Hoje, na Eslováquia, os principais jornais diários foram para as bancas com a capa em branco. A notícia é veiculada pelo DIÁRIO DIGITAL, que afirma ainda que esses orgãos de informação estão em protesto devido ao projecto de lei de imprensa que está a ser debatido no Parlamento de Bratislava. Dizem os responsáveis pelos principais jornais que o tal projecto de lei defende em excesso o direito de resposta e coloca em risco a independência dos media.
Por cá, capas ou primeiras páginas em branco não me lembro de ter visto, mas em azul ou amarelo recordo-me. Acontece quando determinadas empresas querem passar a sua mensagem publicitária nos principais orgãos da imprensa escrita. Mas isso é outra história.
O que se passa na Eslováquia é um exemplo que deveríamos levar em linha de conta. Em termos económicos, sociais, políticos ou jornalísticos, Portugal está para a Espanha como a Eslováquia está para a República Checa. A única diferença é que a separação dos nossos países se deu há quase 370 anos e continuamos atrasados em relação aos espanhóis. Quanto aos eslovacos, estão separados dos checos desde 1993 e já recuperaram muito terreno em relação aos seus vizinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário