Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



21/10/09

Judite

Gosto da PJ.

Gosto.

Não tem nada a ver com o facto de morar paredes meias com a Judiciária. Já gostava antes de viver aqui. Confesso que ainda me passou pela cabeça concorrer a inspector da PJ, mas felizmente para a instituição mudei de ideias. Sempre achei que eram os mais inteligentes entre os polícias. Os outros que me perdoem, é apenas uma opinião.

Fico contente quando comprovo que são competentes. São uns tipos profissionais. Ou então têm uma poderosa máquina de marketing. Vou acreditar que é pelo seu valor que, nos últimos cinco anos, tenham apreendido 64,5 toneladas de drogas duras.

Mas há mais números. Durante as comemorações do 64ª aniversário da PJ, o director nacional, Almeida Rodrigues, fez o balanço dos últimos cinco anos:

- cinco mil armas de fogo apreendidas
- 3275 traficantes detidos
- 1153 homicidas
- 149 assaltantes de bancos
- 188 assaltantes de postos de combustível
- 1818 assaltantes à mão armada
- 494 incendiários
- 231 violadores
- 548 abusadores de crianças
- 62 barcos
- três aviões
- 41 imóveis
- 55 milhões de euros

Há que apontar erros quando as coisas correm mal, mas aplaudir quando o trabalho é bem feito e não pensar que esta é somente uma obrigação deles. Até é, mas quem é que não gosta de receber um elogio pelo trabalho bem cumprido?

2 comentários:

Soph disse...

Nem mais!!!

:)

Impressionante os números!!!

3 aviões!!!!

Ricardo Santos disse...

Gosto especialmente dos 494 incendiários. É gente que me irrita. Os outros também, claro, são crimes gravíssimos. Até mais que os de incêndio, mas tenho sempre a sensação que passam relativamente incólumes.