Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



14/11/08

Light my fire


O discurso das sextas-feiras até pode parecer repetitivo, mas a verdade é que o fim-de-semana é para ser vivido. Claro que descansar também está nos planos, mas com tanta actividade musical é quase impossível render-se ao sofá. Cá estão os planos para os próximos dias. Divirtam-se à grande!


1 - O Campo Pequeno, em Lisboa, está cada vez mais na berra para os concertos. Aliás, até seria bem pensado utilizá-lo apenas para isso. O artista desta noite é Jorge Palma, o cantor errante que não poderia ter outro espectáculo senão 'O Último Metro'. Hoje à noite, encostem-se uns aos outros e rezem para que ele se lembre das letras todas.


2 - O Guimarães Jazz 2008 é, provavelmente, a melhor cerveja do mundo. Ups, o melhor festival de jazz de Portugal. Entre 13 e 22 de Novembro, eis a ementa: Kurt Elling, Steve Coleman, Django Bates, Marcus Strickland, The Cookers, Kenny Barron e Metropole Orchestra. O passe custa 80 euros e há mais informações aqui - http://www.aoficina.pt/


3 - Grande noite de dance music é a de amanhã, sábado, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Dance Factory é o nome do evento com programação para dez horas non-stop. Sven Väth, Samim, Dennis Ferrer, Pete Tha Zouk, Carlos Manaça, Dezperados, Freshkitos e Overule são as atracções. Não é obrigatória a entrada com boné de basebol, argolas nas orelhas ou meias brancas desportivas por cima das calças. São 30 euros e só acaba às oito da manhã de domingo.


4 - Buraka Som Sistema é sinónimo de kuduro progressivo, seja lá o que isso for. O que interessa é que é impossível estar parado num concerto deles, principalmente com a apresentação do novo álbum, 'Black Diamond'. Amanhã à noite na Voz do Operário, em Lisboa. Yah!


5 - Andam bem abonados? Não sabem onde gastar uma ou duas centenas de euros bem gastos? Vão ao Vila Joya, na Galé, Algarve e deliciem-se com o único restaurante em Portugal com duas estrelas Michelin. O chef Dieter Koschina anda por lá, preparem-se para entrar no Paraíso.

13/11/08

RESPECT ! !


A revista norte-americana ROLLING STONE resolveu fazer uma daquelas listas com as melhores vozes de sempre da música, coisa que inclui, numa percentagem esmagadora, apenas artistas americanos ou britânicos. Mas pronto, vale o que vale.
E a grande vencedora foi Aretha Franklin. Bem escolhido! Poderia ser pior. A lista foi votada por gente do meio como Liam Gallagher, James Hetfield, Yoko Ono ou Ozzy Osbourne. Ray Charles em segundo e Elvis Presley em terceiro são os restantes medalhados. Depois, e por esta ordem, seguem-se Sam Cooke (estrela do gospel, R&B e soul assasinado em 1967), John Lennon (o único não-americano dos dez primeiros), Marvin Gaye (exacto, o do Sexual Healing), Bob Dylan (pela voz? Bem... adiante), Otis Redding (Sittin' On The Dock of The Bay, lembram-se?), Stevie Wonder (Ensaio Sobre a Cegueira estreia hoje...) e James Brown (a máquina sexual cujo funeral levou quase três meses a realizar-se).

E pronto, cá vos deixo um miminho para ouvir com o volume no máximo.




Para os coca-bichinhos que queiram saber as restantes posições eis a lista exaustiva: 11. Paul McCartney 12. Little Richard 13. Roy Orbison 14. Al Green 15. Robert Plant 16. Mick Jagger 17. Tina Turner 18. Freddie Mercury 19. Bob Marley 20. Smokey Robinson21. Johnny Cash 22. Etta James 23. David Bowie 24. Van Morrison 25. Michael Jackson 26. Jackie Wilson 27. Hank Williams28. Janis Joplin 29. Nina Simone 30. Prince 31. Howlin` Wolf 32. Bono 33. Steve Winwood34. Whitney Houston 35. Dusty Springfield 36. Bruce Springsteen 37. Neil Young 38. Elton John 39. Jeff Buckley 40. Curtis Mayfield 41. Chuck Berry 42. Joni Mitchell 43. George Jones 44. Bobby `Blue` Blan45. Kurt Cobain 46. Patsy Cline 47. Jim Morrison 48. Buddy Holly 49. Donny Hathaway 50. Bonnie Raitt 51. Gladys Knight 52. Brian Wilson 53. Muddy Waters 54. Luther Vandross 55. Paul Rodgers 56. Mavis Staples 57. Eric Bourdon 58. Christina Aguilera59. Rod Stewart 60. Björk 61. Roger Daltrey62. Lou Reed 63. Dion 64. Axl Rose 65. David Ruffin 66. Thom Yorke 67. Jerry Lee Lewis68. Wilson Pickett 69. Ronnie Spector 70. Gregg Allman 71. Toots Hibbert 72. John Fogerty 73. Dolly Parton 74. James Taylor 75. Iggy Pop 76. Steve Perry 77. Merle Haggard 78. Sly Stone 79. Mariah Carey 80. Frankie Valli 81. John Lee Hooker 82. Tom Waits 83. Patti Smith84. Darlene Love 85. Sam Moore 86. Art Garfunkel 87. Don Henley 88. Willie Nelson 89. Solomon Burke 90. The Everly Brothers91. Levon Helm 92. Morrissey 93. Annie Lennox 94. Karen Carpenter 95. Patti LaBelle 96. B.B. King 97. Joe Cocker 98. Stevie Nicks 99. Steven Tyler 100. Mary J. Blige

Preto no branco


Um funcionário superior da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) viu ser-lhe levantado um processo disciplinar com intenção de despedimento depois de ter reenviado para colegas seus um e-mail como uma foto de Barack Obama e a inscrição "Não vote em branco".


A notícia citada vem na edição de hoje do jornal PÚBLICO e continua assim:

A imagem, que apareceu pela primeira vez no blogue humorístico brasileiro Gordonerd (www.gordonerd.com), foi considerada ofensiva e xenófoba pela administração da EPUL. Segundo a nota de culpa enviada ao funcionário pela advogada habitualmente contratada pela empresa para levantar processos disciplinares aos trabalhadores da casa, a mensagem de correio electrónico reencaminhada por Eduardo Almeida Faria é "particularmente grave" devido ao seu "conteúdo racista".


Mas há mais: Para a advogada avençada da EPUL, Almeida Faria "não se comportou de forma ética ao difundir por e-mail conteúdos de natureza discriminatória em função da raça e de juízos valorativos reprováveis e merecedores de censura ético--social, cujo conteúdo é gravemente ofensivo dos direitos fundamentais".


Será esta a explicação para o súbito ataque de bons costumes da EPUL?


Almeida Faria faz parte de um grupo de quatro quadros dirigentes da EPUL apeados dos seus lugares no início do ano, por decisão da administração, e cujos salários foram reduzidos. Três deles apresentaram queixa contra a empresa, quer nos tribunais, quer na Autoridade para as Condições de Trabalho, a que juntaram um parecer jurídico encomendado pela empresa há alguns anos a um especialista em direito administrativo, por ele defender a sua posição.




12/11/08

Massacre de Dili


Foi há 17 anos. Exactamente a 12 de Novembro de 1991, ocorreu o massacre no cemitério de Santa Cruz. Os timorenses apenas queriam a independência da Indonésia e o fim da ocupação do seu país. O mundo começou a despertar para a questão, para o território ocupado em 1975 pelo maior país muçulmano do planeta. Xanana Gusmão, Ximenes Belo e Ramos Horta tornaram-se os rostos de uma causa. Hoje, Timor é livre e independente, tenta viver numa democracia, mas ainda não é um valor seguro.


No dia de hoje, pode ser que se lembrem do horror que viveram e olhem para o futuro de outra forma.

Grandes filhos da fruta!

No seguimento da notícia do JN, dou uma olhadela ao PÚBLICO e não é que a vergonha continua? De acordo com este diário, citando declarações de Isabel Jonet (presidente da Federação de Bancos Alimentares) à TSF, o Banco Alimentar esteve este ano impedido de distribuir fruta e legumes que não cumpram os parâmetros de tamanho e de cor impostos pela União Europeia. Jonet explica que é necessário que o Ministério da Agricultura faça um pedido expresso à UE - "O nosso pedido foi feito ao senhor ministro mas ainda está sem resposta”, afirmou Isabel Jonet.

Filhos da fruta


De acordo com o JORNAL DE NOTÍCIAS, a Comissão Europeia vai votar a possibilidade de frutas e legumes poderem ser comercializadas de forma livre, independentemente das suas formas, cores e tamanhos.


Ou seja, e confesso a minha total ignorância (nem nunca me tinha lembrado de pensar nisto), as frutas e legumes que chegam aos supermercados têm de passar por critérios de beleza. Um melão que não seja mesmo oval, uma cenoura que não seja direitinha e esbelta ou um nabo com mais parte roxa do que branca poderão ser excluídos da comercialização. E aqui coloca-se a questão do que acontece a estes enjeitados, estes gordos, estes minoritários da sociedade.


Normalmente, os que não se incluem nos critérios de Bruxelas são enviados para fazer compotas, conservas ou simplesmente deitados fora. Exacto, deitados fora enquanto os países em vias de desenvolvimento continuam a lutar por ajuda humanitária. Esta solução final para as frutas e legumes 'diferentes' pode agora chegar ao fim. Basta que os estados-membro votem a favor do aproveitamento e contra a burocracia. Os produtos com deficiência poderão ser vendidos a preços mais baixos (até 40% menos) e assim o desperdício poderá diminuir em 20%.


Mas é claro que uns são filhos da mãe e outros são filhos da fruta. A Comissão Europeia quer mudar a lei em relação a 26 produtos, mas há 10 que vão ter de manter os critérios de beleza. São os top-models dos vegetais: tomate, pimento, alface, maçã, kiwi, morango, pêssego, pêra, uva de mesa e limão. Depois admiram-se que surjam maçãs anorécticas ou limões bulímicos a querer desfilar pelos corredores do Feira Nova...



11/11/08

You are the one


Hoje é o Dia dos Solteiros na China.
A ocasião, por lá, é festiva e tudo se deve a uma questão de números já que 11 do 11 é composto por quatro '1', a forma mais simplificada de coisa única.
É a velha questão da unidade.
Estes chineses não brincam...

Vai ao fundo, sim senhor


Parece ficção científica mas não é.
O Governo das Maldivas está à procura de um novo território onde os cidadãos do país possam viver no caso de o aquecimento global provocar a subida exagerada do nível das águas, engolindo o arquipélago. A notícia é dada hoje em Portugal pelo jornal PÚBLICO, citando declarações do presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, ao diário THE GUARDIAN. Segundo este governante, vai ser criado um fundo de poupança para comprar terras onde a população possa viver no caso de o pior cenário se concretizar. O dinheiro a utilizar virá das receitas do turismo, a maior fonte de rendimentos das Maldivas, um país com 300 mil habitantes dispersos por 1192 ilhas que se situam a uma média de 2,4 metros acima do nível do mar. As Nações Unidas estimam uma subida do nível das águas de 59 centímetros até 2100, mas outros estudos apontam para uma subida de 140 centímetros.

Sri Lanka, Índia e Austrália são os países mais prováveis onde as Maldivas procurarão comprar terras para os seus habitantes. Mas há mais arquipélagos a enfrentar o receio de serem engolidos pelo mar, como a Papua Nova Guiné, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledónia, Fiji ou Tuvalu, o arquipélago de 11 mil habitantes que poderá ser o primeiro país a desaparecer do planeta.

10/11/08

O rato bufo


A 10 de Novembro, mas de 1940, Walt Disney terá alegadamente iniciado as suas funções de informador do FBI em Los Angeles. A sua tarefa foi a de juntar informações sobre os elementos subversivos que povoavam Hollywood. O seu papel levou-a testemunhar contra colegas de trabalho em 1947 perante a Comissão de Actividades Anti-americanas, organismo idealizado por Joseph McCarthy, o pai do McCartismo e brilhantemente retratado em filmes como 'Guilty By Suspicion - Na Lista Negra', com Robert de Niro ou 'Good Night, and Good Luck - Boa Noite, e Boa Sorte', realizado por George Clooney.

Walt Disney, o ideólogo da animação norte-americana teve a sua quota parte de responsabilidade na perseguição a quem pensava de maneira diferente na América do pós-II Guerra Mundial. Coincidência ou não, o seu império floresceu.

Harakiri Bóbó


O mais idoso cineasta do mundo está preocupado. Manoel de Oliveira, 99 anos, não sabe se vai conseguir ter apoios suficientes do Estado português para realizar ainda mais um ou dois filmes. Foi o próprio que o garantiu, este fim-de-semana, à AGÊNCIA LUSA, no final da homenagem que lhe foi prestada pelo Museu de Serralves, no Porto.


Diz Oliveira: "O financiamento estatal dá para cerca de metade do custo total e o resto é preciso encontrar noutras partes. (...) É que parece que eles (os políticos) ainda não se aperceberam bem desta questão. (...) Cada filme dá trabalho a uma equipa completa, músicos, actores, figurantes, dá trabalho à Tóbis, que, veja, continua a tirar cópias do meu primeiro filme, que foi feito em 1931 (Douro, Faina Fluvial) e de todos os outros. (...) Sinto que o Estado ainda não vê bem as coisas. A equipa, o realizador, os músicos e essa gente toda que ganha dinheiro paga impostos ao Estado e pagam quase 46 por cento".

Em Janeiro de 2008 estreou 'Cristovão Colombo - O Enigma'. Na primeira semana de exibição foi visto por 1400 pessoas. Para a realização de tal obra, Oliveira recebeu do Estado português e das empresas Lusomundo e Tóbis um subsídio que rondou os 700 mil euros. Ou seja, cada espectador que se interessou por conhecer a visão de Manoel de Oliveira sobre a vida de Cristovão Colombo custou aproximadamente 500 euros ao bolso dos contribuintes e dos mecenas.


O mestre do cinema português completa 100 anos a 8 de Dezembro, tem um filme na calha ('Singularidades de uma rapariga Loura') e gostaria ainda de fazer outro, ''O estranho de caso de Angélica'. "Se me derem meios para tal", afirmou em Serralves.


Manoel de Oliveira quer continuar a filmar. Está no seu direito. Mas eu também estou no meu direito de recusar que o valor dos meus impostos vá para mais projectos deste realizador, por mais respeito que o senhor me mereça.


O futuro de Barack

A sondagem desta semana cá no blog tem a ver com o assunto de que ainda se fala. Barack Obama vai tomar posse como 44º presidente dos EUA no próximo dia 20 de Janeiro e tudo é esperado por parte daquele que já foi considerado o candidato da esperança. Vamos tentar prever o futuro e antecipar o que poderá acontecer a este Democrata na Casa Branca. São quatro as hipóteses: Barack vai ser uma desilusão e não conseguirá colocar em prática as suas políticas; Obama será assassinado pelos extremistas que já despacharam JFK; o novo presidente vai revolucionar o mundo e torná-lo um lugar melhor e mais seguro, cumprindo as suas promessas; ou Obama vai ser engolido pelo sistema que tanto criticou, o do poder vigente de Washington, cedendo às pressões dos lobbies. Vamos a votos, têm uma semana para dar a vossa opinião.

09/11/08

Os muros que me muram


Passam hoje exactamente 19 anos desde o momento em que as autoridades da Alemanha de Leste abriram os checkpoints junto ao Muro de Berlim, permitindo aos cidadãos da antiga Alemanha Democrática passarem para a Alemanha Federal. Foi o princípio do fim do muro da vergonha. Nos dias seguintes iniciou-se a demolição da ignóbil construção que separou uma cidade, um país, um povo, dois sistemas e dois mundos durante 28 anos.


Hoje, o Muro é apenas uma recordação, mais um ponto de interesse na história de Berlim. Mas outras barreiras do mesmo género se levantam noutros pontos do planeta. E estes novos muros não parecem ser tão merecedores de crítica por parte de quem lutou contra a vergonha em Berlim. Na Faixa de Gaza, Israel ergueu a sua protecção; na fronteira entre os EUA e o México, procede-se a uma construção semelhante; em Chipre, influências gregas e turcas estão separadas também por uma parede de cimento.

Passaram 19 anos e os atentados à liberdade individual mudaram de local e de nome, mas os muros continuam erguidos.