Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



28/11/08

Hoje não há desculpas




É o último fim-de-semana antes de começar a euforia e o histerismo do Natal. Vai estar frio, provavelmente até irá chover, mas isso não chega para nos derrubar. Sexta, sábado e domingo prometem ser noites de arromba. Segunda é um dos mais gloriosos feriados da História. Dia 1, restauramos a independência. E isso é sempre uma boa razão para comemorar.

1 - Sexta, 28 de Novembro de 2008. É hoje. Às 18h30, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Vasco da Gama, a editora HF Books lança o livro 'António Raposo - O Professor Sem Diploma', uma biografia escrita por Ricardo Santos. Estão todos convidados!

2 - Os norte-americanos Mercury Rev estão em Portugal. O concerto é já amanhã na Aula Magna, em Lisboa. A desculpa é a apresentação de mais um álbum da banda - "Snowflake Midnight". Sábado às 22h a partir de 25 euros.


3 - Saem duas novas séries de fotografias de Jorge Molder. Tangram e Ocultações são os nomes escolhidos para as suas imagens a preto e branco. Até 31 de Janeiro na Galeria Pedro Oliveira, no Porto.

4 - Richard Dorfmeister, a metade da dupla Kruder & Dorfmeister, vai estar amanhã em Portugal. O concerto, que será também um espectáculo visual, vai decorrer amanhã no Salão Preto e Prata do Casino Estoril à meia noite e meia. Por cinco euros com direito a duas bebidas.

5 - A correria desenfreada faz-nos esquecer muitas vezes do encanto das pequenas coisas. De apanhar sol no Inverno, de relaxar no sofá, de ler um livro num jardim, de almoçar às quatro da tarde ou de fazer uma jantarada para um grupo animado de amigos. Este fim-de-semana prolongado é a altura ideal para recuperar bons hábitos.

26/11/08

LANÇAMENTO SEXTA, 28 DE NOVEMBRO


Como muitos de vocês já sabem, preparo-me para lançar a biografia 'António Raposo, O Professor Sem Diploma' pela editora HF Books. Conto com a vossa presença na sexta-feira, 28 de Novembro, pelas 18h30 na Livraria Bertrand no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa. Ficam os agradecimentos para quem acreditou neste projecto para o qual fui convidado: Luís Filipe, António Carraça, Sandra Barata e obviamente, António Raposo.

Quero também lembrar-vos que a Humanity's Friends Books tem uma perspectiva diferente de ver o mercado dos livros. O lucro é o objectivo de qualquer negócio, mas há uma componente que partilho com esta editora - "o que também distingue esta empresa das outras, é a sua componente humanitária. Parte do lucro de cada livro editado, reverterá para uma Associação de Solidariedade Social. Assim, através da compra de um livro da HF BOOKS, contribui-se para uma causa maior, para uma sociedade mais justa e mais igualitária, dentro de um novo conceito social…"

Não custa nada ajudar.

António Raposo - O Professor Sem Diploma

A sua vida deu uma reviravolta. Casado há mais de 30 anos, professor há quase tanto tempo assim, António Raposo viu-se confrontado com a divulgação do seu maior segredo.

Resistiu enquanto pôde, cedeu às chantagens a que poderia ceder, mas um dia cansou-se. Deu um murro na mesa e disse basta: "Queres contar, conta. Queres dizer, diz." E assim foi.

Depois de uma carreira de sucesso construída no ensino da Matemática, na presidência do Conselho Directivo de uma escola secundária, à frente de um clube desportivo, a liderar a Junta de Freguesia da terra onde nasceu, tornou-se público o segredo que andava a guardar e a tentar esquecer há mais de três décadas - o seu certificado de habilitações era falso.

António Raposo foi afastado do ensino, condenado por usurpação de funções, exposto na praça pública e perdeu a oportunidade de fazer aquilo que melhor sabe: ensinar. Nas ruas de Portalegre os alunos e os ex-colegas continuam a tratá-lo por professor. Homem polémico quanto baste, a unanimidade em redor do seu valor enquanto docente parece não ser questionada, mas hoje António é um homem diferente.

"Estou mais leve. Tiraram-me um peso de cima", diz à mesa de uma esplanada na sua terra. Não quer voltar a ensinar mas vai regressar à escola. Vai tirar o curso superior que interrompeu em 1976, não como vingança contra alguém em particular. Mas garante que, lá bem no fundo, isso vai dar-lhe um gozo especial.

Esta é a biografia em jeito de romance, de história de aventuras, de análise do estado do ensino em Portugal por parte de quem fez parte do sistema durante 30 anos, sentiu as suas falhas e procurou encontrar soluções. Herói ou vilão, quem é António Raposo?