Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



20/06/08

Ressaca


É a ressaca do Euro. Não se vai falar mais de futebol. O que eu gosto mesmo é de concertos, restaurantes, festas e coisas assim. Por isso, aqui ficam algumas sugestões que não têm nada a ver com futebol. Dicas para o fim-de-semana e também para a semana que vem, para esquecermos as meias-finais do Euro 2008. Chega de futebol, essa modalidade sem interesse nenhum. Ai se o Moutinho tem marcado aquele golo com o joelho...


1 - Rodrigo Leão vai estar no Casino Lisboa, sábado e domingo, com a estreia absoluta de 'Concerto em Sol', a banda sonora para os 50 anos da Estoril Sol. Ao seu lado terá o Cinema Ensemble e a Orquestra Sinfonieta de Lisboa. Scolari não vai estar presente.

2 - A brasileira Maria Rita volta a Portugal para três concertos nos Coliseus, dois em Lisboa (24 e 25 de Junho) e um no Porto (27 de Junho). A ideia é apresentar o álbum 'Samba Meu', ovacionado pelos críticos. Cristiano Ronaldo não vai poder ir.


3 - O antigo guitarrista de Ben Harper vem a Portugal apresentar as suas boas vibrações. Jack Johnson estará no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 26 de Junho com os acordes do Hawai, a filosofia do surf e as canções que fazem sentir bem. Sem stresses. Gilberto Madaíl não consta do programa.


4 - Taberna Grande, em Setúbal. Perto dos 'ferryboats' que partem para Tróia, nasceu um conceito diferente numa cidade que não tem só peixe. Carne, marisco, paellas e muitos petiscos num espaço decorado com gosto. Quaresma não costuma lá jantar.


5 - O Teatro O Bando apresenta 'Saga', uma ópera extravagante. É um trabalho conjunto com a Banda da Armada, da Marinha Portuguesa e estreou ontem no Mosteiro dos Jerónimos. Vai estar em cena até 13 de Julho, é encenada por João Brites e conta, por exemplo, com a presença de Fernando Ribeiro, o vocalista dos Moonspell. O Petit não gosta de ópera.

De olhos bem fechados


Portugal fechou os olhos e sonhou que poderia ser Campeão da Europa. Voltaram as bandeiras às janelas, as recepções aos jogadores, as campanhas publicitárias épicas. Durante um mês, desde a ida para o estágio em Viseu até ontem, Portugal manteve os olhos fechados e acreditou que poderia chegar longe. Acreditou que poderia ser aquilo que nunca foi em termos de futebol. O avião partiu para o centro da Europa com uma despedida condigna na Portela. Chegou à Suíça e foi recebido em apoteose pelos milhares de portugueses que lá vivem. Estavam todos de olhos fechados, a desejar com muita força que o seu país lhes desse uma boa razão para se orgulharem e para mostrarem aos outros que vale a pena ser português. Nem que seja apenas pelo futebol.

Turquia e República Checa foram despachados e estava garantido mais um acesso aos jogos decisivos, aqueles que poderiam levar a selecção portuguesa ao patamar mais elevado, o da taça. E lá se fechou os olhos mais uma vez para desejar com muita força que tudo corresse bem. A Suíça foi uma pedra no sapato, até a equipa B deveria ter ganho esse jogo. Mas não ganhou, estavam todos com os olhos fechados a pensar nos quartos-de-final. Era a Alemanha que lá vinha, com treinador na bancada e duas lesões duvidosas que não passavam de 'bluff'. E Portugal acreditou que era possível.

Mas Ricardo fechou os olhos. Uma vez mais...

16/06/08

Bem informados




Quem anda neste meio, sabe bem o que é ligar a televisão para saber o que se passa no Mundo. Por vezes parece até uma necessidade física, um vício. Tentar ver as aberturas de todos os "telejornais", comparar alinhamentos e formas de dar as mesmas notícias, tudo vale para quem não dispensa estar bem informado. A oferta na televisão portuguesa é vasta, por isso vamos tentar saber qual o canal que vocês preferem para ver as notícias. Qual aquele que presta o melhor serviço nessa área? Têm uma semana para dizer de vossa justiça. Basta clicar aqui ao lado.

Enxaqueca

A esquizofrenia patriótica não é fácil de explicar. Umas vezes somos os melhores do Mundo, noutras ocasiões não passamos de uns pobres desgraçados. Foi o que se viu com os resultados da sondagem da semana passada aqui no blog. Questinados sobre o que é ser português, os passageiros do 'Jornalismo Positivo' optaram na sua maioria pela hipótese 'Uma dor de cabeça', (36%). Logo a seguir, e tecnicamente empatadas, ficaram as opções 'Um orgulho indisfarçável' e 'Um estado de espírito', ambas com 27%. E o último lugar foi para a aziaga hipótese 'Um azar que nunca vem só', com 9% dos votos. E assim se sentiu o pulso ao vosso patriotismo. Obrigado!