Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



01/08/08

Há água em Marte!

A descoberta foi acidental, mas está confirmada pela Nasa. A sonda Phoenix descobriu água em Marte. Em forma de gelo, mas não deixa de ser água. E normalmente, onde há água há vida, mesmo que seja nas suas mais pequenas formas. Dizem as más-línguas que a Phoenix vai continuar em Marte até descobrir petróleo...

Entra Agosto


Este fim-de-semana, vamos falar apenas de música. São quatro as sugestões de Norte a Sul de Portugal. E a quinta hipótese de programinha vai para um restaurante, porque além do espírito convém alimentar também o corpo. E assim se entra no tradicional e dispendioso mês das férias. Para todos aqueles que optam por trabalhar em Agosto, um grande bem haja. Somos uns iluminados!


1 - Paredes de Coura, claro. Só podia. Começou ontem o festival alternativo mais frequentado do país com os Sex Pistols a dominarem os acontecimentos. E hoje há mais razões para rumar ao Minho: The Sounds, The Editors ou Primal Scream, por exemplo. Amanhã será o dia para, entre outros, The Mars Volta, dEUS ou Wraygunn. E quanto a domingo, nada melhor que um tributo a Joy Division, The Lemonheads e Thievery Corporation. Bilhete diário a 40 euros, 70 para o passe total.


2 - Mick Hucknall está de volta a Portugal com a sua banda de sempre. Num registo muito mais comercial que a sugestão anterior, mas a puxar para o revivalismo, eis os Simply Red no Algarve. É hoje à noite, por 30 euros, na Herdade dos Salgados com after-party no Le Club

3 - O Norte volta a dar cartas nos festivais de música. Começa hoje e prolonga-se até domingo a nona edição do Festival Intercéltico de Sendim. A música folk é a rainha do primeiro dia com direito aos espectáculos de Ginga (Portugal), Skanda (Astúrias) ou Luar na Lubre (Galiza). No sábado, destaque para o punk e funk da Kerekes Band, da Hungria. E o festival termina com os mirandeses Pica Tumilho, com aquilo a que alguém resolveu chamar rock agrícola. E apenas por 12,50 euros por noite.


4 - E quanto todos partem para o Sul, as sugestões continuam a Norte. O magistral pianista Herbie Hancock vai ao Porto no próximo domingo. Estará no Palácio de Cristal com um grupo de convidados naquele que será um concerto imperdível. E ainda por cima, é de borla, inserido no Porto Blue Jazz.


5 - Se alguém decidir passar pela península de Tróia a caminho do Algarve, fique a saber que há um restaurante entre a Comporta e o Carvalhal que se chama Dona Bia. Fica à beira da estrada, no lado esquerdo de quem segue de Norte para Sul, e é um achado. Cozinha alentejana, peixe fresco, preços acessíveis e sem salamaleques.

31/07/08

Energia Nuclear?


Os preços de gasóleo e da gasolina andam numa montanha russa. Sobem, descem, voltam a subir e a coisa não parece ter fim à vista. Os países produtores fazem acordos, os compradores levam as mãos à cabeça e os consumidores sofrem na carteira com as variações dos mercados internacionais. A electricidade está mais cara, o gás idem - seja natural ou de botija - e as energias renováveis ganham o seu espaço, mas a uma velocidade de caracol. Por isso, não é de estranhar que se volte a falar de energia nuclear em Portugal. Claro que outros países já optaram por essa solução há mais de 30 anos (o nosso típico atraso histórico) e também tiveram os seus momentos menos bons, mas a hipótese volta à ribalta. Pois é mesmo essa a sondagem desta semana - Concordam com a energia nuclear em Portugal? São quatro as opções em cima da mesa, e para todos os gostos. Basta olhar para a esquerda e clicar numa delas. Obrigado!

30/07/08

Maddie phone home!


A pequena Maddie foi 'levada por extra-terrestres'. É essa a opinião da maioria dos passageiros do 'Jornalismo Positivo', de acordo com a votação da sondagem desta semana aqui no blog. A opção foi escolhida por 36% de vocês, numa disputa até à última hora. Em segundo lugar nas preferências, e cuidado com os possíveis processos judiciais que a família McCann poderá mover, ficou a hipótese de 'Acidente e pais livraram-se do corpo' com 31% das escolhas. A suposição de a miúda ter fugido de casa também estava em cima da mesa e 21% dos votantes não tiveram dúvidas em escolhê-la. Já quanto à opção mais veiculada pela família, amigos, comunicação social inglesa e pelo Primeiro-Ministro Gordon Brown, 'Sequestro por rede pedófila', foi a menos votada - 10%.

Tirem as vossas conclusões.




Petra no sapato


Já está nas bancas a edição de Agosto da revista VOLTA AO MUNDO.


Neste número, destaque para a reportagem de capa, uma viagem com texto meu e fotografias (excelentes, diga-se de passagem) do Paulo Barata, pela Jordânia. Mas há mais, com viagens por Xangai - numa grande reportagem de Paulo Rolão sobre essa China que teima em conquistar o Mundo - e pelo Tibete, pelas mãos de José Rodrigues dos Santos. Em ambos os casos, as fotografias, também elas de extrema qualidade são de Manuel Gomes da Costa. E para quem não esquece o Brasil, há sempre um passeio pela Chapada Diamantina.


Nem só de Petra se deve falar quando nos referimos ao mais calmo dos países do Médio Oriente. Deserto de Wadi Rum, mergulho no Mar Vermelho, Mar Morto, castelos, Lawrence da Arábia e a Rainha Rania também merecem ser destacados. O encontro com a Jordânia durou uma semana e deixou marcas. Além das recordações de um país difícil de esquecer, fica a triste memória desses dias. Enquanto o Mar Morto nos brindava com o seu espectáculo salgado de sensações, em Portugal, por esses dias, morria Torcato Sepúlveda, o homem da voz grave e cavernosa que se emocionava com a amizade.

A reportagem da Jordânia é para ele, para esse viajante da Mente e do Mundo.

Um abraço, Torcas!

Razia


No mês passado, uma área ligeiramente superior à ocupada pela ilha da Madeira desapareceu da face da terra. Foram 870 quilómetros quadrados de floresta, na Amazónia. E esta parece ser uma boa notícia. É que em Maio, a área destruída tinha sido 20% maior, atingindo os 1096 km2. Esses são os dados revelados por um relatório oficial do Governo brasileiro, através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que frisa ainda o facto de as condições atmosféricas não terem possibilitado um visionamento total. Ou seja, ainda não deu para ver toda a dimensão da tragédia que, dia após dia, mês após mês, ano após ano, continua a acontecer num dos pulmões do Mundo. Chico Mendes, o seringueiro que se transformou em defensor do ambiente, foi assassinado há quase 20 anos. Denunciou a desflorestação da Amazónia e muitas foram as promessas de que tudo iria ser diferente após a sua morte. Afinal, parece que não.

29/07/08

Despachem-se!

Faltam apenas algumas horas para terminar a sondagem desta semana. Que terá acontecido à pequena Maddie em Maio de 2007 na Aldeia da Luz? As hipóteses estão em cima da mesa: Acidente, morte e ocultação do cadáver pelos pais, sequestro por rede pedófila, fuga de casa ou rapto por extra-terrestres. A coisa está renhida!

O diácono das praias


"Toda a gente sabe como começa uma massagem e ninguém sabe como ela acaba", afirma Reis Águas, Comandante da Zona Marítima do Sul à TSF. O senhor em questão refere-se à proibição implementada nas praias algarvias. Aquela que parecia ser a grande moda para este ano no sul de Portugal não o poderá ser, uma vez que o Comando Marítimo do Sul não autoriza que sejam dadas massagens na praia. Podem esconder alguma coisa por trás, foi essa a mensagem que quis passar Reis Águas. Além do mais, como afirmou de seguida à estação de rádio, isso só serve para "aborrecer o cidadão que vai para a praia".


Ainda bem que temos pessoas em Portugal como o senhor comandante Reis Águas, o paladino dos bons costumes e defensor da moral. Era só o que faltava alguém estar deitado numa toalha, a apanhar sol e vir alguém de surpresa, começar a fazer uma massagem e iniciarem uma sessão de sexo escaldante. Provavelmente o senhor comandante terá uma mente muito fantasiosa e anda a inspirar-se nos argumentos de filmes pornográficos de baixo escalão com que nos brinda a televisão por cabo. No Portugal dos anos 50 e 60 do século passado, este e outros comandantes do género teriam lugar garantido no topo da hierarquia, defensores do regime, das regras e do quem manda, manda. Infelizmente, 50 anos depois, continuam as vistas curtas a ter cargos de algum relevo em Portugal.


Há cerca de um mês, tive o prazer de poder dar uns mergulhos numa praia algarvia, ali para os lados de Vilamoura - perdoem o pedantismo da coisa. Já deitado na espreguiçadeira, à sombra de uma palhota (10 euros, meio-dia) senti companhia na espreguiçadeira seguinte. Era um brasileiro, vendedor de praia. E depois outro, seguido por um chinês. E mais uns quantos se aproximaram. Escondiam-se da Polícia Marítima, ocultavam os cestos de bolas-de-berlim, de empadas, de croquetes e as brochuras onde apresentavam as maravilhas das massagens relaxantes. Falavam ao telefone entre eles, avisavam-se do perigo. E entre cada chamada, lamentavam-se de não poder ganhar a sua vida.


Nas espreguiçadeiras e toalhas à volta, já muitos dos veraneantes eram seus clientes. Faz parte. Sempre fez parte da nossa cultura. Sejam os homens dos gelados, as senhoras das bolas-de-berlim ou o chinês das massagens, eu quero é que a ASAE vá de férias. E leve com ela a Polícia Marítima, os comandantes das Zonas Marítimas e todos aqueles que não sabem entender a diferença entre segurança nas praias e exagero normativo, seguidismo fascizante. De cabelo molhado, corpo a pingar, sabor a sal na boca, um calor dos diabos, dá mesmo vontade de comer qualquer coisa ou de levar um apertão na coluna para aproveitar as férias. E irei continuar a fazê-lo enquanto existirem vendedores de praia com 'tomates' para ganhar a vida e enfrentar estes 'cinzentões' avessos à novidade. E mesmo que o creme da bola-de-berlim esteja estragado pelas altas temperaturas, não irei apresentar queixa. Nos meus intestinos mando eu.