Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



08/10/09

No domingo, contem comigo

Nascer do dia em Machu Picchu, Peru


Entendo o desencanto. Consigo mesmo perceber o afastamento. Vejo com clareza o porquê do desprezo. Mas acho que não votar não é a melhor opção.

É óbvio que a classe política portuguesa, na sua grande maioria, é má, demagógica, previsível. Isso faz com que as pessoas ganhem anticorpos, desconfiem, tenham vergonha ou mesmo raiva dos seus representantes. Nas últimas eleições, 3,5 milhões de portugueses não quiseram ir votar. Dispensaram o seu direito e dever cívico, trocaram-no por um encolher de ombros e um desinteressado "deixa andar".

Não consigo mesmo perceber como é que não votar pode mudar as coisas. Estamos todos cansados, é verdade. Aquilo já nos soa tudo ao mesmo, mas porra, é o nosso País, são os nossos políticos, é o nosso futuro. Não votar é perpetuar no poder um modelo de políticos que já provou que está ultrapassado.

Sempre achei a abstenção em relação a qualquer coisa, um mau princípio. Defendo que as pessoas devem ter opinião, devem tomar partidos, devem cometer erros até perceber que acertaram. Mas desistir, nunca. E quem escolhe a abstenção está a desistir.

Por isso mesmo, defendo uma discussão alargada sobre o voto obrigatório em Portugal. Existem bons argumentos a favor e contra. São mais de 30 países no Mundo onde isso acontece. Entre eles, Austrália, Bélgica, Brasil, Liechtenstein ou Luxemburgo, onde quem não cumpre com a sua obrigação é responsabilizado através de multas pecuniárias, tendo de apresentar uma justificação válida ou vê dificultado o acesso a passaportes, certidões ou empregos na Função Pública.

E que tal se trocássemos umas ideias sobre este assunto?

2 comentários:

Soph disse...

No Domingo - contem comigo!

... mas acho que com aquele rapazito de gorro amarelo que vai aí na frente... não podem contar!

Será possível que existam Pessoas com pouco menos de 30 anos AINDA sem cartão de eleitor?!?!

Sim é possível!

Sim nós conhecemos UMA!

Humpf! :(

Ricardo Santos disse...

Vou denunciar esse cidadão a quem de direito. Deixa comigo!