Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



11/06/08

Sou camionista, sou o maior


Atropelamentos, morte, camiões incendiados, ameaças, apedrejamento, coacção, filas nas bombas de gasolina, aviões sem combustível, greves. Nos últimos dias temos assistido a alguns dos momentos mais tristes da democracia portuguesa. A luta pelas melhores condições dos camionistas e das empresas de transporte de mercadorias tem aberto noticiários e feito capas de jornais. Num país que se diz democrático, todas as vozes, todas as opiniões têm que ser ouvidas e respeitadas. Não é o que se passa.


Na luta pelos seus objectivos, os elementos dos piquetes de greve dos camionistas têm dado maus exemplos de civismo. Qualquer que seja a causa, nada justifica que não se possa ter uma opinião contrária. É o que se tem passado. Os piquetes de camionistas interpelam os seus colegas de trabalho e aconselham-nos a encostar à berma. Não pela causa que defendem, mas porque talvez seja melhor fazerem isso, não vá o camião cair numa valeta ou ser apedrejado. Mas o que é isto? Onde é que vivemos?


As greves são necessárias, são uma forma de mostrar discordância em relação à situação laboral, mas doa a quem doer, só faz greve quem quer. Ninguém é obrigado a fazê-lo. Aos poucos, a greve vai acabar, os camiões vão voltar a circular e a situação irá voltar à normalidade. Depois dos camionistas serão os agricultores a protestar, depois os taxistas, os profissionais liberais, os particulares. Todos. Mas ficarão estes exemplos de sectarismo, corporativismo exacerbado a fazer lembrar os tempos dos caciques. Há pessoas que ainda não sabem o que é a democracia. E já passaram 34 anos...

09/06/08

Ser português


Estamos quase no 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na Suíça, esse feriado foi comemorado ontem, mas o dia correcto será mesmo amanhã. Por isso, e durante a próxima semana, vamos falar de patriotismo. Ou da falta dele. O que é ser português? É esse o desafio para a sondagem desta semana cá no blog. Estão quatro hipóteses em cima da mesa, à distância de um clique, como se costuma dizer insistentemente no mundo da internet. E seria simpático poder contar com a vossa opinião. Bandeiras à janela, futebol, passado glorioso, presente tremido e futuro esperançoso, este é um país onde tudo acontece. Os portugueses adoram mostrar o seu orgulho sempre que a selecção nacional joga e ganha, mas tirando o futebol, afinal o que é ser português?

Corda aos sapatos

Vocês decidiram, está decidido. 'Andar a pé e de bicicleta' é a melhor forma de combater o aumento de preços dos combustíveis. Foi essa a opinião de 46% dos passageiros deste blog. Em segundo lugar na lista de opções ficou o boicote às gasolineiras, com 30% das preferências. A situação é tão calamitosa que 15% de vocês escolheu a hipótese 'Vender o carro'. E apenas 7% levou a coisa ao extremos de preferir 'Ir viver para o Iraque'. A gasolina e o gasóleo lá são mais baratos, é verdade, mas talvez seja essa a única vantagem do país. Por enquanto, claro, enquanto não chega a democracia...