Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



29/05/08

Greve às gasolineiras


Preço dos combustíveis. Tem que ser, não há como fugir. Poderia a agenda mediática estar dominada pelas eleições no PSD ou pela gloriosa estada da selecção portuguesa em Viseu. Mas não. Em ambos os casos, o bocejo é uma constante, seja pela falta de interesse dos debates entre os candidatos a candidatos a Primeiro-Ministro, seja pelas entediantes conferências de imprensa e mexericos em relação a Cristiano Ronaldo, Scolari e colegas futebolistas.


Por isso, tem que ser: preço dos combustíveis.

Eu não sou um tipo velho. Não sou um cota, mas ainda sou do tempo em que metia mil paus de gasóleo no carro, fazia Setúbal-Lisboa-Setúbal e sobrava-me algum tempo até a luz da reserva acender. Claro que eu tenho um Micra comercial e isso é uma vantagem que poucos têm, mas a verdade é que hoje, com cinco euros, não consigo chegar aos quatro litros de combustível. E com quatro litros, nem o meu Micra faz milagres.


Já sei que o preço do barril de petróleo bate recordes todos os dias. E que a Guerra no Iraque não ajuda. E que os países produtores de petróleo não se entendem. E que as grandes companhias fazem 'panelinha' umas com as outras para cartelização dos preços. Compreendo toda essa conjuntura, embora não a aceite. Mas o que me irrita mesmo é o facto de, na última semana, o preço do barril ter baixado e o dos combustíveis continuar a aumentar. Eu até sou um tipo compreensivo, mas não me façam de estúpido.



2 comentários:

Cochiuato disse...

Bom, vamos lá ver uma coisa, o crude(WTI) hoje deve fechar entre os 127 e os 128 USD.
Ora isto é bom, porque significa que o preço hoje desceu cerca de 3%.
No entanto, estas descidas são típicas dos movimentos bolsistas, perdes 2% hoje e passas o resto da semana a subir 1%.
A subida dos preços dos combustiveis acabam por ser naturais por uma razão muito simples, o preço que realmente interessa é o do crude e o grande negócio está na refinação (que em Portugal só é feita pela GALP), Repsois e cepsas e bps etc, compram à Galp, logo não têm grande margem para reduções de preços porque não refinam....É o verdadeiro monopólio.
Mas para aqueles que ainda têm esperança na descida dos preços.... acordem para a realidade, vendam os carros e comprem uns ténis bons.
O Crude muito rapidamente vai chegar aos 200 USD por isso os combustiveis ainda vão ter de subir mais de 50%....

Ricardo Santos disse...

Brilhante! Aí está a explicação que todos ansiávamos, directamente do nosso perito. Sendo assim, corda aos sapatos. Obrigado Cochiuato!