Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



29/04/08

Afinal, faz bem à saúde


O jornal digital PORTUGALDIÁRIO apresenta hoje um excelente elogio ao ego. Ou seja, agora que o Verão se aproxima a passos largos, são-nos apresentadas oito razões saudáveis - oito!!!! - para se beber cerveja. Esqueça-se a barriga e as intermináveis romarias ao WC. Afinal, a bebida parece ser saudável. É esse o resultado de uma década de investigação que demonstra que "o consumo regular e moderado de cerveja - um a dois copos de 35cl por dia para os homens e um para as mulheres - pode ser bom para a saúde, especialmente se estiver a debater-se com algumas das doenças mais comuns relacionadas com o envelhecimento."

De acordo com o PORTUGAL DIÁRIO, e citando outros estudos, o consumo de cerveja pode também reduzir em 30 a 35% a probabilidade de ataques cardíacos nos homens, se comparados com quem não bebe. O bom colesterol também aumenta com o consumo moderado da popular 'bejeca', de acordo com a Universidade de Boston. Os peritos desta instituição dizem ainda que a cerveja pode ajudar a reduzir a criação de coágulos nas artérias, proteger contra a diabetes do tipo 2 e revigorar o cérebro. E ficamos a saber também que as pessoas com mais de 65 anos que bebiam habitualmente uma a seis bebidas alcoólicas por semana apresentaram menor risco de sofrer demência do que os abstémios.

O que não pode acontecer é beber mais do que se deve. Isto porque os homens que ingerem cinco ou mais bebidas aumentam em 30% as probabilidades de morrerem em virtude de uma doença cardíaca. Charlie Bamforth, director e professor do Departamento de Ciências e Tecnologia Alimentar da Universidade da Califórnia conclui: "A cerveja não é um medicamento."

Faz parte da alimentação, diz ele. E sabe tão bem com caracóis, marisco ou picanha, digo eu.

Sem comentários: