Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



06/10/09

Não serei eu nem tu, seremos nós

O Mundo era diferente em 92.

Boutros-Ghali era o Secretário-Geral da ONU, o pai Bush era presidente dos EUA, a Jugoslávia começava a chegar ao fim e abriam-se as portas do conflito nos Balcãs, acabava a guerra em El Salvador, assinava-se o Tratado de Maastricht, 'Silêncio dos Inocentes' brilhava nos Óscares, era inaugurada a Euro Disney em Paris, a Dinamarca tornou-se campeã europeia de futebol, os Jogos Olímpicos foram em Barcelona, deu-se o massacre na prisão brasileira de Carandiru, João Paulo II pediu desculpa a Galileo pelo mal que a Inquisição lhe fez, Carlos e Diana separaram-se oficialmente, Collor de Mello foi considerado culpado de desviar mais de 30 milhões de dólares do governo brasileiro e um avião da Martinair despenhou-se no Aeroporto de Faro matando 56 pessoas.

Era um mundo diferente. Eu tinha 17 anos e ela acabava de nascer. Hoje, ela faz 17 anos.
Naquela tarde de Outubro, saí da escola à pressa para chegar a tempo de alargar os meus horizontes e de ver a comunicação social portuguesa a entrar numa fase decisiva. Eram 16h quando começou a emissão da SIC e do seu serviço informativo que revolucionou a forma de tratar a notícia em Portugal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em 92 entrei para a Faculdade, Filosofia. Para mim, a vida nunca mais seria a mesma... mesmo. Era muito feliz. Hoje sou-o de maneira diferente. O mundo também está muito... igual. É pena. Ana M.

Ricardo Santos disse...

Achas que está muito igual, Ana? Eu acho que está tão diferente, tão mais interessante. Cresceu, como nós.

Soph disse...

Em 92 eu tinha 11 anos!

11 anos!!!!

Aos 11 anos gostava de saltar muros e de invadir os quintais do vizinhos!
Comia as ameixas da árvore ao lado da minha casa e apanhava caracóis em manhãs de orvalho.

Já ia para a Escola sozinha e aprendia a tocar orgão na Escola de Música.

Aos 11 anos gostava de ser a primeira a chegar à Escola!

Aos 11 anos era feliz como sinto que sou hoje... mas hoje... estou mais completa... conheço mais Pessoas, já vivi tantas aventuras, já conheço alguns lugares do Mundo que me encantaram... e até já leio blogs!

:)