Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



26/07/08

Boas novas

O fim-de-semana jornalístico começa com a revista NS-Notícias Sábado, parte integrante do Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Na edição de hoje, reportagem especial sobre parques de campismo. São alguns dos melhores de Portugal numa altura em que a crise aperta. Texto de Ricardo Santos e fotografia de Pedro Azevedo.

Na mesma edição, reportagem sobre o mar de Sagres e os seus segredos: suicídios, desaparecimentos, a guerra dos pescadores, as agruras dos bombeiros. Tudo num trabalho exaustivo do Paulo Barata (fotografia e preciosos contactos) e Ricardo Santos (texto).

E amanhã há mais com a edição deste domingo da Notícias Magazine, a revista mais lida de Portugal. Também sai com o DN e o JN e traz um retrato por antecipação dos atletas olímpicos portugueses que vão estar presentes em Pequim. O texto é meu, as fotografias são de agência e têm os direitos reservados.

Toca a correr para as bancas!

25/07/08

Chop Suey de Rock


E pronto, cá estamos para mais um fim-de-semana de Verão. Mas apenas no calendário, já que as previsões para hoje apontam para nuvens, acentuados arrefecimentos nocturnos e pequenos períodos de chuva. Quanto a sábado e domingo, vão voltar o sol e as boas temperaturas e as noites prometem ser bem felizes. Eis os porquês:


1 - Caetano Veloso volta a Portugal. Não é novidade, mas é sempre um concerto de Caetano com toda a paz e amor de sempre. Hoje em Albufeira e amanhã em Oeiras, o cantautor brasileiro vai apresentar o álbum "Obra Em Progresso", o seu regresso ao rock.


2 - Termina amanhã um dos melhores festivais portugueses, o Músicas do Mundo, em Sines. É a décima edição e estes dois últimos dias trazem ao Alentejo nomes como Faiz Ali Faiz, do Paquistão ou Cui Jian, o rei do rock na China. Bilhetes a dez euros, mas a lotação é limitada.

3 - Meat Loaf ainda está vivo e vem amanhã à noite a Lisboa. Outros sobreviventes da década de 80 são os B52´s, The Stranglers e os Marillion. Todos eles vão juntar-se amanhã no palco do Pavilhão Atlântico para o concerto nostálgico 'Lisbon Calling'. O bilhete para uma viagem de regresso ao passado custa entre 25 e 40 euros.

4 - Vai haver festa no Porto com o Bonde do Rolê. O grupo brasileiro é sinónimo de baile funk do Rio de Janeiro com letras 'abusadas' e batidas enérgicas. O concerto vai ser no Act, hoje, às 23h.

5 - E a sugestão de um bom restaurante vai para a Casa da Anta, em Lanhelas, mesmo ao lado de Vilar de Mouros. Bacalhau com broa, arroz de pato e leite creme e não se fala mais nisso. O festival Paredes de Coura é na próxima semana e vale a pena o desvio de pouco mais de 20km para dar um pulo à Anta.

24/07/08

Diferentes e iguais


Agora que os acontecimentos no bairro da Quinta da Fonte, Loures, tendem a desaparecer da comunicação social e deixam de fazer parte das capas de jornais e das aberturas dos noticiários, talvez se possa falar do assunto.

Há cerca de oito meses, fiz um trabalho com os elementos da esquadra da PSP de Sacavém para a revista NS - Notícias Sábado. Passei alguns dias e noites com os polícias encarregues de patrulhar, entre outros locais problemáticos, a Quinta da Fonte e pude presenciar a tensão étnica e social que se vive naquele bairro, à semelhança do que acontece com tantos outros.

Os habitantes do bairro foram para ali levados para que se pudesse construir a Expo 98. Tiveram que ser realojados e ali se construíram blocos de apartamentos, ruas, pracetas e becos para onde foram viver portugueses com as mais variadas raízes - europeias, africanas ou ciganas - bem como cidadãos estrangeiros vindos da Índia ou Paquistão. O cadinho cultural no seu melhor.

Quem os juntou, esqueceu-se dos conflitos sociais e étnicos, do desemprego, da toxicodependência, do pequeno crime. Esqueceu-se que não basta dar casas e realojar, é preciso ensinar a pescar.
Na Quinta da Fonte, os prédios foram construídos sem pensar na segurança das populações. O que deveria ser um espaço aberto, iluminado e seguro, é um conjunto de arcadas e recantos, locais propícios ao ajuntamento de grupos de rapazes e raparigas que nada fazem na vida além de passar o dia a fumar charros, beber cervejas ou planear investidas fora do bairro para assaltos e furtos a quem se intrometer no seu caminho. Os pais trabalham todo o dia na construção civil e nas limpezas. Eles e elas, brancos, pretos ou ciganos - com honrosas excepções - deixaram cedo a escola e tomaram diferentes caminhos. Umas vezes levados pelas curvas e contracurvas da sociedade, outras vezes escolhendo o próprio - e mau - caminho.

Tiros, armas apontadas, combate nas esquinas, imagens gravadas e passadas uma e outra vez. Casas assaltadas e vandalizadas. Nem outra coisa seria de esperar. E depois, as vítimas. Os mesmos ciganos que foram vistos a trocar tiros com o grupo de africanos, são os que agora se queixam. Abandonam as casas, acampam em frente à Câmara Municipal, exigem novas habitações, exigem segurança, exigem que o Estado actue, exigem comida para as crianças. Exigem, apenas exigem, depois de anos e anos a não quererem fazer parte do Bem Comum.

Nesta história não existem inocentes. Em causa estará, alegadamente, um negócio de droga que correu mal, uma venda onde faltaram dois quilos de produto para o dinheiro entregue. Um grupo tentou vigarizar o outro e a vingança veio para as ruas. Africanos e ciganos, todos eles portugueses, não souberam viver em sociedade e agiram à margem da lei.
Todos diferentes, todos iguais, mas com os mesmos direitos e deveres.

23/07/08

Ainda te lembras?


O site Disco Digital informa que, na próxima semana, a editora Farol vai lançar o quarto volume da série 'O Melhor do Pop/Rock Português'. A década de 80 é a grande homenageada e os temas escolhidos são daqueles que todos lembram. Pelo menos os que têm idade para tal. Os revivalistas do rock português vão dar pulos de contentes. E aqui fica o alinhamento para aguçar o apetite e matar saudades:


1 GNR - Efectivamente

2 Sétima Legião - Por Quem Não Esqueci

3 Ban - Dias Atlânticos

4 Heróis do Mar - Só Gosto de Ti

5 António Variações - Canção de Engate

6 Lena D'Água - Tu Aqui

7 Mler If Dada - L' Amour Va Bien Merci

8 Rádio Macau - Elevador da Glória

9 Xutos & Pontapés - Não Sou O Único

10 Peste & Sida - Paulinha

11 Albatroz - O Júlio É Um Duro

12 Rui Veloso - O Negro do Rádio de Pilhas

13 Trabalhadores do Comércio - Tigres de Bengala

14 Delfins - Baía de Cascais

15 Radar Kadafi - Eu Sei Que Não Sou Sincero

16 Anamar - Feiabonita

17 Golpe de Estado - Rev 25

Que é feito de si?



Mas afinal, o que se terá passado com a miúda? Chovem as versões, contradizem-se as testemunhas, ocultam-se depoimentos, fazem-se acusações, oferecem-se recompensas, puxam-se cordelinhos, lançam-se livros, mas nada.

Não há explicação para o que se passou com Madeleine McCann, desaparecida do Ocean Club da Praia da Luz há mais de um ano.

Por isso, vamos lá saber o que vocês pensam sobre o assunto. É esta a sondagem para os próximos dias. Basta clicarem aqui ao lado. Obrigado

C'um Karadzic!


Radovan Karadzic foi finalmente capturado. Andou 12 anos em fuga, acusado de genocídio e de crimes de guerra, mas afinal esteve sempre à vista. O ex-líder dos sérvios bósnios viveu de forma descontraída e normal em Belgrado enquanto a comunidade internacional exigia a sua captura. Usava a identidade falsa de Dragan Dabic, trabalhava numa clínica de medicina alternativa na capital da Sérvia, escrevia para uma revista de saúde e foi capturado quando circulava num autocarro.


Karadzic, 63 anos, é acusado de ter planeado o pior massacre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, em Srebrenica quando pelo menos oito mil muçulmanos foram assassinados de forma bárbara. Agora, espera-se a extradição de Karadzic para o Tribunal Pena Internacional de Haia, Holanda, onde será julgado pelos seus crimes. Além de ser uma excelente notícia para a Humanidade, este é um passo em frente nas aspirações da Sérvia em tornar-se país membro da União Europeia. O que é lamentável é que se tenha tido de esperar 12 anos para se começar a fazer justiça sobre uma dos conflitos mais sangrentos ocorridos na Europa. Nos anos 90, existiam campos de concentração, execuções sumárias, perseguições religiosas e violações bárbaras a pouco mais de duas de distância de Lisboa. E nada se fez para impedir isso.

Vamos a la playa

E a melhor praia do Algarve é.... "Outra" Um terço dos participantes na sondagem cá do blog não concordaram com nenhuma das opções apresentadas. Mas esqueceram-se de dizer qual seria essa outra. E era tão fácil, bastava ter deixado um comentário ao post. É pena. O que vale é que outro terço dos votantes escolheram a "Praia da Falésia", contribuindo assim para um empate técnico com 33%. Logo a seguir surge a Ilha de Tavira, com 22% das intenções de voto, e Meia-Praia, em Lagos, com 11%. Quanto a Monte Clérigo, em Aljezur e Três Castelos, em Portimão, não tiveram direito a qualquer preferência. É a vida...