Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



24/06/09

Vota abaixo

Ilhas Galápagos, Equador

Abri o espaço para a nova mensagem e pensei que me apetecia falar das eleições legislativas e autárquicas serem no mesmo dia. Enganei-me.

Eu prefiro que sejam em dias separados, porque uma coisa é votar para a Câmara - ou Cambra, como se diz em português da rua - e outra é votar para o Governo. Porque os autarcas não têm que ser metidos no mesmo saco dos deputados nem uns pagarem pelos erros dos outros. Que grande parvoíce, até parece que os boletins de voto são os mesmos, está a dizer-me aquela voz junto ao occipital.

Não, de facto, não são, mas num país com tamanha iletracia, vai acontecer - com toda a certeza - que milhares de eleitores vão confundir o papel da Cambra com o papel do Governo e votar errado. Ou, para simplificar a coisa, votam igual nos dois porque não lhes apetece pensar muito. E podem também fazer pagar o autarca pelos erros do partido nacional quando o presidente da Cambra ou da Junta até fez um bom trabalho. Agora, poderia colocar aqui um "e vice-versa", mas não estou a ver muitos casos em que a imagem de um partido seja melhor que a de um autarca. Se calhar há, mas não estou mesmo a ver.

Pois então, eu gostaria de ter duas eleições em dias separados. Já sei que me vão atirar com o argumento do despesismo, mas se calhar é um pouco tarde para pensar nisso. Despesismo também é cada partido chegar ao Poder e trocar os nomes dos ministérios e secretarias de Estado e com isso obrigar a uma mudança de papéis oficiais, cartões dos funcionários, envelopes, etiquetas, publicidade institucional, ... Isso cheira-me mais a despesismo e nunca ninguém se lembra de apontar o dedo.

Uma coisa é a Câmara, outra coisa é o Governo.
Dois orgãos, duas eleições, duas campanhas.
A mesma triste e rídicula abstenção.

Sem comentários: