João Lopes Marques, Carlos Isaac, Filipe Araújo, Brites de Almeida e Sérgio Diamantino são, para já, os rostos de um grande regresso neste final de 2008. O REPÓRTER CLIX está de volta, está novamente online, ou como se diria há alguns anos, está "Alive and kicking".
O primeiro mandamento dos estatutos não engana: "1 - O canal pretende reflectir de forma irónica e humorística a nossa contemporaneidade portuguesa e global". Se ainda não entenderam a inovação e o bom gosto, basta espreitarem aqui. O espaço é de discussão e está à espera das nossas contribuições, desde que tenham qualidade.
Parabéns e é bom estarem de volta. Há coisas que fazem falta no país do jornalismo cinzento.
Porquê? Why?
Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.
21/11/08
Salud!
Vamos a isso, dois dias de animação. O tempo promete ajudar, com um sol de inverno que ajuda a aquecer. Mesmo que não seja a Simone de Oliveira a cantá-lo. De outras músicas se fará o fim-de-semana, como já vão perceber. Tristezas não pagam dívidas!
1 - Brandi Carlile está por cá. E a promoção aos seus concertos tem sido tanta que parece que ela mora cá. Depois de Lisboa e do Porto hoje é a vez de Coimbra. Última oportunidade para ouvir 'The Story', o álbum que a revelou.
2 - Começa a cheirar a Natal, começam a surgir dezenas de companhias de bailado a invadir as salas de espectáculo. O 'Quebra Nozes', de Tchaikovsky, sobe ao palco do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa através da Companhia Nacional de Bailado, da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do coro do São Carlos. Começa amanhã e prolonga-se até 13 de Dezembro.
3 - Um pouco menos clássico são os Mão Morta. A banda de Braga vai a Barcelos - que grande viagem... - e promete uma noite diferente graças ao álbum 'Ventos Animais'. Hoje às 22h no Auditório São Bento Menni por apenas 10 euros.
4 - Decorre até 24 de Novembro, no pavilhão 4 da FIL, Parque das Nações, a Arte Lisboa. Debates, exposições, tudo pode acontecer num espaço onde vão estar presentes 70 galerias. Das 16h às 23h por 8 euros.
5 - Esta noite - e amanhã - ou quando vos apetecer, cheguem-se ao bar, arranjem espaço e peçam um Mojito. Rum, água com gás, xarope de açúcar (açúcar amarelo misturado com sumo de lima em alternativa), hortelã, lima e gelo. Amassem tudo, agitem e finjam que é Verão.
20/11/08
É isso aí cara, seis é a conta qui Deus feiz
A selecção portuguesa tinha perdido por 1-0 em Itália contra a selecção da casa e tinha dito adeus à participação no Campeonato do Mundo de 1994, que se veio a realizar nos EUA. No final do jogo, a 17 de Novembro de 1993, o seleccionador nacional reagiu a quente e disse que era necessário "varrer a porcaria" da Federação Portuguesa de Futebol. O autor das palavras foi Carlos Queiroz, tal como agora treinador de Portugal. Não sei se a porcaria saíu ou não da FPF, mas na altura quem saiu foi o professor Queiroz, campeão mundial de juniores com Portugal em 1989 e 1991.
Ontem, Portugal sofreu a mais humilhante derrota de que tenho memória. Há 53 anos que não levávamos meia dúzia de qualquer equipa. A nossa selecção sofreu seis golos de um Brasil a meio gás. Marcou dois é certo, mas apenas porque eles estavam distraídos. No banco, Carlos Queiroz levava as mãos à cabeça, abanava-a em sinal de descontentamento, olhava para o adjunto e este para ele. E nada, não saía nada das suas cabeças.
Tenho uma vassoura a mais aqui em casa, se for preciso varrer alguma coisa em campo, no banco ou na Federação...
19/11/08
O golo mil
Passavam onze minutos das onze da noite naquele 19 de Novembro de 1969. O Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro tinha mais de 65 mil pessoas à espera daquele momento. Vasco da Gama e Santos jogavam o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o então campeonato brasileiro. Aos 33 minutos da segunda parte, Renê, defesa central do Vasco, faz falta na grande área. Edgardo Norberto Andrada, guarda-redes argentino do Vasco, não queria sofrer aquele golo de maneira nenhuma. Se o avançado do Santos marcasse a grande penalidade entraria para a História. Foi golo. Pelé correu para a bola, chutou-a de pé direito e ela entrou no canto esquerdo do guarda-redes. Foi o seu milésimo golo. O melhor jogador de futebol de todos os tempos vestiu então uma camisola do Santos com o número 1000 e deu a volta de honra ao estádio, declarando aos jornalistas: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Foi a sua forma de alertar para as difíceis condições de vida das criançs brasileiras. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, marcou 1280 golos em 1363 jogos disputados.
Não vás a Dallas
A maldição da família Kennedy parece pairar também sobre Barack Obama. Foi essa a resposta dada pela maioria das pessoas que participaram na sondagem cá do blog durante a semana passada: 42% de vocês pensam que ele 'Vai ser assassinado'. O segundo lugar das preferências ficou entregue a mais uma opção pessimista - 'Vai ser engolido pelo sistema' - com 28%. Só depois vêm os fiéis Obamianos (21%), que acreditam que ele 'Vai cumprir todas as promessas'. Por último, com 7% das escolhas, ficou a hipótese 'Vai ser uma desilusão'. O futuro o dirá, mas não é de estranhar o receio da sua morte. Basta que abane com demasiada força o ninho das vespas. Obrigado pela participação e esta semana há mais.
Subscrever:
Mensagens (Atom)