Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



20/05/08

Da Jordania com calor

Choque de civilizacoes. Assim mesmo, sem acentos nem cedilhas, sao as maravilhas dos teclados no estrangeiro. Quando voltar a Portugal, vou tratar de corrigir estas falhas.
Para ja fica a indicacao de um pais surpreendente que sobrevive no meio de um ninho de vespas mas que se mantem imune aos problemas. Enfim, a quase todos.
Amanha ha mais!

19/05/08

Feedback

Foi um fim-de-semana produtivo.
E o jornalismo positivo continua a marcar o seu espaço.

Sábado foi na NS - NOTÍCIAS SÁBADO com direito a capa e reportagem alargada sobre as jovens promessas de Sporting e FC Porto em vésperas da final da Taça. Texto meu e fotografias do João Girão.

Domingo foi a vez da NM - NOTÍCIAS MAGAZINE publicar uma reportagem realizada no maior mercado de peixe do mundo, em Tóquio. Texto meu e fotografias do Paulo Barata.

Fico à espera dos vossos comentários. Bons e maus. Não falhem!

Nova sondagem !


As saudades do Verão adensam-se. Principalmente depois de, no fim de Abril, termos tido uma pequena amostra de como o bom tempo pode fazer tão bem. Mas já falta pouco para os grandes dias de sol e as noites quentes de diversão sem recurso a agasalhos ou guarda-chuvas. Mais do que tudo, este vai ser um Verão de praia, futebol e alegria. Principalmente se tudo correr como em 2004 e 2006. Futebolices à parte, os meses quentes são também os meses da petiscada. E é isso que vos proponho para a sondagem desta semana. Do que têm mais saudades quando se fala de Verão. Escolham as opções à vossa esquerda - exacto, aí mesmo - e decidam. Escolham entre ameijoas, caracóis, noitadas, caipirinhas, dias na praia, mariscada, pão torrado e cerveja. E votem à vontade. Vamos fazer uma corrente de energia positiva para ver se as temperaturas sobem. Para mim vão subir de certeza. Até ao próximo dia 27 estarei na Jordânia. E irei dar-vos notícias quentinhas.

18/05/08

A vitória da mentira

Não foi milagre, mas a sondagem da semana passada chegou ao fim. O objectivo era saber o que vocês pensavam sobre Fátima e os três pastorinhos. Se acreditavam ou não no que aconteceu na Cova da Iria. E metade de quem votou, exactamente 50%, optou pela resposta "Não, é uma mentira pegada". Na luta pelo segundo lugar ficaram duas hipóteses dedicadas ao Sim - "É tudo verdade" e "Sim, mas houve um aproveitamento da Igreja". Ambas ficaram com 20% dos votos. E em último lugar quedou-se a explicação científica - "Não, foi um fenómeno natural". Dez por cento dos passageiros deste blog que votaram escolheram-na. Verdade ou mentira, Fátima é uma questão incontornável em Portugal, como se viu no passado dia 13 de Maio e se observa regularmente, ano após ano, há 91 anos. Milagre, aparição, aproveitamento, mentira, esbanjamento ou hipocrisia, seja o que for, a grande vantagem de um país democrático e laico é que podemos falar sobre o assunto e dar a nossa opinião. Sem segredos. Doa a quem doer.