (PSD), Bloco de Esquerda (BE) e Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS-PP) ficaram todos empatados. Alcançaram 6% das preferências destes carismáticos eleitores. Foi a mesma percentagem atingida pelos votos em branco e pela abstenção. Quanto a votos nulos, houve 12% de eleitores descontentes que preferiram inutilizar o boletim de voto. É a vida! Obrigado pela participação. Quanto à análise dos resultados, fica para quem o desejar fazer, através dos vossos comentários.