Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



07/06/08

Um americano no Alentejo


Mais uma vez, a CNN volta à carga com o turismo em Portugal. Está na edição online. Desta vez, Rick Steves foi a Évora e disserta sobre o Alentejo, como podem comprovar aqui. Deixo-vos apenas um breve excerto do referido artigo. História, tradição, cortiça, fado e uma breve análise aos alentejanos pelos olhos de um americano...


"The people of Alentejo are uniformly short, look at tourists suspiciously, and are the butt of jokes in this corner of Europe."


In CNN

06/06/08

Surpresa!


Querem ser surpreendidos como há muito tempo não o são?


Querem ouvir uma coisa nova sem olhar a nomes, editoras, países? Só pela música?


É fácil!


Cliquem aqui.


E fixem o nome: MAZGANI

Cheira a festa!


E assim se chega a mais um fim-de-semana. Aproveitem bem os próximos dias, gozem-nos até à exaustão porque depois vem pelo menos um feriado na terça-feira. Para os sortudos que trabalham em Lisboa, há outro na próxima sexta-feira. E os Santos Populares estão a chegar.


1 - Hoje é o último dia da edição de 2008 do Rock in Rio Lisboa. No Parque da Bela Vista, a partir das 16h, as portas irão abrir-se para receber a última leva de artistas: Linkin Park, The Offspring, Muse, Kaiser Chiefs e Orishas no Palco Mundo. Caim, Brothers of Brazil, Buraka Som Sistema, Deize Tigrona, Bruno M, Clã e Pato Fu no Palco Sunset. DJ Vibe, Sasha & Digweed, Ricciardi e Stereo Addiction na Tenda Electrónica.


2 - Amanhã Portugal vai parar. Começa o Euro 2008. O primeiro jogo da selecção é com a Turquia, a partir das 19h45 com transmissão em directo na TVI. Preparem-se as cervejas e os petiscos, amanhã é Dia de Selecção.


3 - Mais um ano, mais uma edição Serralves em Festa, no Porto. Neste sábado, às oito da manhã, a Fundação Serralves inicia 40 horas de música, teatro, performances e muito mais em sessões contínuas. E alguns nomes presentes prometem festa animada: Wire, Konono Nº 1, Pase Rock & Darko, DJ Koze, Bennie Wallace, Tropa Macaca, Dirty Projectors, Neung Phak e Dan Deacon. A entrada é gratuita. Saibam mais em http://www.serralvesemfesta.com/


4 - Estreou ontem e promete ser um caso de sucesso nos cinemas de todo o Mundo. 'Sexo e a cidade', com Sarah Jessica Parker, Kim Catrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon. Já brilharam na televisão e agora aumentaram o ecrã.


5 - A sugestão gastronómica vai para Setúbal. À saída dos ferryboats que vêm de Tróia, na fileira de restaurantes junto à estrada, há um que destaca. É o Cais 56. Choco frito, claro e as maravilhosas pizzas rectangulares. Uma mistura estranha, mas que resulta quase na perfeição.

05/06/08

Ambiente plastificado


Hoje é o Dia Mundial do Ambiente. Boa! E o que foi que fizemos hoje em favor do ambiente? E ontem? E amanhã, iremos fazer alguma coisa? Podemos começar por andar mais a pé, reciclar o lixo lá em casa, fazer trabalho voluntário em prol de associações ambientais, defender até à exaustão a ecologia, combater as empresas poluentes, plantar árvores, praguejar contra quem não assina o Protocolo de Quioto, insultar quem não o cumpre... Enfim, podemos fazer tanta coisa e acabamos por não fazer nada.

Que tal começarmos com pequenos gestos? O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional decidiu iniciar hoje uma campanha de sensibilização nos super e hipermercados para a redução do consumo de sacos de plástico. É uma boa ideia! Parabéns! Vamos trocar os sacos plásticos por outros que possam ser reutilizados. É um pequeno passo, mas é um passo em frente.


04/06/08

Despojos do dia

No dia em que Barack Obama garante o lugar de candidato democrata à presidência dos Estados Unidos da América, passam exactamente 19 anos desde o massacre da Praça de Tiananmen, em Pequim. Parece não ter nada a ver, mas a esperança é o denominador comum.

Esperança no primeiro negro a ser candidato à Casa Branca por um dos grandes partidos americanos. E esperança em que a China seja um país que respeite os direitos humanos. Talvez um dia, os adeptos da democracia em Pequim possam também gritar: 'Yes, We Can!'

Estação de serviço


Volta-se à carga com o preço dos combustíveis. O problema veio para ficar, por isso já chega de lamentos. Vamos tentar encontrar soluções. A Autoridade da Concorrência afirma a pés juntos que não existe cartelização entre quem vende gasolina e gasóleo aos portugueses. Dizem os senhores responsáveis por esse organismo que tudo não passa de coincidência, que quando uma sobe o preço e as outras também, é tudo um mero acaso. É bom ainda haver inocência no Mundo. E não só por parte das crianças.

É pois a altura de tentarmos encontrar soluções para os valores praticados nos combustíveis. É disso que trata a sondagem desta semana aqui no blog. Vender o carro, ir viver para o Iraque, boicotar as gasolineiras ou andar a pé e de bicicleta são as opções em cima da mesa, mas qualquer outra sugestão será bem recebida. Vamos a votos!

Meias finais

As expectativas estão altas. No próximo sábado a selecção nacional vai jogar com a Turquia. Será a primeira partida a contar para a fase final do Euro 2008 e metade dos passageiros cá do blog acreditam na 'Vitória Moral, vamos à meia-final" - 50% de votos. Já seria muito bom, sem dúvida, mas este país e os seus habitantes estão fartos de vitórias morais. Nesta coisa do esquizofrenismo futebolístico encontramos a segunda opção mais votada. "Só derrotas e voltamos de rabo entre as pernas" é a hipótese mais provável para 21% dos eleitores. No terceiro lugar das preferências (14%) ficaram as duas outras opções - "Quartos-de-final e roubados pelos árbitros" ou "Campeões, campeões!!!", aquela com que todos sonhamos. De hoje a três dias já vamos começar a entender o que se vai passar na Suíça e na Áustria.

03/06/08

CADA UM TEM O QUE MERECE


Titicaca

Esta Copacabana não tem calçadão, caipirinhas, corpos bronzeados e biquinis reduzidos. Dos cafés e restaurantes não sai o som do samba nem se ouve falar português em tom açucarado. Nesta Copacabana a vida não vale quase zero, não tem que se andar a olhar por cima do ombro e a água não deixa marcas de sal no corpo depois de secar. Aqui, o nível do mar fica lá no fundo, 3820 metros abaixo. Nesta Copacabana não nasceu o fio dental. Este é o berço dos Incas.

A longa viagem de autocarro não deixou marcas de maior. Foram quase 14 horas, com direito a uma paragem de duas na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Meio quilómetro a pé é coisa pouca para voltar ao autocarro, assim o obrigam as autoridades fronteiriças, mas os quase 4000 metros de altitude obrigam a que o passo seja lento.

Só mais tarde, com uma cerveja gelada e truta grelhada, se recupera o fôlego. Em Copacabana, Bolívia, as tardes e as noites passam devagar. Para os viajantes que chegam e partem, este é um ponto de encontro, de descanso, a meio das suas odisseias. Para os que cá moram, a vida continua a ser a de sempre. Tanto na Bolívia como no Peru, a população de origem índia ocupa o degrau mais baixo da escala financeira. Sobrevivem apegados às tradições, tentando ganhar alguma coisa com o turismo e seguindo o exemplo dos seus pais e avós, agricultores e pescadores.

Diz a lenda dos Andes que foi nestas águas que nasceu a civilização inca, quando o Deus Sol ordenou aos seus filhos para encontrarem um local perfeito para o seu povo. Isla del Sol foi a ilha que descobriram no lago Titicaca e onde se mantiveram até à chegada dos espanhóis no século XVI. O resto é a história de confrontos entre indígenas e colonizadores. E nós, portugueses, sabemos muito bem o que isso é.

Hoje, esta mãe continua a levar os filhos para onde quer que vá. Os mais crescidos vão pela mão, atrás e ao lado. Os mais pequenos seguem embrulhados nas mantas que fazem parte do traje tradicional. A vida passa devagar nas margens do Titicaca.

02/06/08

A visão americana

A edição online da cadeia de televisão norte-americana CNN inaugurou uma série de artigos sobre o turismo em Portugal. E começou com Nazaré e Fátima. Rick Steves, o autor ao serviço do Tribune Media Services, fala de um país onde se faz a ponte entre o passado e o futuro. E o seu grande espanto vai para a quantidade enorme de estradas e auto-estradas que o país tem depois da entrada na União Europeia. Coisa que aconteceu em 1986... Steves fala ainda de um Portugal isolado, da mão-de-obra estrangeira, das viúvas que já não se vestem de negro e dos doces conventuais, entre muitos outros assuntos. Há também a referência a Fátima, aos peregrinos e aos altares poeirentos das igrejas portuguesas. E promete mais um artigo na próxima semana, sobre Évora. Confiram tudo aqui.

Mais um mês


Cinco meses já passaram. E vocês continuam a aparecer por cá. Isso só pode ser um bom sinal.
O 'Jornalismo Positivo' precisa das vossas sugestões, comentários e críticas. Não custa nada.
Para já, as contas são fáceis e pequeninas de fazer.
Estamos com uma média mensal de 610 visitantes e pouco mais de 1100 páginas visitadas todos os meses. Sempre a aumentar.
Obrigado a todos!