Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



07/11/08

Parabéns!!


A VOLTA AO MUNDO faz 14 anos. É a mais antiga revista de viagens em Portugal e merece a edição de aniversário que está nas bancas. Este é um número para quem gosta de coleccionar: 30 destinos visitados por equipas de reportagem da VM, os destinos dos Paralelos 14 Sul e Norte, reportagem em São Tomé e mais secções especiais sobre o aniversário.

Redacção e leitores estão de parabéns.

Não percam e deliciem-se com a capa lenticular, coisa única em Portugal.

Pena suspensa??????


Fátima Felgueiras foi condenada a três anos e três meses de prisão com pena suspensa e à perda de mandato no âmbito do processo do “saco azul” do Partido Socialista de Felgueiras. A sentença foi hoje lida no Tribunal de Felgueiras e a autarca foi condenada por não devolução ao município de ajudas de custos de uma viagem, uso de uma viatura oficial do município para uma iniciativa do PS e a intervenção no loteamento do Bustelo. À saída do tribunal, Fátima Felgueiras disse: “Sempre falei verdade. Em Felgueiras nunca existiu corrupção. O que disseram sobre mim ao longo destes dez anos é tudo falso”.


Mais uma vez, a justiça portuguesa condena sem condenar. Na prática, mais uma vez compensou ter fugido para o Brasil e voltado com um look diferente daquele que surge nesta foto, a de Fátima antes do milagre da estética e do cabeleireiro. Viva a impunidade.

Saiam prá rua!!!


Sexta-feira. É preciso dizer mais? Casual, descomprometida, divertida, tudo menos entediante. É assim que devem ser todos os inícios de fim-de-semana. E meses de silêncio depois, eis algumas propostas para vos tentar animar a vida.


1 - Nouvelle Vague. Não há forma melhor de ficar a sorrir durante três dias. Até há... mas isso não vem ao caso. Os concertos são hoje à noite (21h30) no Campo Pequeno, em Lisboa, e amanhã no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. E está à venda um DVD fenomenal com a actuação ao vivo do grupo a 7 de Dezembro de 2007 na Aula Magna. Jazz, bossa nova, electrónico, tudo bem misturado. Vamos lá!

2 - Tó Trips e Pedro Gonçalves são os Dead Combo e vão estar amanhã à noite em Viseu para um concerto de apresentação de 'Lusitânia Playboys', mais uma série de grandes inovações musicais. Só para fãs, no Teatro Viriato, com bilhetes a partir de cinco euros.

3 - A Fundação de Serralves, no Porto, não brinca em serviço. Por isso, até 18 de Janeiro vai expor uma retrospectiva da obra de Juan Muñoz. As suas esculturas marcam a diferença, bem como as suas famosas instalações. E estão aqui à mão de semear, de terça a domingo. Aproveitem.

4 - É um dos mais conceituados festivais do género. O Festival Internacional de BD da Amadora vai na 19ª edição e termina este fim-de-semana no Fórum Luís de Camões. A ficção científica está em destaque com obras raras de Alex Raymond, o criador de Flash Gordon. Última oportunidade para ver também Valerian, Blake & Mortimer e banda desenhada chinesa.
5 - Saiam mais cedo de casa. Os bares do Bairro Alto agora fecham às duas, aproveitem a noite de todas as formas. Não é uma proibição europeio-standardizada que nos vai impedir. E na rua não se paga imposto.

05/11/08

The Black House


Ganhou. Era esperado que assim fosse. As sondagens indicavam-no, a vontade dos europeus (irrelevante) exigia-o, o desejo de mudança imperava. Barack Hussein Obama chegou à Casa Branca com uma vitória clara e simples. McCain assumiu-o numa demonstração de como se deve saber perder. Obama também soube ganhar. Tocou a reunir e o futuro dos EUA pode começar já hoje. Quem ganha com isso? O multiculturalismo, a comunidade negra que, 40 anos depois, vê realizado o seu sonho, os hispânicos, que ganham cada vez mais terreno no tecido social norte-americano. Mas também ganha a diversidade de pensamento, a ecologia, o pacifismo, o diálogo, a inteligência. É isso que defendem e anseiam os analistas e os eleitores. Obama é, como durante muitos anos se falou no mundo do boxe, e apesar de ser preto, "the great white hope". É a esperança para pretos, brancos, hispânicos, orientais, homens e mulheres de todas as proveniências que habitam os EUA. Pode ser uma das maiores fraudes ou o grande unificador de uma nação e de um planeta, o primeiro líder à escala planetária. Pode ser e pode não ser, mas para já tem o benefício da dúvida. Falamos mais tarde.

03/11/08

O último apaga a luz


De acordo com o diário CORREIO DA MANHÃ, a iluminação de Natal da cidade de Lisboa vai custar entre dois e três milhões de euros. São cerca de 400 a 600 mil contos, para quem ainda precisa fazer as contas. Os custos serão repartidos por patrocinadores, informa a empresa vencedora do concurso público. Não foi a Mota Engil e isto não tem nada a ver com contentores à beira Tejo.

A partir de dia 15 de Novembro as luzes serão acesas em 24 ruas e 15 praças da capital, com motivos relacionados com contos natalícios e divididos em quatro temas -História, Natureza, Sonho e Inclusão Social.

Não poderia ser melhor a escolha: Nesta História de quase três milhões de euros, será que ninguém teve a capacidade ou o dom da Natureza de perceber que o Sonho de milhares de pessoas passa pela Inclusão Social e que esse valor poderia ser utilizado de forma mais brilhante do que para acender e apagar lâmpadas em tempo de Natal?



Jogos de guerra



O jornal espanhol EL PAIS revela hoje que Espanha estava disposta a atacar Portugal em 1975 com o objectivo de travar o comunismo - leiam tudo aqui.


Carlos Árias Navarro foi o último presidente do Governo franquista e confessou em 1975 a Robert Ingersoll, vice-secretário de Estado dos EUA, que a Espanha estava preparada para entrar em guerra com Portugal "para evitar que o comunismo se espalhasse" ao resto da Europa. O líder espanhol estava com medo do que se poderia passar na transição de Portugal para a democracia e queria recorrer ao apoio de Washington em caso de extremar das posições em território português. Mas sabia ele que Kissinger e Carlucci já estavam também a puxar os cordelinhos para que nada de vermelho acontecesse...

Estas informações vêm agora a público na sequência de uma série de documentos obtidos nos Arquivos Nacionais americanos, em Washington. Num deles pode mesmo ler-se a seguinte análise ao nosso país em 1975, feita por Árias: "Portugal é uma séria ameaça para Espanha, não apenas pelo desenvolvimento que está a ter a situação, mas pelo apoio exterior que poderia ter e que seria hostil a Espanha". Ao que Ingersoll respondeu, em forma de recado a Kissinger: "A Espanha estaria disposta a travar o combate anticomunista sozinha, se for necessário. É um país forte e próspero. Não quer pedir ajuda. Mas confia que terá a cooperação e a compreensão dos seus amigos, não apenas no interesse de Espanha, mas no interesse de todos os que pensam assim".

335 anos depois de terem sido corridos, os espanhóis estavam dispostos a voltar. Quase 34 anos depois da Revolução há cada vez mais quem suspire por eles. Eu não, apesar de tudo de bom que a Espanha tem.


Boa sorte!


E assim, de um momento para o outro, sente-se que o Mundo está a mudar. Não foram necessárias mais de duas semanas de ausência física e alguns meses de separação bloguista para entender que tudo muda. Regressado de uma viagem espiritual, deparo-me com um planeta diferente. Já não oiço falar do carjacking, dos assaltos a caixas multibanco, da onda de crimes. Agora só se ouve falar de números. De bolsa, de acções que sobem e descem, de bancos à beira da falência, da crise do subprime, de nacionalizações. Até parecia que o PREC estava de volta, com o companheiro Vasco a nacionalizar pelo bem da nação e da sociedade sem classes. Mas não! O Mundo está a mudar porque as soluções apresentadas como duradouras e eficazes não estão a resultar. Todos os sistemas têm um fim, todos os impérios acabam e todos os indivíduos mudam. Estes são tempos de mudança, instantes decisivos, propícios para a passagem de larva a borboleta, ideais para que os olhos se abram e se entenda que está tudo nas nossas mãos.
O blog está de volta!