Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



27/06/09

Viva a verdade desportiva

Arusha, Tanzânia

Fernando Mendes é um antigo jogador de futebol, o único que representou os cinco clubes campeões nacionais.

Não é uma figura simpática, nem tem que o ser. Dentro de campo, ficou conhecido pela agressividade e entrega total. Fora dele, tornou-se também reconhecido pelas declarações polémicas. Fernando Mendes decidiu lançar um livro, juntamente com Luís Aguilar, ao qual chamou 'Jogo Sujo', da editora Livros de Hoje.

O site MaisFutebol publicou hoje alguns excertos. O antigo defesa assume com todas as letras o consumo de doping ao longo da sua carreira e diz que essa era uma prática corrente em determinado clube.

Pelas declarações percebe-se que, quem quiser actuar, vai descobrir facilmente a que clube se refere Fernando Mendes. Mas também neste caso isto vai dar em nada. É sempre assim no futebol português.

Aqui estão alguns excertos de 'Jogo Sujo'. Cada um que tire as suas conclusões.

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

«Os incentivos para correr eram sempre apresentados pelo massagista. Passado pouco tempo de estar no clube, ele aproximou-se de mim, e de outros novos jogadores (...) Disse-me claramente que aquilo que ia dar-me era doping, embora nunca tivesse falado de eventuais efeitos secundários. (...)

«Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína, entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome»

«Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin»

«Em certos treinos víamos um ou dois juniores que apareciam para treinar connosco. Esses juniores não estavam ali porque eram muito bons ou porque tinham de ganhar experiência. Estavam ali para servirem de cobaias a novas dosagens. Um elemento do corpo clínico dava cápsulas ou injecções com composições ilegais a miúdos dos juniores (...) Diziam-lhes que eram vitaminas e que a urina era para controlo interno»

«Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo antidoping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica»

Para os mais desatentos, cá fica a lista de clubes representados por Fernando Mendes e as respectivas épocas, com o agradecimento ao site www.zerozero.pt

2008/09PortugalCO Montijo
2007/08PortugalSão Manços
2006/07PortugalSão Marcos
2005/06PortugalSão Marcos
2004/05PortugalMontijo
2001/02PortugalV. Setúbal
2000/01PortugalV. Setúbal
1999/00PortugalBelenenses
1998/99PortugalFC Porto
1997/98PortugalFC Porto
1996/97PortugalFC Porto
1995/96PortugalBelenenses
1994/95PortugalBoavista
1993/94PortugalEst. Amadora
1992/93PortugalBenfica
1991/92PortugalBoavista
1990/91PortugalBenfica
1989/90PortugalBenfica
1988/89PortugalSporting
1987/88PortugalSporting
1986/87PortugalSporting
1985/86PortugalSporting
1984/85PortugalSporting

1 comentário:

Soph disse...

Assustador!!!