Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



21/11/08

http://reporter.clix.pt

João Lopes Marques, Carlos Isaac, Filipe Araújo, Brites de Almeida e Sérgio Diamantino são, para já, os rostos de um grande regresso neste final de 2008. O REPÓRTER CLIX está de volta, está novamente online, ou como se diria há alguns anos, está "Alive and kicking".

O primeiro mandamento dos estatutos não engana: "1 - O canal pretende reflectir de forma irónica e humorística a nossa contemporaneidade portuguesa e global". Se ainda não entenderam a inovação e o bom gosto, basta espreitarem aqui. O espaço é de discussão e está à espera das nossas contribuições, desde que tenham qualidade.

Parabéns e é bom estarem de volta. Há coisas que fazem falta no país do jornalismo cinzento.

Salud!


Vamos a isso, dois dias de animação. O tempo promete ajudar, com um sol de inverno que ajuda a aquecer. Mesmo que não seja a Simone de Oliveira a cantá-lo. De outras músicas se fará o fim-de-semana, como já vão perceber. Tristezas não pagam dívidas!


1 - Brandi Carlile está por cá. E a promoção aos seus concertos tem sido tanta que parece que ela mora cá. Depois de Lisboa e do Porto hoje é a vez de Coimbra. Última oportunidade para ouvir 'The Story', o álbum que a revelou.


2 - Começa a cheirar a Natal, começam a surgir dezenas de companhias de bailado a invadir as salas de espectáculo. O 'Quebra Nozes', de Tchaikovsky, sobe ao palco do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa através da Companhia Nacional de Bailado, da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do coro do São Carlos. Começa amanhã e prolonga-se até 13 de Dezembro.


3 - Um pouco menos clássico são os Mão Morta. A banda de Braga vai a Barcelos - que grande viagem... - e promete uma noite diferente graças ao álbum 'Ventos Animais'. Hoje às 22h no Auditório São Bento Menni por apenas 10 euros.


4 - Decorre até 24 de Novembro, no pavilhão 4 da FIL, Parque das Nações, a Arte Lisboa. Debates, exposições, tudo pode acontecer num espaço onde vão estar presentes 70 galerias. Das 16h às 23h por 8 euros.


5 - Esta noite - e amanhã - ou quando vos apetecer, cheguem-se ao bar, arranjem espaço e peçam um Mojito. Rum, água com gás, xarope de açúcar (açúcar amarelo misturado com sumo de lima em alternativa), hortelã, lima e gelo. Amassem tudo, agitem e finjam que é Verão.

20/11/08

É isso aí cara, seis é a conta qui Deus feiz


A selecção portuguesa tinha perdido por 1-0 em Itália contra a selecção da casa e tinha dito adeus à participação no Campeonato do Mundo de 1994, que se veio a realizar nos EUA. No final do jogo, a 17 de Novembro de 1993, o seleccionador nacional reagiu a quente e disse que era necessário "varrer a porcaria" da Federação Portuguesa de Futebol. O autor das palavras foi Carlos Queiroz, tal como agora treinador de Portugal. Não sei se a porcaria saíu ou não da FPF, mas na altura quem saiu foi o professor Queiroz, campeão mundial de juniores com Portugal em 1989 e 1991.


Ontem, Portugal sofreu a mais humilhante derrota de que tenho memória. Há 53 anos que não levávamos meia dúzia de qualquer equipa. A nossa selecção sofreu seis golos de um Brasil a meio gás. Marcou dois é certo, mas apenas porque eles estavam distraídos. No banco, Carlos Queiroz levava as mãos à cabeça, abanava-a em sinal de descontentamento, olhava para o adjunto e este para ele. E nada, não saía nada das suas cabeças.


Tenho uma vassoura a mais aqui em casa, se for preciso varrer alguma coisa em campo, no banco ou na Federação...


19/11/08

O golo mil


Passavam onze minutos das onze da noite naquele 19 de Novembro de 1969. O Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro tinha mais de 65 mil pessoas à espera daquele momento. Vasco da Gama e Santos jogavam o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o então campeonato brasileiro. Aos 33 minutos da segunda parte, Renê, defesa central do Vasco, faz falta na grande área. Edgardo Norberto Andrada, guarda-redes argentino do Vasco, não queria sofrer aquele golo de maneira nenhuma. Se o avançado do Santos marcasse a grande penalidade entraria para a História. Foi golo. Pelé correu para a bola, chutou-a de pé direito e ela entrou no canto esquerdo do guarda-redes. Foi o seu milésimo golo. O melhor jogador de futebol de todos os tempos vestiu então uma camisola do Santos com o número 1000 e deu a volta de honra ao estádio, declarando aos jornalistas: "Pensem no Natal. Pensem nas criancinhas". Foi a sua forma de alertar para as difíceis condições de vida das criançs brasileiras. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, marcou 1280 golos em 1363 jogos disputados.



Não vás a Dallas

A maldição da família Kennedy parece pairar também sobre Barack Obama. Foi essa a resposta dada pela maioria das pessoas que participaram na sondagem cá do blog durante a semana passada: 42% de vocês pensam que ele 'Vai ser assassinado'. O segundo lugar das preferências ficou entregue a mais uma opção pessimista - 'Vai ser engolido pelo sistema' - com 28%. Só depois vêm os fiéis Obamianos (21%), que acreditam que ele 'Vai cumprir todas as promessas'. Por último, com 7% das escolhas, ficou a hipótese 'Vai ser uma desilusão'. O futuro o dirá, mas não é de estranhar o receio da sua morte. Basta que abane com demasiada força o ninho das vespas. Obrigado pela participação e esta semana há mais.