Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



01/05/08

Vade Retro Supermercado!


Católicos contra a abertura dos hipermercados aos domingos. É esta a linha mestra do artigo publicado hoje, Dia do Trabalhador, no jornal PÚBLICO. A Liga Operária Católica (LOC) e Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas, defendem que o domingo deve ser um dia vocacionado para a família, logo as grandes superfícies devem estar encerradas. A coordenadora nacional da LOC, Fátima Almeida, relembra que os funcionários dos hipermercados também têm famílias, embora constate que "esses espaços comerciais sejam uma espécie de centros de culto" para as famílias modernas. Torgal Ferreira vai mais longe e defende que deve haver o "cumprimento de valores sociais como é o descanso e a tranquilidade que um trabalhador merece". E ainda deixa um recado sobre este assunto: "Com bom senso e grande sensatez, as pessoas deveriam abrir os olhos".

É verdade, senhor bispo. As pessoas deveriam mesmo abrir os olhos. E algumas pessoas deveriam também não querer impor a sua fé aos outros. Neste estado constitucionalmente laico e republicano em que vivemos - Laico: aquele que é hostil à influência, ao controlo da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos - a sua opinião vale tanto como a de qualquer outra pessoa. Seja ela católica ou não.


Seguindo a linha de raciocínio da LOC e do bispo das Forças Armadas, vamos também batalhar para que os hipermercados estejam fechados sempre que houver um bar mitzvah ou sempre que for altura de Ramadão. Não queremos ofender os judeus nem os muçulmanos com a nossa sociedade consumista nas suas alturas de festa ou de jejum.

Quem quiser passar o domingo em família, poderá fazê-lo. Mesmo que os hipermercados estejam abertos. E quanto aos funcionários obrigados a trabalhar, essa é uma questão relacionada com a flexibilidade e polivalência, leis laborais e precariedade no posto de trabalho, matérias sobre as quais poucos ou nenhuns comentários se ouviram da boca da LOC ou de Torgal Ferreira.

Livre arbítrio, possibilidade de escolha, capacidade individual de decisão. Ora aí estão algumas qualidades humanas com as quais as religiões e seitas deste mundo nunca souberam lidar muito bem. Talvez esteja mesmo na hora de as pessoas abrirem os olhos.

2 comentários:

Cochiuato disse...

Dia 1 de Maio, acordei, tarde é verdade... Abri o frigorifico, estava vazio, I'm fucked....
Pego no Multibanco e vou ao Modelo, cheguei lá e estava fechado...... aiiiiiiii.
Rumo ao Pingo Doce, cheguei lá e estava fechado.... queres ver que hoje fico a Douradinhos????
Lá encontrei uma coisa chamada ACS que é o único Minimercado aberto no dia do Trabalhador.
Um grande Bem Haja a todos que trabalham.

Ricardo Santos disse...

Ah pois é. .. E será que os funcionários receberam mais por trabalhar a um feriado?