Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



30/08/09

Por favor, não alimentar os animais

Veleiro Sea Cloud, Mar das Caraíbas


"Viste bem? Olha eu a enfardar no gajo. Tás a ver? Olha, olha... o Necas a agarrá-lo e o Zé a encher-lhe a fronha! Bem, ganda biqueirão que o gajo lhe deu nas costelas. Eh eh eh eh..."

Parece que os estou a ver. De telemóveis de última geração em punho, a conversar uns com os outros e a ver as imagens na SIC ou no site do Correio da Manhã. Estão orgulhosos, comentam a noite de pancadaria na La Movida, no Porto, toda filmada pelas câmaras de vigilância, com a anuência dos porteiros da discoteca e com o medo do segurança privado, que até se desviou para que os energúmenos pudessem estar mais à vontade. O que é que ele podia fazer, pergunta-se agora. De facto, nada. Quem deveria fazer não o faz.

Não é só a Polícia que pode fazer alguma coisa mais. As imagens chocantes servem para identificar esta gentinha, mas será que vão servir para alguma coisa? E a associação dos comerciantes dos espaços nocturnos? Será que já entregou a lista que lhes foi pedida de clientes que podem causar potenciais problemas? Também não... esqueceram-se, provavelmente. Não se esquecem é do dinheiro e das negociatas que vão sempre rolando na noite.

Como se pode ver nas imagens, é muito mais fácil olhar para o lado e deixar que esta cultura de violência, de impunidade e de comportamento animalesco se sobreponha a tudo o resto. Dificilmente conseguiria encontrar melhor exemplo de comportamento grupal levado ao extremo. Quer dizer, talvez no Mundo Animal consiga encontrar, com leões, búfalos ou hipopótamos, mas esses são animais selvagens. Têm essa desculpa.

Pronto, estes também são, mas não têm qualquer desculpa para isto.