Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



29/02/08

Quarto escuro


Recebi um email que gostaria de partilhar convosco. Não são os ensinamentos do Dalai Lama, um 'forward' de cães para adopção, uma mensagem de paz e amor que deve chegar pelo menos a 27 contactos diferentes no prazo de meia para haver sempre sexo nas nossas vidas ou um 'pdf' com fotografias de carros estacionados por mulheres. É apenas um apelo. Quem quiser, que o leve a sério. Eu vou tentar. É hoje!


"Apagão mundial: No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'. Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Sim, estaremos 5 minutos às escuras, podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta. Lembrem-se que a união faz a força e a Internet pode ter muito poder e podemos mesmo fazer algo em grande. Passa a notícia, se tiveres amigos a viver noutros países envia-lhes e pede-lhes que façam a tradução e adaptem as horas. "

Pela produtividade nacional


Sexta, sábado e domingo. Todas as semanas, a mesma coisa. Malditos dias de descanso em que não podemos trabalhar no duro e ajudar a elevar os índices de produtividade do nosso querido país. Parece que Portugal pára, ninguém produz, ninguém contribui para a riqueza nacional. Isto tem de acabar. Essa apatia só deveria acontecer em Julho e Agosto, nos feriados com tolerância de ponto, no Carnaval, na Páscoa, em dias de jogos para as competições europeias, durante o Mundial e Europeu de futebol e na semana entre o Natal e o Fim de Ano. Mas não. Também ao fim-de-semana é legítimo que não façamos nada, que não mexamos uma palha. Desenganem-se. Cá vão sugestões para animar as hostes.


  1. Goran Bregovic, amanhã, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O músico sérvio vem acompanhado da Wedding and Funeral Band e é conhecida a sua proximidade a Emir Kusturica. Festa garantida.

  2. Já estreou 'Este País Não É Para Velhos', dos irmãos Cohen. Tommy Lee Jones, Josh Brolin e o agora oscarizado Javier Bardem mostram por que razão ainda vale a pena ir ao cinema.

  3. Os Clã vão ao deserto. Concerto da banda de Manuela Azevedo amanhã no Forum Cultural de Alcochete. Segunda duna à esquerda, antes do oásis.

  4. Fim-de-semana na Comporta. O sol vai dominar os próximos dias e uma das melhores praias de Portugal merece uma visita.

  5. Onde é que vamos jantar? Hummm... Viagem de Sabores, em Lisboa, junto à Sé. Faz jus ao nome.

28/02/08

Habemus papa!


'Alberto' chegou-se à frente e assumiu-se como Passageiro 1000 às 14h55 minutos de hoje. 'Anónimo' surgiu como um raio às 14h58 e reivindicou o direito a ser o Passageiro 1000. A decisão não é fácil. Nunca um livro de João Garcia foi tão disputado. Metro a metro como a conquista do Evereste. Mas só pode haver um vencedor (o orçamento só dá para um livro), por isso vão ter de decidir a contenda num tapete de luta greco-romana, ambos vestidos com fantásticos e coloridos fatos de lycra. Ou isso, ou vou ter de recorrer às regras do jogo e dar 'Alberto' como vencedor, uma vez que fez um comentário ao 'post' correcto. Talvez seja melhor esta decisão do que ver os dois em fatos justos. Está decidido. Já se vê o fumo branco: 'Alberto' é o vencedor e leva o livro para casa. O 'anónimo' Filipe vai ter de se contentar com uma bifana numa roulotte no estádio do Jamor em dia de final de Taça de Portugal. Obrigado a todos por serem passageiros nesta viagem de 'Jornalismo Positivo'.

On air


A TSF faz 20 anos. Ao longo de duas décadas, a telefonia sem fios transformou a realidade noticiosa portuguesa. Olhada de soslaio nos primeiros tempos, a rádio-jornal conquistou o seu espaço à custa de emissões inesquecíveis e personalidades que ficaram para a história da comunicação social portuguesa. Carlos Vaz Marques entrevista os quatro antigos directores da estação: Emídio Rangel, David Borges, Carlos Andrade e José Fragoso. E o actual, Paulo Baldaia, já garantiu que se vai fazer jus ao lema da estação - "Por uma boa história vamos ao fim da rua, vamos ao fim do mundo". Assim sendo, a TSF vai ter um repórter no fim da rua onde são as suas instalações, na Matinha, em Lisboa, e outro em Ushuaia, Argentina, à beira do fim do mundo. Parabéns!

27/02/08

Compromisso publicitário



O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, prometeu. Se chegar a Primeiro-Ministro em 2009 vai retirar a publicidade da RTP. Afirmou-o ontem na SIC NOTÍCIAS. O objectivo é fazer com que o canal do Estado não tenha patrocínios de empresas privadas. Esperemos que Menezes, se lá chegar, não obrigue os portugueses a pagar uma taxa mais elevada todos os meses para podermos ter esse famoso serviço público. Quem deve estar a esfregar as mãos de contente são os concorrentes à quinta concessão de um canal generalista de televisão em Portugal. Se o PSD chegar ao poder, e se a promessa do seu líder for cumprida, a fatia de publicidade da RTP pode passar para o novo canal. A mais de um ano das eleições legislativas, começam as promessas.

www.fabricedemoulin.com

O fotógrafo belga a viver em Portugal, Fabrice Demoulin, acaba de lançar o seu site pessoal - http://www.fabricedemoulin.com/. EVASÕES, VOLTA AO MUNDO, NS, BLUE WINE ou SÁBADO são algumas das publicações onde o seu trabalho pode ser visto habitualmente. Parabéns Fabrice! Continua.

26/02/08

Passageiro 1000 tem prémio


O passageiro 1000 deste blog vai ter direito a um prémio especial. É fácil, basta entrar no 'Jornalismo Positivo' depois do 999º passageiro e antes do 1001º (dah!) e deixar um comentário a este 'post', afirmando que quer ser recompensado por isso. Quem assim o fizer, levará para casa o livro Mais Além - Depois do Evereste, do alpinista português João Garcia. Tal como ele, também nós por cá gostamos de testar os nossos limites e ir mais além, mesmo que nos digam que somos loucos. Obrigado pela participação.

Reservado o direito de admissão


No próximo fim de semana há 'derby', o de Lisboa. A mais antiga rivalidade do futebol português tem lugar, pelo menos, duas vezes por época. E esta é a segunda. Benfica e Sporting encontram-se em Alvalade para delinear posições e lutar pelo segundo lugar do campeonato, agora que o título está praticamente entregue. Mas não é de futebol que se fala. A edição de hoje do jornal A BOLA alerta para o perigo da guerra entre as claques dos dois clubes. Na madrugada do passado domingo, depois de o Sporting ter perdido em Setúbal e o Benfica ter empatado em casa com o Braga, dois grupos de jovens envolveram-se em cenas de violência. Para a noite do próximo domingo são esperadas mais momentos lamentáveis, o normal quando se fala de claques. Amor ao clube? Alguns elementos até podem senti-lo, mas são quase sempre ultrapassados pelos outros. Os que deviam há muito tempo ter sido proibidos de entrar em recintos desportivos, aqueles que são constantemente filmados e fotografados em acção nos estádios portugueses a fazer as mesmas figuras tristes de sempre, com as mesmas quezílias e argumentos pouco inteligentes de sempre. E nem vale a pena falar do cadastro criminal de alguns deles. Mas os clubes continuam a apoiá-los. Vá-se lá saber porquê.

25/02/08

Grandes actores


Que tal escolhermos os nossos actores preferidos? É um simples exercício de imaginação. Já que os filmes portugueses não chegam sequer a ser seleccionados para uma pré-nomeação (quanto mais uma improvável nomeação ou inimaginável galardão), vamos fingir. Com certeza não seremos os únicos neste país. Os títulos dos filmes são de produções portuguesas, os nomes dos actores são de personagens e personalidades de Portugal. Não têm é nada que ver uns com os outros. E porque não? É a sondagem para esta semana aqui no blog. Obrigado!

Canas a Concelho!

Está feito! A Madeira não vai ser independente. A luta foi renhida, mas o 'lobby' de Canas de Senhorim mostrou-se mais forte. Com 41% dos votos da sondagem aqui do blog, a localidade junto a Viseu é a grande vencedora da luta pela independência, derrotando a ilha de Alberto João, da poncha e das 'Vespas' que ficou pelos 35% dos votos. As Berlengas mostraram a sua raça, mas 17% não foram suficientes. Em último lugar ficou a esquecida Olivença (5%). Depois desta demonstração de vitalidade, Canas de Senhorim merece uma nova oportunidade de chegar, pelo menos, a concelho. Alguém passe a mensagem a Cavaco Silva.

24/02/08

Diabo vermelho


Demetris Christofias será o próximo presidente do Chipre. O político comunista venceu a segunda volta das eleições presidenciais com 53,63% de votos, contra 46,6% do conservador, Ioannis Kasoulides. Na Europa a 27, Chipre passa a ser o único país com um chefe de Estado comunista. A parte norte da ilha está ocupada desde 1974 pela Turquia e a situação não agrada nem à União Europeia, nem à população. Christofias defende o fim da divisão da ilha que tem ganho notoriedade com o turismo e com a entrada na UE. Quase 20 anos depois do início da queda do Bloco de Leste, um comunista volta ao poder. Reflexo ou não de uma mudança de mentalidades, o PC cipriota manteve os ideais, mas mudou o discurso e as figuras-chave do aparelho partidário. Substituiu o velho pelo novo e apontou às novas gerações. Moldou-se à democracia, atirou os velhos fantasmas ortodoxos para trás das costas e adaptou-se à realidade do século XXI. Não só sobreviveu, como ganhou.


Em Portugal, pelo contrário, as mudanças no Partido Comunista levam bastante mais tempo. Apesar de Jerónimo de Sousa ter catapultado o PCP para bons resultados nas eleições, invertendo uma tendência de perda de eleitores e deputados, os rostos continuam a ser os mesmos. Mesmo as caras mais novas, como Bernardino Soares, continuam na senda cinzenta e ultrapassada de um partido e de um discurso envelhecidos. Os que ousam pensar e querer um PC diferente têm de o fazer fora de portas, sob o risco de ostracização, como foram os casos de João Amaral ou Barros Moura. Apesar de adaptado à realidade democrática, o PCP continua demasiado agarrado à imagem do passado. A Revolução foi há quase 34 anos, o fim da União Soviética há quase 20. Se os comunistas portugueses se quiserem assumir como alternativa de poder têm de se transformar, de rejuvenescer, de transformar a cassete em CD e puxar por caras novas, por ideias deste século, por discursos bem elaborados, por um relacionamento moderno com a comunicação social. Se não ousarem arriscar, serão o mesmo partido de sempre, com as mesmas paredes de vidro de sempre, lutando pelo terceiro ou quarto lugar até ao dia em que os portugueses se fartem e lhes reservem um papel de figurante na realidade bipartidária.