Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



04/07/08

Um sucesso!

Parabéns ao passageiro 4000. Chegou no momento certo, mas não deixou comentário e assim perdeu a oportunidade única de ganhar um cartão Lisboa Sete Colinas com uma viagem de ida e volta incluída, numa zona do Metro de Lisboa. Temos pena... Ainda por cima a luta foi feroz, com toda a gente a chegar-se atrás para não ficar com o bilhete de metro. Enfim, como compensação pelo vosso esforço, o Grande Prémio passa para o passageiro 5000. Obrigado!

Venha daí o fim-de-semana


Aí estão os mais desejados dias e as mais ansiadas noites da semana. Desta vez com muita música, afinal está a chegar o Verão dos Festivais. Mas também há concertos mais intimistas, noites com DJ e um mergulho a 80 quilómetros do mar. Têm é que sair de casa...

1 - Começa esta noite o Super Bock Super Rock, com a sua edição no Porto. Em Lisboa será no próximo fim-de-semana. Xutos, Orquestra do Hot Clube, ZZ Top, Love and Rockets, David Fonseca, Crowded House e Pete Tha Zouk são os convidados desta noite. Amanhã, também no Parque da Cidade, vão desfilar Jamiroquai, Paolo Nutini, Morcheeba, Jorge Palma, Clã, Brand New Heavies e Sexy Soundsystem. 35 euros por dia, 60 por dois dias e 80 pelos quatro. Nada mau, quando comparado com o Rock in Rio.

2 - Mais um festival, mas este prolonga-se até ao final do mês. O Cool Jazz Fest, em Mafra, Oeiras e Cascais, junta um lote de primeira categoria. No próximo domingo será um dos pontos altos deste ano com a presença do gigante do jazz Herbie Hancock. A lista continua, por exemplo, com Mayra Andrade (dia 11), Ana Moura (dia 12), Kings of Convenience (dia 24), Caetano Veloso (dia 26) ou Diana Krall (dia 30). Preços entre 15 e 60 euros.

3 - António Pinho Vargas está de volta depois de sete anos sem pisar um palco. Amanhã. às 21h no Pequeno Auditório do CCB, em Lisboa, com o álbum 'Imperfeições'. Às 21h com preços entre 12,50 e 15 euros.

4 - Hoje é noite de Rui Vargas e Rui Murka no Bar do Lux, em Lisboa. No piso de baixo, a acção está guardada para o DJ Vibe. Mais uma enchente junto ao Tejo.

5 - Fartos da praia, das filas de trânsito, do sal na pele, dos mesmos sítios de sempre? Óptimo. É a altura ideal para mergulhar no interior de Portugal e conhecer a Praia Fluvial das Rocas, no centro de Castanheira de Pera. Há lá uma piscina de ondas com 2100 m2 com uma ilha, uma albufeira e uma ponte. Só visto!

03/07/08

Congelados

Durante um minuto, numa acção concertada, mais de 200 pessoas pararam aquilo que estavam a fazer e ficaram quietas no mesmo sítio, imóveis. Aconteceu na Central Station, em Nova Iorque e está tudo devidamente filmado e comentado aqui. É impressionante!

Obrigado ao Thomas Pedro pelo link. E fico à espera de mais para colocar cá no blog.

02/07/08

Finalmente!


Às vezes ainda consigo ser surpreendido com boas notícias. Esta noite foi um desses momentos.

Sem necessidade por aí além, vim à net. Abri a minha homepage e eis o que estava no DIÁRIO DIGITAL: "O exército colombiano libertou a antiga candidata presidencial Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 militares sequestrados pelas FARC, anunciou esta quarta-feira o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos."

Fiquei a saber que a "operação militar decorreu na província de Guaviare, no Sudeste da Colômbia, um dos bastiões das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC)" e que o dito ministro referiu que "o estado de saúde dos reféns era «razoável» tendo em conta o longo cativeiro."

Ingrid Betancourt tinha sido sequestrada em Fevereiro de 2002, há mais de seis anos.

CADA UM TEM O QUE MERECE


Na praia de Essaouira não se vendem bolas de berlim.


Nem sequer passa o homem dos gelados, vestido de branco, com a arca às costas, a gritar 'É fruta ó chocolate!". Na praia de Essaouira, joga-se à bola. Cinco contra cinco, dez contra dez, até mais se for preciso porque o areal permite.


As famílias vão à praia e partilham a areia com os 'hippies', com os verdadeiros que ainda por lá andam e com aqueles que descendem da comunidade que ali chegou nos anos 70. Numa ponta da praia está o porto de pesca. Na outra, estão castelos na areia. Foi assim que Jimi Hendrix os viu quando aqui morou. E deles fez uma canção. Entre as duas pontas há areia, há dunas, há gente ao banho, há papagaios que puxam, de forma radical, os surfistas para as ondas.


Neste Marrocos para lá de Casablanca, onde fica a 'Cidade do Vento', as bolas de berlim e os gelados são substituídos por um vendedor de queques. Simples ou de chocolate. São queques especiais, são 'Space Cakes' e este é o fim-de-semana do Festival de Músicas do Mundo de Essaouira. E isso vê-se também pela proliferação de cabeleiras rastafari pelas estreitas ruas da vila tingida a branco e azul.


Os casais adolescentes marroquinos não se podem beijar e abraçar na toalha. Chega o polícia a apitar. E andar de bicicleta no areal também é proibido. Há muçulmanas totalmente vestidas e de véu. E outras de biquíni. Há estrangeiros a ler, a dormir, a passear, a apanhar sol. Há de tudo. Só não há bolas de berlim.

01/07/08

Passageiro 4000


A crise chegou a todos os sectores da sociedade portuguesa.

E hoje que o preço dos bilhetes de metro aumentou, o blog 'Jornalismo Positivo' tem o prazer de anunciar que o passageiro 4000 desta viagem terá direito a um cartão reutilizável Lisboa 7 Colinas com uma viagem ida e volta incluída.

Basta aparecerem por cá e esperarem pelo número mágico: 4000.
Depois, é só deixarem um comentário a comprovar que são os felizes contemplados com este magnífico prémio.
Obrigado!

Ajoelhou, vai ter que pagar


Entra hoje em vigor a nova tabela de preços para serviços religiosos no Norte e Centro de Portugal. O valor praticado pela Igreja Católica para missas e casamentos vai ter um acréscimo de mais de 30%. A iniciativa destes aumentos é da responsabilidade das dioceses do Norte e teve o aval de Bento XVI. E neste caso a Autoridade da Concorrência não foi contactada para analisar as suspeitas de cartelização, como no caso das gasolineiras. A justificação para 'sacar' mais dinheiro prende-se com o facto de o último aumento ter ocorrido há oito anos. Assim sendo, mandar celebrar uma missa vai custar 10 euros (ontem seriam necessários apenas 7,50) e um funeral fica por 30 euros, 25 para casamentos e baptismos. Até indicação em contrário por parte das dioceses, do Papa ou de qualquer entidade superior ou dos seus presumíveis intermediários, a entrada em igrejas continua a ser gratuita. E para rezar em casa também não se paga nada. Graças a Deus, dirão os crentes.

30/06/08

Por supuesto!




Melocotón, viejo, cangrejo, cacauetes, caña, tinto de verano são algumas das palavras a que acho piada em espanhol. Perdão, em castelhano. Há coisas que só eles têm. E nós continuamos a não querer aprender. Gosto mesmo desta coisa de ser português. Gosto dos 15 minutos de atraso socialmente instalados, admiro o final da tarde de um dia de semana numa esplanada com vista para uma cerveja, adoro noites quentes de Verão passadas na rua a conversar, os chinelos nos pés e os óculos de sol sempre presentes. Mas o que eu gostava mesmo era que aprendessemos qualquer coisa com Espanha e com os espanhóis. Mas não o falar alto demais, o usar quantidades exageradas de perfume ou as touradas. Gostava que tivéssemos indústrias de cinema e musical com qualidade, reputação que vale milhões a nível internacional, pujança financeira, um salário mínimo digno, uma mentalidade ganhadora, que não tivéssemos vergonha de ser portugueses. Não gostava que fossemos duas partes desiguais de um mesmo país, gosto demasiado de Portugal e de ser português para que isso aconteça. Nem sonho com um país à imagem da Noruega, rico, competente e triste. Quero o melhor de dois mundos para Portugal: a descontração, o desenrascanço, sucesso e bem estar económico. Como isso não parece possível, já me contentava com qualquer coisa de bom que os espanhóis têm e nós não. Pode ser a taça de Campeões da Europa...

Época de estupidez

Terminou o Campeonato da Europa de futebol, voltam os problemas de sempre, aqueles que nunca deixaram de existir. Mas o português está cansado, não quer ouvir falar mais do Euro, nem da diminuição do IVA ou do aumento da taxa de desemprego. Agora, o português quer ir de férias, quer encher o Algarve de confusão, de filas de trânsito, de copos e praia e de festas do social. É isso mesmo, está a chegar a 'Silly Season', aquela época ridícula em que as notícias têm outro valor. Para lá de incêndios, vaga de calor e leves tricas políticas, há acontecimentos extraordinários que podem marcar um Verão. Já tivemos Cristiano Ronaldo e Merche Romero de férias com pouca roupa, Cavaco a subir a um coqueiro, Soares em cima de uma tartaruga e a falar com uma estrangeira na praia do Vau. E ela sem a parte de cima do biquini. Também temos consntantemente as férias dos futebolistas, o China e Vilamoura. Mas este ano queremos mais. Por isso, peço-vos que colaborem na sondagem desta semana. Dos quatro acontecimentos previstos para acontecer entre Julho e Agosto deste ano pelo Departamento de Futurologia do 'Jornalismo Positivo', apenas um terá as honras de fotografia do ano. Ajudem a decidir qual será - Sócrates de tanga, Ferreira Leite em biquini, Cavaco na Festa do Avante ou Scolari e Ricardo de férias na Alemanha.

Boas notícias

A questão colocada prendia-se com o tratamento da informação em cada um dos canais televisivos portugueses. E houve um empate técnico. RTP 1 e SIC Notícias foram os vossos preferidos, com 31% dos votos para cada um. Ou seja, notícias é na televisão do Estado e no canal noticioso de Carnaxide. O segundo canal estatal, a RTP2 ficou posicionado logo a seguir com 21% dos votos, seguindo-se a RTPN (10%) e a SIC (5%). Curiosamente, a TVI - o canal com mais audiências e share em Portugal - não recebeu qualquer voto.