Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



13/03/08

Solteiro e bom rapaz


"Não há amor sem sofrimento e sem dor". A frase não é do Marquês de Sade num dos seus actos filosóficos na alcova - mas poderia ser. Pelo contrário, é de D. Jorge Ortiga, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Este foi apenas um dos seus comentários à criação, hoje anunciada, do portal Divórcio na Hora.Com. Diz o senhor que este meio, que irá possibilitar a quem o deseje divorciar-se em poucos minutos, é "quase uma promoção ao divórcio". D. Ortiga, citado pela agência católica ECCLESIA, teve outras declarações relacionadas com o caso, como "Ninguém ignora que a vida de amor num casal tem os seus momentos: umas vezes na alegria e felicidade e outros com algumas dificuldades" ou as dificuldades tornam "o amor mais adulto e consciente".
O dito portal foi lançado pelo advogado português Januário Lourenço numa parceria com uma empresa inglesa de tecnologias aliadas à Justiça. Os divórcios podem ser efectuados em pouco tempo (entre 4 e 20 minutos), desde que obedecendo a características simples, como por exemplo não existirem bens ou filhos comuns entre os dois cônjuges.
Mas, como é óbvio, a Conferência Episcopal Portuguesa - composta por homens solteiros, diga-se de passagem - teve que manifestar-se contra e defender os valores tradicionais da família. Como o casamento, actividade que os membros da dita Conferência não praticam. Felizmente, vivemos no século XXI e todos temos direito a ter opinião. Até mesmo o D. Jorge Ortiga e a Conferência Episcopal Portuguesa, esses paladinos do progresso que ainda julgam que este não é um país republicano e laico. Ah não sabiam? Está na Constituição.

Sem comentários: