Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



16/02/08

Morto?


Steve Fossett morreu. Está morto e não enterrado. O milionário norte-americano desapareceu em Setembro de 2007 quando sobrevoava o deserto Mojave, Nevada, nos EUA, ao comando de uma avioneta. Mas só ontem foi declarado oficialmente morto. O juíz Jeffrey Malak acedeu finalmente à vontade de Peggy, a mulher de Fossett, que vinha há alguns meses a solicitar a oficialização do óbito do milionário da indústria de serviços financeiros. O juíz decidiu, está decido. Morreu. Tinha 63 anos.

Fossett atravessou a nado o Canal da Mancha, participou numa corrida de 1875 km em trenós puxados por cães, no Alaska, correu as 24 Horas de Le Mans por duas vezes, bateu por oito vezes recordes do mundo de navegação à vela, atravessando numa das ocasiões o Oceano Atlântico em quatro dias e 17 horas, atravessou o Oceano Pacífico em balão de ar quente e tentou por seis vezes dar a volta ao Mundo nesse meio de transporte. Após cinco tentativas frustradas, numa delas acompanhado pelo também milionário Richard Branson, conseguiu finalmente, em Julho de 2002, tornar-se no primeiro homem a alcançar a façanha.

A 3 de Setembro de 2007, Fossett levantou voo do seu aeródromo privado e desapareceu. Sem pedidos de socorro, sem ter voltado a aterrar, sem sinais. Não seria fantástico que esta fosse a sua maior aventura de todas? Que se folheasse um jornal e se pudesse ler: "Farto da fama e da fortuna, Steve Fossett forjou a sua própria morte e desapareceu no deserto. Hoje, vive calma e tranquilamente numa ilha paradisíaca de onde apenas sai para bater recordes impossíveis e viver aventuras fantásticas sem que o Mundo tenha de saber disso. No final de cada expedição, Fossett volta ao seu paraíso na Terra, prepara um 'mojito', deita-se na areia branca e fina da praia e espera pelo pôr-do-sol." Essa sim, seria uma boa notícia, não a da sua morte, oficial ou oficiosa.

Sem comentários: