Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



08/03/08

Bravo!




Palavras de Carlos Carvalhal, treinador de futebol do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, após a vitória do seu clube sobre o Marítimo por 1-0 e analisando a excelente época:



«Falámos sobre isso antes do jogo. O clube é representativo de uma cidade e de uma região que foi muito próspera e que neste momento vive uma situação de muito desemprego. As pessoas gostam do Vitória e o pouco dinheiro que têm, para além das suas necessidades básicas, gastam-no no Vitória. É uma cidade com um motivo para sorrir e, se calhar, pouco mais. Estamos inseridos num contexto social com muita precariedade e desemprego e, por isso, ficamos contentes de os fazer sorrir


Finalmente há alguém no futebol português que tem a noção da realidade.



Obrigado, Carvalhal.

06/03/08

Pé-de-meia


Já é pública a lista anual de 2008 das personalidades mais ricas do mundo elaborada pela revista norte-americana FORBES. No primeiro lugar, após 13 anos de domínio de Bill Gates, há um novo nome: Warren Buffett com 62 mil milhões de dólares. Em segundo lugar está o mexicano Carlos Slim Helú (60 mil milhões) e a medalha de bronze ficou para o fundador da Microsoft com 58 mil milhões.E, alegria das alegrias, há quatro portugueses no rol dos endinheirados. Américo Amorim (sete mil milhões de dólares), Belmiro de Azevedo (dois mil milhões), José Berardo (1,8 mil milhões) e Horácio Roque (1,4 mil milhões) são os felizes empresários que fazem parte do grupo de cerca de 1100 multimilionários que mandam no planeta. As fortunas dos quatro portugueses juntas prefazem o magnífico resultado de 12,2 mil milhões de dólares, quase 8 mil milhões de euros, o equivalente a 19,8 milhões de salários mínimos. Este ano, prevê-se que em Portugal o salário mínimo nacional chegue aos 426 euros. Hoje, um mês de trabalho é recompensado com 403 euros.




Despite being worth $58 billion, $2 billion more than last year, Gates is now just the world's third-richest person, ceding the top spot ranking to his good friend and partner in philanthropy, Warren Buffett, whose net worth jumped $10 billion to $62 billion. (All stock prices and net worth valuations were locked in on Feb. 11.) Ranked No. 2 is Mexican telecom tycoon Carlos Slim Helú, whose fortune has doubled in just two years to $60 billion.


From Forbes magazine

Exageros


Em 2008, em pouco menos de três meses, temos assistido a algumas manifestações de repúdio em relação a determinadas campanhas publicitárias. Desta vez é a a Associação Nacional do Ramo Automóvel que se mostra irritada com o Banco Espírito Santo. Em causa estão os anúncios em que os vendedores de automóveis são retratados de acordo com as suas mais variadas características: uns fazem-se de coitadinhos, outros de amigos, de chicos-espertos ou de sentimentais. A Associação afirma que os vendedores e a sua imagem são denegridos e ameaça tomar uma "posição firme" se a campanha não for retirada.

A publicidade faz parte da nossa vida, entra no nosso dia-a-dia, domina-nos, obriga-nos a tomar decisões, leva-nos a escolher entre este e aquele produto. Com a televisão, as campanhas passaram a ser pequenos filmes, histórias curtas que procuram passar a mensagem do anunciante. E muitos dos 'reclames' ficam para a história, como os da a pasta medicinal Couto, do restaurador Olex ou do 'Tô Chim da Telecel. Na publicidade, tudo é permitido. Ou melhor, quase tudo é permitido.

No início deste ano, estalou a polémica entre escuteiros e a empresa Media Markt. Tudo porque os vendedores de electrodomésticos e a agência de publicidade com quem trabalham resolveram criar o reino da Parvónia para as suas campanhas, fazendo jus ao 'slogan' 'Eu é que não sou parvo'. De um grupo de quatro pessoas, uma delas está vestida como um escuteiro e isso irou os congéneres portugueses. Há um abaixo-assinado contra a Media Markt a correr na internet e o assunto é tabu se tiver de falar com um actual ou antigo escuteiro. Cuidado!

Se as crianças com menos de três anos tivessem direito a expressar a sua opinião e se reunissem numa qualquer associação, o que diriam das campanhas publicitárias de fraldas, papas de cereais e detergentes para a roupa? É que em todas elas, as crianças são retratadas como pequenos seres sem qualquer tipo de higiene que passam os dias a encher fraldas de excrementos e urina e que transformam as roupas que vestem em pedaços de tecido nojentos e mal-cheirosos cravejados de nódoas de comida.

03/03/08

A quem compraria um carro em 2ª mão?


Esta semana, vamos testar o indíce de honestidade de quatro políticos portugueses que não José Sócrates - para não parecer que se ataca o homem por dá cá aquela palha. Para tal, nada melhor que o conceituado teste do carro em segunda mão. Ou seja, o que temos de decidir é a quem destes senhores (Portas, Cavaco, Louça ou Jerónimo) teríamos coragem de comprar um automóvel usado. Em qual deles acreditaríamos quando nos dissesse que o carro estava em óptimo estado e nunca tinha dado qualquer problema? A qual deles estaríamos dispostos a apertar a mão para fechar o negócio? No nome de qual passaríamos um cheque para pagar pelo carro em segunda mão? Não é fácil, e para complicar mais, a opção 'Nenhum deles' não está disponível. É esta a sondagem desta semana aqui no blog. Digam de vossa justiça.

Vitória com tranquilidade

Não tem nada a ver com o resultado do 'derby', mas o vencedor da última sondagem aqui do blog foi Paulo Bento. Foi ele o eleito para o Óscar de Melhor Actor Português, com a sua participação fictícia em 'Corte de Cabelo', 42% dos votantes assim o decidiram. Pinto da Costa em 'Call Girl' ficou em segundo com 28% e José Sócrates acabou em terceiro nas preferências graças a uns simples 21%. Em último, como tem sido habitual na História de Portugal, ficou o Zé Povinho, também conhecido como o mexilhão: 7% por 'O Lugar do Morto'. E assim se fez mais um inquérito. Obrigado!